Construções históricas, cidades charmosas, muita natureza e cenários de contos de fada: descubra 7 lugares para conhecer na República Tcheca

Fugindo dos circuitos turísticos tradicionais europeus, a República Tcheca surge como uma bela alternativa para quem aprecia arquitetura, cenários naturais e muita cultura. Não é à toa que o país conta atualmente com 12 atrações na lista de Patrimônios da Humanidade da Unesco.

Além da capital Praga, que é um deslumbre quando se trata de belas construções, o país guarda outros tesouros, tanto arquitetônicos e históricos quanto cenários naturais, sem falar nos suntuosos palácios que parecem ter saído dos contos de fadas.

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Reunimos 7 lugares imperdíveis para visitar e conhecer na República Tcheca.

Lugares para conhecer na República Tcheca

Praga

Lugares para conhecer na República Tcheca

Cidades para conhecer na República Tcheca. Foto: Pixabay

Não há como citar 7 lugares para conhecer na República Tcheca e não mencionar sua artéria pulsante, a bela Praga. A “Cidade das 100 Torres”  reserva miradouros, igrejas, belas catedrais e imponentes construções históricas, reunindo alguns dos maiores tesouros renascentistas e góticos da Europa.

O famoso relógio astronômico medieval de Praga, instalado na torre da Prefeitura da Cidade Velha, é um marco da arquitetura gótica, datado do século XIV. Já os becos sinuosos do Bairro Judeu fazem parte dos cenários dos romances do escritor alemão Kafka. Charmosos cafés, lojinhas e barcos ao logo do Rio Moldava compõe o cenário de uma das mais belas cidades do mundo.

A icônica Ponte Carlos, um dos cartões-postais da cidade e outra relíquia do estilo gótico, é uma das principais atrações de Praga, assim como a Igreja de São Nicolau, a mais bela igreja barroca da cidade. Isso sem falar no Castelo de Praga, que não é propriamente um castelo, mas sim um bairro que reúne diversos palácios, igrejas e museus.

Boêmia Central

Cidades para conhecer na República Tcheca

Cidades para conhecer na República Tcheca. Foto: Pixabay

A apenas uma hora de Praga está a Boêmia Central, um recanto bucólico e medieval que reúne diversas edificações góticas e renascentistas. Entre castelos e palácios que aprecem ter saído de um conto de fadas está um cenário natural maravilhoso, repleto de vales, rios e minas de prata.

Uma das principais atrações deste fantástico local é o Castelo Karlštejn, uma fortaleza construída a mando do imperador romano e rei tcheco, Carlos IV. Já no Palácio de Konopiště é possível conhecer os aposentos onde vivia o arquiduque húngaro Fraz Ferdinand e sua família.

Boêmia do Leste

Cidades para conhecer na República Tcheca

Foto: Pixabay

A Boêmia do Leste é a região que concentra as misteriosas e belas cidades rochosas e um dos 7 ligares que você deve conhecer na República Tcheca. Uma das mais famosas é Adršpach, a pouco mais de duas horas de Praga, que encanta com seus bosques, planaltos e torres naturais de pedras.  Já a cidade de Josefov, uma antiga fortaleza militar,  ainda mantém monumentos que fazem recordas as antigas batalhas, como a de Hradec Králové, que ocorreu em 1866.

Outra tradição local são as corridas de cavalos, com destaque para o Grand Prix Pardubice Steeplechase, a mais antiga do mundo. A região ainda inclui o imponente castelo renascentista Litomyšl, do século XV.

Boêmia do Oeste

República Tcheca

Cidades para conhecer na República Tcheca. Foto: Pixabay

Esta é a região para quem curte uma boa cerveja. A cidade de Pilsen, fundada no fim dos anos 1200 pelo rei Venceslau II, além de uma ótima opção de passeio bate e volta partindo de Praga, também abriga a Cervejaria Pilsner Urquell,  famosa há séculos. A cidade foi berço do tipo de cerveja mais popular do planeta, a pilsen e por lá não faltarão degustações.

Já nas cidades termais de Karlovy Vary, Mariánské Lázně e Františkovy Lázně existem diversos tipos de tratamentos, além de programas terapêuticos e de bem estar proporcionados pelas propriedades das águas quentes.

Boêmia do Sul

Foto: Pixabay

Se a sua preferência é por belezas naturais e paisagens de tirar o fôlego, a região de Boêmia do Sul é repleta de castelos dignos de contos de fadas e propriedades rurais bucólicas, além de excelentes lugares para a prática atividades ao ar livre.

Não deixe de incluir em seu roteiro a charmosa cidade histórica de Český Krumlov e a pitoresca aldeia de Holašovice, ambas declaradas Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Para os românticos, a dica é um passeio ao castelo neogótico Hluboká, considerado o mais bonito da República Tcheca. Já quem  prefere esportes radiciais, há diversão de sobra na Barragem de Lipno, formada por um imenso lago.

Boêmia do Norte

Foto: Pixabay

Já na região da Boêmia do Norte, o turista encontrará belas montanhas, cidades rochosas e o belíssimo Parque Nacional Suíça da Boêmia, onde vivem muitos animais com risco de extinção. Há também rios, como o famoso Kamenice, passeios de barco e cânions, uma experiência inesquecível em meio à natureza.

Na região também é possível fazer uma passeio de teleférico até a moderna estação de televisão em Ještěd ou ir até Sněžka, o pico mais alto da República Tcheca, nas Montanhas Krkonoše.

Morávia e Silésia

Foto: Pixabay

Na região da Morávia, uma das menos visitadas por turistas na República Tcheca, é possível encontrar monumentos históricos, belos castelos e ainda desgustar um bom vinho apreciando tradições folclóricas únicas.

Entre os locais que mais chamam a atenção está Kroměříž, conhecida como a cidade dos jardins. Já Olomouc, é famosa por seus históricos monumentos barrocos.

Vale a pena explorar o Karst da Morávia, um local impressionante  com mais de mil cavernas. Não deixe também de visitar Ostrava e seus antigos complexos industriais.

» Lugares para conhecer em Praga
» O que fazer na República Tcheca
» As melhores cidades para visitar na República Tcheca
» Documentos para entrar na Europa atualizado | Imigração 2019

Dica extra para reservar hotéis

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas com os melhores preços, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos.

Passagens aéreas mais baratas

Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os melhores destinos do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes lugares para conhecer no Brasil e no exterior. São milhares de dicas de viagens com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotéis, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.

Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

  Inscreva-se em nosso canal:
 

Planeje sua Viagem


Mulher usa 4 kg de roupas para escapar da taxa de bagagem no aeroporto

Artigo anterior

Hotel na Rússia aceita conhecimento como forma de pagamento

Artigo seguinte

Você pode gostar