Jalapão - Principais pontos turísticos, lugares para ir, passeios e dicas
Planejando uma viagem para o Jalapão? Confira nossas dicas sobre os pontos turísticos imperdíveis da região, os passeios fazer no Jalapão e quais lugares você não pode deixar de ir nessa região privilegiada do Tocantins
Um dos cenários mais espetaculares do Brasil, o Jalapão é um verdadeiro paraíso para os amantes do ecoturismo. A área de 34 mil quilômetros quadrados de cerrado no Tocantins é um dos maiores blocos de vegetação nativa remanescente do país, onde estão cachoeiras belíssimas, piscinas naturais de águas cristalinas, dunas, fervedouros e chapadões.
As principais atrações da região ficam no Parque Estadual do Jalapão, e podem ser conhecidas a partir dos municípios de Novo Acordo, Ponte Alta, Mateiros e São Félix. Mateiros, porém, é a principal cidade base para quem visita o Jalapão e fica a 300 km da capital do Tocantins, Palmas.
Viajar para o Jalapão é uma aventura inesquecível e para te ajudar e viver essa experiência única, preparamos este guia com dicas sobre os principais pontos turísticos, passeios imperdíveis e lugares para ir nessa região privilegiada do Nordeste brasileiro.
Jalapão: principais pontos turísticos
Há muitos lugares incríveis para conhecer no Jalapão, mas quando falamos dos principais pontos turísticos de lá, alguns se destacam. São eles: as Dunas do Jalapão, a Cachoeira do Formiga, a Prainha do Rio Novo, a Cachoeira da Velha e o Fervedouro do Ceiça. Saiba mais sobre cada um deles!
Fervedouro do Ceiça
O Fervedouro do Ceiça é o mais famoso do Jalapão, já que foi o primeiro a ser aberto ao público. O lugar é belíssimo, com um poço redondo de águas cristalinas, cercado por bananeiras. A intensidade da pressão da nascente é bem alta, o que faz com que os visitantes flutuam com facilidade. O acesso ao Fervedouro do Ceiça é bem fácil e o local recebe, no máximo, dez pessoas ao mesmo tempo.
Dunas do Jalapão
Visita obrigatória para quem vai para essa região do Nordeste, as Dunas do Jalapão oferecem um verdadeiro espetáculo ao pôr do sol, quando o intenso dourado toma conta de suas areias. Trata-se de um conjunto de dunas formado pela erosão das rochas de arenito da Serra do Espírito Santo, no Tocantins. O cenário é paradisíaco e rende fotos espetaculares.
Cachoeira da Velha
Uma queda d’água espetacular do Jalapão, a Cachoeira da Velha é um de seus principais pontos turísticos. Não por menos, está na maioria dos roteiros que levam turistas para explorar essa região do Tocantins. Ela é a maior cachoeira do Jalapão, com 15 metros de queda d’água e 100 metros de largura. A partir da Cachoeira da Velha é possível praticar rafting pelo Rio Novo.
Prainha do Rio Novo
Por falar nele, o Rio Novo é um dos maiores rios de água potável do mundo e um dos pontos turísticos para visitar no Jalapão. Ele também é um melhores lugares para fazer mergulho na região e há dezenas de pequenas praias ao longo de seu curso. A principal delas é a Prainha do Rio Novo, que fica a poucos metros da Cachoeira da Velha. Ela tem uma longa faixa de areia branca, águas tranquilas e ótimos pontos de sombra.
Cachoeira do Formiga
A Cachoeira do Formiga é um dos pontos turísticos mais bonitos do Jalapão e também um lugar para se refrescar em meio ao calor da região. Suas águas verde esmeralda encantam turistas vindos de todas as partes do mundo, formando uma piscina maravilhosa para banhos. E o melhor, diferente de outras quedas d’água, as águas da Cachoeira do Formiga não são super geladas.
Lugares para ir no Jalapão: fervedouros
Um dos lugares mais impressionantes para conhecer no Jalapão, os fervedouros surpreendem todos os que os visitam. Por mais que você esteja ciente de como funcionam estas nascentes, é impossível não se admirar ao flutuar involuntariamente nas piscinas naturais. A sensação é semelhante ao fenômeno do Mar Morto, mas com uma leveza incomparável.
Há fervedouros de vários tamanhos, formatos, cores e intensidade de flutuação, mas apenas alguns estão abertos à visitação atualmente. Eles ficam em áreas particulares ao longo da TO-110, estrada que liga Mateiros a São Félix. Além do Fervedouro de Ceiça, que citamos anteriormente, veja dicas de outros fervedouros para conhecer no Jalapão:
Fervedouro Bela Vista
O Fervedouro Bela Vista é considerado o mais bonito do Jalapão e o maior entre os fervedouros abertos à visitação. Ele tem 15 metros de diâmetro e águas incrivelmente azuis e cristalinas. O acesso ao Fervedouro Bela Vista é feito por uma plataforma de madeira, justamente para ajudar a preservar o solo sensível ao redor.
Fervedouro do Alecrim
Bem semelhante ao Fervedouro Bela Vista, o Fervedouro do Alecrim também tem uma plataforma de madeira para acesso à piscina natural. Porém, há uma grande diferença entre eles: a cor das águas. O Fervedouro do Alecrim tem águas extremamente verdes, uma característica única entre os fervedouros do Jalapão.
Fervedouro do Encontro das Águas
O Fervedouro do Encontro, apesar de não ser o maior ou o mais bonito do Jalapão, é o que tem a pressão mais alta. Por isso, é muito difícil afundar, mesmo com outra pessoa te empurrando para baixo. O nome do fervedouro vem do fato de que sua nascente fica no encontro do Rio Sono com o Rio Formiga.
Fervedouro dos Buritis
Com águas que oscilam entre o verde e o azul, o fervedouro dos Buritis recebeu esse nome por estar cercado pelos grandiosos buritis. Assim como o Fervedouro do Buritizinho, esse é um local com grau de flutuação leve, mas com uma piscina natural ótima para banhos. Há uma escada para ajudar no acesso à água e uma cabana de madeira que serve como abrigo para os dias ensolarados.
Fervedouro do Buritizinho
O Fervedouro do Buritizinho tem a nascente mais profunda entre os outros fervedouros do Jalapão, por isso a flutuação nele é menos intensa. Ainda assim, é muito fácil nadar em seu poço. Seu formato se assemelha a uma gota e suas águas são incrivelmente azuis. Além disso, o entorno do Fervedouro do Buritizinho é belíssimo.
Fervedouro do Rio Sono
O Fervedouro do Rio Sono tem um formato mais quadrado, com várias nascentes e um buriti estrategicamente posicionado em seu centro. Suas águas são um pouco mais frias que as dos demais fervedouros, mas o calor da região faz com que isso não seja um problema. O acesso ao Fervedouro do Rio Sono é bem fácil e há uma plataforma de madeira para ajudar a entrar nas águas.
Fervedouro da Korubo
Único fervedouro do Jalapão que não tem acesso irrestrito ao público, o Fervedouro da Korubo é exclusivo da agência de turismo que opera um camping safári no Jalapão. Ele é grande, assim como os fervedouros Bela Vista e do Alecrim. Suas águas são transparentes e levemente esverdeadas, com uma linda vegetação no entorno.
O que fazer no Jalapão: passeios
Os fervedouros não são os únicos lugares para ir no Jalapão, existem vários passeios que levam a cenários incríveis dessa região do Tocantins. E, geralmente, as agências de turismo que operam por lá incluem em seus roteiros visitas também a estes locais.
Pedra Furada
Um dos pontos turísticos mais famosos do Jalapão, a Pedra Furada fica na região de Ponte Alta e se caracteriza por ser um monumento de arenito repleto de buracos, que formam arcos de rocha. Este é um lugar para ir no Jalapão, principalmente, ao entardecer.
Cânion Encantado
Uma das melhores opções para quem gosta de ecoturismo e turismo de aventura no Jalapão, o Cânion Encantado fica na zona rural de Almas. O local tem paredões rochosos com 70 metros de altura e quatro quedas d’água. Os passeios levam os viajantes a explorar a região através de trilhas até o fundo do cânion e entre as águas.
Serra do Espírito Santo
Bem próxima às Dunas do Jalapão, a Serra do Espírito Santo é um dos lugares mais belos para conhecer nesta região do Tocantins. Nela há um planalto gigantesco e um tipo de pirâmide, de onde se tem uma das melhores vistas do amanhecer no Jalapão. Por isso, vale a pena incluir o passeio à Serra do Espírito Santo em seu roteiro de viagem.
Cânion Sussuapara
Já em Ponte Alta, você pode conhecer o Cânion Sussuapara, um dos primeiros atrativos dos roteiros mais curtos pelo Jalapão. A região tem paredões rochosos com 15 metros de altura e várias cascatas. Os passeios, assim como no Cânion Encantado, percorrem trilhas dentro do cânion e permitem se refrescar nas quedas d’água dessa parte do Jalapão.
Dicas de viagem no Jalapão
Você pode conhecer o Jalapão por conta própria, porém, a forma mais comum de explorar a região é através de tours guiados. Existem várias agências de turismo que realizam expedições pelo Jalapão, partindo de
Os tours para o Jalapão variam de acordo com a agência de turismo, tanto no número de viajantes por expedição quanto pela quantidade de dias na região. Os roteiros também podem mudar de acordo com a empresa contratada, mas geralmente incluem os principais pontos turísticos do Jalapão.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com