Indicados ao Oscar 2023: dicas de destinos para inspirar a sua próxima viagem
Lista indicados ao Oscar 2023: confira as locações dos filmes que concorreram ao prêmio e inspire-se com esses destinos para as suas próximas viagens.
A Sétima Arte sempre foi uma fonte de inspiração tanto para os apaixonados por filmes, quanto para quem ama viajar e conhecer novos lugares e culturas. E, quando se trata desse tema, o Oscar é a premiação mais esperada do ano, pois reúne uma série de obras ricas em qualidade, história e beleza.
Muitos desses filmes foram gravados em locações incríveis ao redor do mundo, que podem inspirar quem está em dúvida sobre qual será o próximo destino de férias.
Para auxiliar nessa escolha, selecionamos alguns dos principais indicados ao Oscar 2023 e apresentamos um pouco sobre esses cenários que serviram de pano de fundo para as películas cinematográficas. Confira!
Lista dos indicados ao Oscar 2023
O Oscar 2023 trouxe 54 produções – entre filmes, animações e documentários – divididas entre 23 categorias. Destas, os indicados à premiação de Melhor Filme foram:
- Avatar: O Caminho da Água
- Entre Mulheres
- Elvis
- Os Banshees de Inisherin
- Os Fabelmans
- Nada de Novo no Front
- Tár
- Top Gun: Maverick
- Triângulo da Tristeza
- Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
Onde foram gravados os filmes indicados ao Oscar 2023? Veja as locações
Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo
O filme estadunidense surpreendeu no Oscar 2023, recebendo 11 indicações e levando para casa sete estatuetas, incluindo Melhor Direção, Melhor Atriz, Roteiro Original e Edição.
A obra conta a história da imigrante chinesa Evelyn, que mora nos Estados Unidos com a família, e está enfrentando problemas financeiros, no casamento e no relacionamento com a filha. Diante desse cenário, ela se vê envolvida em uma aventura surreal, na qual é a única pessoa capaz de salvar a existência.
Locações
As filmagens aconteceram em várias cidades da Califórnia, nos Estados Unidos. Um dos cenários do filme, que é aberto à visitação, é a Catedral de Santa Vibiana, em Los Angeles. No local, foram gravadas as cenas do portal multiverso de Evelyn. A construção data de 1876 e deixou de pertencer à igreja Católica em 1994, após o terremoto de Northridge. Nessa época, o prédio foi restaurado e transformado em casa de eventos.
Outra locação utilizada no filme são as montanhas de Simi Valley. Inclusive a maioria das cenas de ação do filme foram feitas em um prédio abandonado da cidade.
Nada de Novo no Front
O alemão “Nada de Novo no Front” foi o segundo filme indicado ao Oscar 2023 que mais levou estatuetas – com o total de quatro premiações, nas categorias Melhor Filme Internacional, Melhor Direção de Arte, Melhor Trilha Sonora e Melhor Fotografia.
A obra é uma adaptação do livro de mesmo nome, escrito por Erich Maria Remarque em 1928, e conta a história de Paul, um jovem entusiasta que se alista no exército alemão para lutar na Primeira Guerra Mundial.
Muito elogiado pela crítica, o filme foge do óbvio ao abordar as consequências emocionais e psicológicas do confronto na vida do jovem e seus amigos, além de fazer uma crítica aos valores da época.
Locações
As principais cenas de “Nada de Novo no Front” foram realizadas na República Tcheca, Alemanha e Bélgica. Esses países têm uma rica história em relação à Primeira Guerra Mundial, e suas paisagens, arquitetura e cultura contribuíram para criar a atmosfera da época retratada.
Algumas locações da República Tcheca se destacam no filme, como o Castelo Sychrov, na região de Liberec. Datada da segunda metade do século 19, a construção é um grande exemplo da arquitetura neogótica e fica em um parque com uma área de 23 hectares. O local é aberto a visitas guiadas, e também costuma ser alugado para casamentos e gravação de filmes.
Outra propriedade que chama a atenção é o Chateau Horin, na região de Melnik, a 40km de Praga. Construído em estilo barroco, no final do século 17, atualmente possui estilo rococó. O local fica rodeado de um parque com cerca de 10 hectares.
Também foram usados como locação o Chateau Libechov, construído na região da Boemia Central, e o Castelo Točník, no distrito de Beroun. Ambos datam do século 14.
E não poderíamos deixar de destacar o Barrandov Studios, onde foram gravadas algumas sequências internas. Sediado em Praga, é considerado o estúdio de cinema mais antigo e um dos maiores da Europa.
Tár
Com seis indicações ao
Locações
As gravações do filme tiveram como cenário duas importantes cidades alemãs: Berlim, a capital do país, e Dresden, famosa por sua rica história cultural, museus e arquitetura clássica.
Em Dresden, destaca-se o Kulturpalast, sala de concertos modernista inaugurada em 1969, que possui capacidade para 1.785 assentos. No local, ocorrem diversas apresentações culturais, como concertos, danças e conferências, e também é a casa da Filarmônica de Dresden.
Outra locação importante foi o Grande Jardim de Dresden, um parque público em estilo barroco, projetado em 1676 pelo príncipe John George III da Saxônia. O local possui atualmente uma área de 1,8 km² e abriga o Palácio de Dresden.
O filme também contou com cenas gravadas na sala de concertos Alice Tully Hall do Lincoln Center, em Nova York, e em Bangkok, na Tailândia.
Os Banshees de Inisherin
Com nove indicações no Oscar 2023, “Os Banshees de Inisherin” acompanha a amizade de Pádraic e Colm, que é abalada quando um deles decide terminar a relação repentinamente. As consequências dessa decisão geram um enredo recheado de tensão e emoção. A trama se passa na década de 1920 na remota ilha irlandesa de Inisherin.
Locações
As gravações foram realizadas em dois dos lugares mais remotos e pitorescos da costa oeste da Irlanda: as ilhas Inishmore e Archill Island – ambas somam cerca de 3 mil habitantes.
Inishmore é a maior das Ilhas Aran e fica situada na Baía de Galway. O local é conhecido por suas exuberantes paisagens verdes, vias cercadas por muros de pedra e grandes falésias costeiras que chegam a 100 metros de altura.
Também é famoso por abrigar o antigo forte pré-histórico e sítio arqueológico Dún Aonghasa, construído há 3 mil anos, à beira das falésias banhadas pelo Oceano Atlântico.
A construção, feita em pedra semicircular, é aberta à visitação durante todo o ano.
A segunda maior ilha do país, Achill Island, também foi usada como locação das filmagens. Dentre as paisagens, destacam-se a vila Keel, o pequeno porto de Purteen Harbour, a praia de Keem Bay e o lago Corrymore Lake, no interior da ilha.
Uma curiosidade é que as casas de Pádraic e Siobhan, assim como o JJ Devine Pub, foram construídasconstruídos apenas para o filme, sendo demolidasdemolidos logo após as filmagens.
Os turistas têm diversas opções de atividades ao ar livre, como trilhas e pesca, e, podem explorar toda a beleza natural do local ao caminhar ou andar de bicicleta.
Triângulo da Tristeza
O filme, que teve três indicações ao Oscar em 2023, acompanha a vida de Carl e Yaya, um casal de influenciadores que recebe um convite para desfrutar de um cruzeiro de luxo. Porém, a situação se complica quando uma tempestade afunda o navio, fazendo com que os poucos sobreviventes fiquem presos em uma ilha.
Locações
O filme tem a maior parte de sua trama ambientada na ilha grega de Eubeia, situada na costa leste do país. A principal locação foi a praia de Chiliadou, famosa por suas belezas naturais, por oferecer local para camping e por reservar uma área para o nudismo. E apesar de não ser de fácil acesso, é muito procurada por turistas, principalmente no Verão.
Entre as atividades ao ar livre oferecidas na região, destacam-se passeios de caiaque, surf e caminhadas pelas trilhas ao redor do Monte Nikolaos.
Outras cenas externas foram filmadas na cidade de Katakolo, também na Grécia, localizada na região de Pyrgos, que oferece vistas deslumbrantes para o mar Jônico.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com