Estações de esqui na Europa

Esquiar na Europa: melhores estações de esqui para conhecer no velho continente

22-Mar-2023
Redação | GuiaViajarMelhor.com

Destinos de Inverno 22-Mar-2023

Quer saber quais são as melhores estações de esqui da Europa? Preparamos este guia com dicas sobre onde esquiar no velho continente. Confira!

Anúncio

A temporada de inverno na Europa, que vai de dezembro a abril, é a oportunidade perfeita para quem deseja esquiar por lá. E não faltam estações de esqui incríveis para aproveitar a época mais fria do ano no velho continente em pistas que vão dos níveis mais fáceis até os mais difíceis, ideias para profissionais. Mas a dúvida de muitos viajantes é, justamente, onde ir, já que há países com diferentes características, inclusive para a prática do esporte.

É verdade que destinos mais famosos, como França, Itália, Espanha e Suíça, aparecem entre as principais alternativas quando se busca onde esquiar na Europa. Mas as melhores estações de esqui europeias também podem ser encontradas na Áustria, Noruega, Bulgária, Eslovênia e Romênia, por exemplo. Inclusive, com valores bem mais acessíveis, uma ótima opção para quem tem um orçamento mais enxuto. Veja mais detalhes, a seguir.

Anúncio

Onde esquiar na Europa: melhores estações de esqui

Chamonix (Mont-Blanc) – França

Foto: Calips/Wikimedia Commons

Chamonix é uma das estações de esqui mais famosas da Europa. Localizada na divisa entre a França, Suíça e Itália, ela é considerada a capital mundial do esqui e do alpinismo. E não é por menos. O local foi sede dos Jogos Olímpicos de 1924 e, desde então, ganhou destaque entre os esquiadores e praticantes de snowboard. Lá você encontrará algumas das pistas mais radicais do velho continente, tanto que o lugar recebe várias competições. Mas também há pistas para iniciantes e para aqueles que curtem o esqui para o lazer.

Anúncio

Val d’Isère – França

Foto: Tom Stollery/Wikimedia Commons

Também na França, outra estação de esqui que faz sucesso entre os praticantes do esporte, Val d’Isère tem ganhado fama por suas hospedagens glamourosas. Por isso, se você quer esquiar na Europa aproveitando uma hospedagem de luxo, em meio aos Alpes, essa pode ser a melhor opção. A região tem vários hotéis elegantes, como o Refuge de Solaise, que é o hotel mais alto da França, localizado a 2551 metros de altitude. Além disso, tem muitas pistas de esqui, dos mais diferentes níveis de dificuldade.

Anúncio

Garmisch-Partenkirchen – Alemanha

Foto: Crux/Wikimedia Commons

Um dos melhores lugares para esquiar na Alemanha, a estação Garmisch-Partenkirchen fica perto da fronteira com a Áustria, na região da Bavária. Lá fica o ponto mais alto do país, o monte Zugspitze, com 2.962 metros de altura, que torna a paisagem incrível. Essa é uma estação de esqui clássica, que fica entre 740 e 2050 metros acima do nível do mar, e já foi sede dos jogos de inverno, em 1936. Há 40 km de pistas para todos os níveis e, ainda, para praticantes de snowboard. Os circuitos são divididos em três setores interligados: Kreuzeck, Alpspitz e Hausberg.

Anúncio

Val Gardena – Itália

Foto: Dmitry A. Mottl/Wikimedia Commons

A Itália também tem pistas de esqui incríveis, sobretudo na região das Dolomitas, uma cadeia montanhosa belíssima. Uma delas é Val Gardena, que fica bem no coração da área Dolomiti Superski, no norte da Itália perto de Veneza. A estação tem mais de 1000 quilômetros de pistas de esqui e atrai tanto esportistas profissionais quanto freeriders caçadores de emoção. Mas este é um lugar também para quem procura belas paisagens e uma deliciosa gastronomia. A oeste da estação de esqui, por exemplo, há uma grande variedade de estadias contemporâneas, com vistas espetaculares das Dolomitas.

Anúncio

Sierra Nevada – Espanha

Foto: Emilio J. Rodríguez Posada/Wikimedia Commons

Procurando uma experiência diferente ao esquiar na Europa? Então, escolha se hospedar no resort de esqui Sierra Nevada, na Espanha. Lá você poderá, por exemplo, esquiar aos sábados à noite. Além disso, aproveitará seus mais de 100 quilômetros de pistas de esqui, algumas a 3.200 metros de altitude. Há seis áreas esquiáveis: Laguna de las Yeguas, Borreguiles, Río, Veleta, Loma Dílar e Parador. A estação fica a 2.100 metros de altitude e o ponto mais alto das pistas é de 3.282 metros. O lugar recebe, inclusive, vários campeonatos mundiais de esqui e vem se destacando no circuito de inverno europeu.

Anúncio

St. Moritz – Suíça

Foto: Alps/Wikimedia Commons

St. Moritz, por sua vez, é a estação de esqui mais tradicional e glamourosa da Europa. Ela fica no Vale de Engadina, na Suíça, e já recebeu os Jogos Olímpicos de Inverno, em 1928 e 1948. Dentre todas as opções de lugares para esquiar no velho continente, St. Moritz se destaca pela história, elegância e pistas de esqui de excelente qualidade. As opções de hospedagem seguem o mesmo padrão, com muito luxo e requinte. Entre elas, vale citar o gótico Badrutt’s Palace e Kulm Hotel, que funciona desde 1864.

Zermatt – Suíça

Foto: Sabine Ruhland/Pixabay

Já na fronteira da Suíça com a Itália, Zermatt é uma das estações de esqui mais bonitas da Europa. Ela fica no Cantão de Valais e trata-se de um vilarejo pitoresco, com arquitetura tradicional bem preservada, entre montanhas que chegam a quase 4.000 metros de altura. Lá, além de aproveitar as pistas de esqui, que são sensação na temporada de inverno, você pode curtir a hospedagem em um verdadeiro refúgio em meio à natureza. A cidade tem um centro histórico preservado, ruas calmas e restaurantes com a alta gastronomia da região.

Anúncio

Cortina d’Ampezzo – Itália

Foto: Văn Hồng Phúc Bùi/Pixabay

Voltando à Itália, Cortina d’Ampezzo é uma das estações mais bonitas e elegantes do país. Ela fica na região norte e tem vista para as Dolomitas. Também é um dos lugares para esquiar mais antigos da Europa, tendo sido sede dos Jogos Olímpicos de Inverno em 1956. Lá há 140 km de pistas de esqui em altitudes que variam de 1.220 a 2.940 metros de altitude. E há opções para todos os níveis de esquiadores, dos iniciantes aos mais experientes. Além disso, o lugar é famoso por suas hospedagens de alto padrão, restaurantes e lojas sofisticadas.

Trysil – Noruega

Foto: Wikimedia Commons

A estação de esqui Trysil fica na Noruega, próxima à fronteira com a Suécia e a apenas duas horas de Oslo. Ela é a maior do país e fica em uma região cercada por um cinturão fantástico de florestas coníferas. O lugar possui 70 km de trilhas que conectam três pistas da montanha e 32 teleféricos. Seu ponto mais alto fica a 1.132 metros acima do nível do mar e suas pistas são, especialmente, para quem não tem experiência no esqui. A estação possui, ainda, uma escola de esqui, além de várias atividades em meio à natureza. Tanto que ela foi uma das pioneiras a receber uma certificação de Destino de Turismo Sustentável.

Anúncio

Kitzbühel – Áustria

Foto: Valerii Tkachenko/Wikimedia Commons

Kitzbühel é uma estação de esqui da Áustria que vem ganhando fama na Europa. Apesar de não ter a beleza de Zermatt, na Suíça, possui 180 km de ótimas pistas para os diferentes níveis de esquiadores, dos iniciantes aos profissionais. Elas ficam em altitudes entre 750 e 2000 metros acima do nível do mar e recebem importantes competições internacionais. Além disso, tem várias hospedagens chiques, ótima estrutura e tem uma cidadezinha histórica muito charmosa.

Anúncio

Bansko – Bulgária

Foto: Amorphisman/Wikimedia Commons

Uma das mais importantes estações de esqui da Bulgária, Bansko fica aos pés das Montanhas de Pirin, que chegam a quase 3 mil metros de altura. Ela tem 48 km de pistas, que vão de 990 a 2.560 metros de altitude, e é uma das melhores opções para iniciantes. Lá, por exemplo, não existem pistas para profissionais, apenas as de aprendizes a intermediários. Também é um dos destinos mais baratos para esquiar na Europa e uma ótima alternativa para quem está com o orçamento mais enxuto.

Anúncio

Jasná – Eslováquia

Foto: Pudelek/Wikimedia Commons

Outra estação de esqui entre as mais baratas da Europa, Jasná fica na Eslováquia, no coração do vale Demanovska. Ela é a maior e melhor do país, com 46 km de pistas amplas, que vão daquelas específicas para iniciantes até as destinadas aos profissionais. Além disso, possui duas pistas para o esqui noturno. Jasná fica em uma cidadezinha que parece ter saído dos contos de fadas, cercada por pinheiros rachados de neve, e suas pistas atravessam a natureza selvagem. Para completar, o hotel e o restaurante de lá tem preços até 3 vezes mais baixos que na maioria das estações de esqui da Europa.

Anúncio

Poiana Brasov – Romênia

Foto: Fu-Rai/Wikimedia Commons

E, para finalizar nossas dicas sobre as melhores estações de esqui na Europa, mais um lugar onde esquiar é mais barato. Poiana Brasov fica na Romênia, em uma região cercada pela cadeia montanhosa Cárpatos, e tem ótimas pistas esquiáveis. Ela fica a 1.200 metros de altitude e possui 14 km de pistas para todos os níveis de esquiadores, dos iniciantes aos profissionais. Vale destacar que os países do Leste Europeu costumam ter preços mais acessíveis que outros lugares do continente. Por isso, Poiana Brasov é uma ótima opção para quem quer esquiar na Europa, mas não pode gastar muito.

Anúncio

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com



Anúncio

Artigos relacionados

Ver mais
Erro ao carregar dados

Alterar configurações de privacidade

Continue lendo