O que fazer na Cidade da Guatemala: 10 atrações imperdíveis
A Cidade da Guatemala tem muitas atrações imperdíveis, tanto em seu perímetro urbano quanto nos arredores. Confira o que fazer na Cidade da Guatemala
Já pensou em conhecer a Cidade da Guatemala? A capital guatemalteca, utilizada na maioria das vezes como ponto de partida para outras regiões do país, é também um destino que merece atenção. Rica em cultura e história, a cidade conta com vários museus. Além disso, tem atrações imperdíveis para os amantes da natureza e ótima estrutura turística. E, neste post, vamos te contar o que fazer na Cidade da Guatemala.
Se você já estava planejando uma viagem para o país, considere ficar pelo menos dois dias na capital. Caso esteja ainda procurando um lugar para conhecer na América Central, inclua a Cidade da Guatemala em seus planos. Você verá que dá para montar um roteiro bem interessante, seja em passeios na cidade quanto em seus arredores. É possível, inclusive, aliar a viagem à Cidade da Guatemala com outros destinos guatemaltecos, como
Atrações imperdíveis da Cidade da Guatemala
Há muito o que fazer na Cidade da Guatemala e, a seguir, vamos listar 10 atrações imperdíveis. Os roteiros agradam tanto quem gosta de turismo cultural e histórico como quem prefere contato com a natureza. A cidade tem diversas opções de lazer, inclusive para quem não abre mão de ir às compras durante a viagem. Confira!
Palácio Nacional da Cultura
Localizado no centro histórico da Cidade da Guatemala, o Palácio Nacional de Cultura impressiona pela beleza de seu suntuoso prédio. Antiga sede do governo, o local hoje é dedicado à cultura. Em seu interior há um rico acervo de pinturas, esculturas e documentos históricos. Além disso, tem uma arquitetura neo-plateresca impressionante. Não por menos, é um dos pontos turísticos mais visitados da
Museu Popol Vuh
O Museu Popol Vuh é outro lugar para conhecer mais sobre a história da Guatemala. Seu acervo é dedicado aos povos originários de lá, com artefatos e objetos utilizados por eles. A exposição pré-hispânica é organizada em ordem cronológica, desde os primeiros indícios de atividade humana até a colonização espanhola. Há, ainda, uma mostra que retrata o período colonial. Intitulada Arte Vice-rei, ela trata da chegada do conquistador espanhol Pedro de Alvarado à região, em 1523.
Museu Nacional de Arqueologia e Etnologia
Não dá para falar das atrações imperdíveis da Cidade da Guatemala sem citar o Museu Nacional de Arqueologia e Etnologia. O local abriga um dos mais importantes acervos do país, com 50 mil peças e artefatos utilizados pelo Império Maia. Entre eles, esculturas em pedra monumental, placas de pedra de Tikal, Piedras Negras e Uaxactún, além de tronos e representações de animais. E não é só isso. A instituição que mantém o museu também incentiva a pesquisa da história e do patrimônio cultural da Guatemala.
Catedral da Cidade de Guatemala
A Catedral Metropolitana da Cidade de Guatemala – ou Catedral Primada Metropolitana de Santiago – fica em frente à Plaza de la Constitución. A construção de 1815 em estilo colonial é belíssima e chama a atenção de quem visita a cidade. Em sua fachada há doze pilares que homenageiam os milhares de desaparecidos e mortos durante a violência de contrainsurgência do conflito armado interno da Guatemala. Seu interior, apesar de pouco decorado, impressiona pela grandeza.
Plaza de la Constitución
Além da Catedral Metropolitana da Cidade de Guatemala, a Plaza de la Constitución abriga o Palácio Nacional da Cultura e a Fonte Luminosa. Ela é um dos locais mais importantes do centro histórico e, por isso, uma das atrações imperdíveis da cidade. Nela ocorrem várias atividades e eventos públicos. Em suas proximidades, encontram-se o Parque Centenário e a Biblioteca Nacional da Guatemala.
Museu Ixchel de Traje Indígena
O Museu Ixchel de Traje Indígena é mais uma opção do que fazer na Cidade de Guatemala. Aliás, é uma das atrações mais interessantes. Nele você encontrará diversos tipos de roupas tradicionais dos povos indígenas. O acervo tem quase 8 mil trajes produzidos a partir de técnicas ancestrais. O museu tem, ainda, conteúdo audiovisual que explica como cada etnia produzia seu vestuário e como é feita a tecelagem guatemalteca.
Vulcão de Fogo e Acatenango
O Vulcão de Fogo e o Acatenango formam o complexo vulcânico La Horqueta, um dos lugares preferidos por quem ama ecoturismo na Guatemala. Eles ficam nas proximidades de Antigua, a cerca de 40 km da Cidade da Guatemala. O Vulcão
Cayala
Cayala é o oposto do centro histórico da Cidade da Guatemala, com construções modernas e requintadas. O local é uma espécie de condomínio de luxo, com shopping center, complexo de escritórios e casas. Ele foi idealizado por milionários do setor imobiliário guatemalteco e abriga hotéis, restaurantes, cinema e lojas de grandes marcas. Os edifícios branquinhos lembram uma povoação colonial. Além disso, há ruas exclusivas para o trânsito de pedestres.
Antigua
Antiga capital da Guatemala, hoje Antigua é um dos principais destinos turísticos do país. A cidade conserva construções históricas belíssimas. Além disso, é cercada por vulcões que atraem muitos amantes do ecoturismo. E, como fica a apenas 40 km da Cidade da Guatemala, é também uma opção de passeio bate e volta para fazer a partir dela. Mas, se possível, vale a pena reservar ao menos dois dias para conhecer Antigua, pois há muitas atrações incríveis para conhecer por lá.
Vulcão Pacaya
Uma delas é o Vulcão Pacaya. Ele é o passeio mais procurado em Antigua e uma opção do que fazer na Cidade da Guatemala. Um dos três vulcões ativos do país, é o que tem acesso mais fácil para os turistas. O Vulcão Pacaya fica a 38 km de Antigua. Para chegar até ele, é preciso fazer uma caminhada de uma hora e meia dentro de um parque nacional com um guia autorizado.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com