Diário de Bordo: roteiro 3, 5 e 7 dias em Aracaju
Confira um roteiro completo de até 7 dias em Aracaju e conheça os principais atrativos turísticos de Sergipe
Terra de povo hospitaleiro e alegre, a capital sergipana, Aracaju, é cidade dos cajueiros e das araras, o nome inclusive, é a mistura de ambos, fazendo uma referência ao fruto e a ave. Destacada por suas belas praias, pela variedade de comidas típicas e pratos generosos, mas principalmente por sua tranquilidade. Aracaju está na lista de melhores cidades do Brasil quando o assunto é qualidade de vida.
Sergipe é o menor estado do Nordeste e faz divisa com Bahia e Alagoas, tornando-se um ponto estratégico para quem quer desbravar as belezas desse pedacinho do Brasil. Assim como os estados vizinhos, Sergipe também reúne belas praias, um grande acervo cultural e histórico, e lugares preciosos para quem deseja reviver as tradições nordestinas. Visitando a capital sergipana, o visitante encontra um litoral de águas rasas e praias extensas cortadas por rios. Um litoral generoso com banhos de mar ou mergulhos em praias de água doce, combinado com a beleza e imensidão do Rio São Francisco são pontos fortes para quem visita o destino. Motivos não faltam para embarcar nesse pequeno estado do Nordeste que certamente te receberá de braços abertos.
A curta distância para outras cidades e atrativos turísticos possibilitam que os visitantes também conheça outras regiões de Aracaju e do estado, como as regiões do sertão e o litoral sul de Sergipe. O destino vem ganhando o coração dos turistas que procuram atrações diversas, boa estrutura hoteleira e uma gastronomia refinada. Nos restaurantes os preparos são a base de frutos do mar e opções com referências sertanejas. Nos meses de agosto e setembro ocorre o Festival do Caranguejo de Aracaju, onde alguns restaurantes apresentam variações criativas utilizando o crustáceo.
Dia 1 – Orla do Atalaia e Projeto Tamar
A Praia do Atalaia é o principal cartão postal da cidade e é também a queridinha dos aracajuanos. Por estar bem próxima do centro é a mais movimentada e possuí uma estrutura tão boa que ganhou o título de “ A Orla mais Bonita no Brasil”. Nos seus 6km de extensão, lagos, parques, quadras de tênis, pista de skate, lanchonetes, restaurantes, feira de artesanato, um kartódromo e o oceanário do Projeto TAMAR com as principais espécies aquáticas. O oceanário está instalado na Região dos Lagos, com uma enorme estrutura em forma de tartaruga. A sede de
Bem recomendado na região o refinado restaurante Pitú com Pirão da Eliane está localizado na orla e oferece combinações de pratos acompanhado de uma carta de vinhos abundante. A região é cercada com os melhores restaurantes e hotéis da cidade, são inúmeras opções de casa na sua extensa área.
Dia 2 – Ilha da Sogra e Mangue Seco
O litoral sul do estado de Sergipe oferece algumas atrações inesperadas como a ilha da Sogra. O passeio tem início no atracadouro Porto de Cavalo, onde os viajantes pegam uma escuna com destino a um imenso banco de areia com aproximadamente 1km de extensão em formato de ferradura. A atração fica entre o rio Piauí e o litoral, possibilitando que os visitantes possam escolher entre tomar banho em águas salgadas ou doces.
Em seguida pegamos a escuna e seguimos em direção a pequena vila de Mangue Seco no estado da Bahia, que ficou muito famoso por ter sido palco para as gravações de Tiêta. A vila pé na areia é cercada por dunas, coqueirais e uma praia extensa e paradisíaca com diversas opções de restaurantes rústicos com maravilhosos pratos típicos regados de frutos do mar, quando estivemos na região fomos indicados para conhecer o Restaurante Asa Branca. Um quiosque de costas para as dunas e de frente ao mar, depois de degustar o almoço a melhor pedida é deitar no redário pra curtir o entardecer. Mesmo ficando na Bahia, o acesso mais prático para chegar em Mangue Seco é pelas escunas que passam fazendo o roteiro da Ilha da Sogra (Sergipe).
Dia 3 – Museus e mercado municipal de Aracaju
A melhor maneira de conhecer o lado cultural e as tradições de uma cidade é explorando os museus e conhecendo atrações históricas de cada lugar. Separamos um dia cultural na cidade e começamos o dia conhecendo o Centro Cultural de
Em frente ao prédio encontra-se um espaço turístico dedicado ao Zé Peixe, um prático que se tornou famoso graças a maneira que exercia a função, quando nadava por quilômetros mar a dentro. Prático é um ofício no qual o profissional entendedor da região orienta manobras das navegações na chegada e saída dos portos, normalmente em áreas onde o tráfego é prejudicado pelo vento, banco de areia, correnteza, estado da maré, entre outras dificuldades locais. O mesmo largou a profissão aos 83 quando ainda fazia longas travessias a nado.
O Mercado Municipal de Aracaju Governador Albano Franco, fica na Praça Hilton Lopes, muito famosa por ser palco de grandes eventos como o Forró Caju. No enorme complexo é possível encontrar frutas da região e frutos do mar nos diversos box de feirantes espalhados no local. Ao lado estão os antigos mercados de Thales Ferraz e Antônio Francos, que reúnem história, cultura, artesanatos, produtos típicos e restaurantes regionais. Entre o eles o Caçarola que fica no terraço beira mar, famoso entre os aracajuenses por conter inúmeros pratos deliciosos da gastronomia sergipana.
Dia 4 – Cânion do Xingó
É necessário separar um dia inteiro para conhecer o Cânion do Xingó, principal atração do estado, localizada em Canindé, no sertão de Sergipe a 220km de
São em média 3 horas de carro até o destino, passando por diversos cenários do estado. O passeio tem o mesmo período de duração sendo 1 hora navegando entre os imensos paredões em tons alaranjados do Rio São Francisco. Em seguida paramos em um espaço com duas estruturas para banho que formam uma piscina em meio ao rio cercada por redes de proteção,. As “piscinas naturais” tem 1 metro de profundidade para crianças e a outra com 5 metros. Na segunda são disponibilizadas boias macarrão para quem não se sente muito confortável em nadar em grandes profundidades.
Na volta para Aracaju as agências que realizam o passeio fazem uma parada na Casa de Doces Caseiros da Dona Nena, localizada à margem da rodovia, no município de Nossa Senhora da Glória. A casa já foi palco de várias reportagens é tem no cardápio doces de queijo, doce de leite e outras variações de doces caseiros sempre fresquinhos.
Dia 5 – Parque dos Falcões
O Parque dos Falcões em Itabaiana a 57km de Aracaju, é um verdadeiro santuário das aves de rapina.
Persílio, o criador disso tudo, é conhecido com o encantador de falcões. Uma grande sintonia entre o homem e as aves, ao todo são mais de 300, todas com nome próprio, apelidado um a um pelo criador do espaço. Tomam banho, treinam voo e fazem até fisioterapia se precisar. Depois de recuperada elas voltam para a natureza, as mais debilitadas que não conseguem mais se adaptar são utilizadas para reprodução, reduzindo a extinção de algumas dessas espécies. Um dos únicos no Brasil com autorização do IBAMA para criação dessa espécies.
Dia 6 – Laranjeiras e São Cristovão
Por estar muito próximas de Aracaju, as cidades históricas de São Cristovão e Laranjeiras são ótimas opções para visitar enquanto estiver visitando o destino. A apenas 20 km o município de Laranjeiras ganhou da UNESCO título de Patrimônio da Humanidade e abriga diversos casarios e calçadas de pedras que nos remetem estar vivendo na época do Império, período em que a cidade era a mais importante do estado. Não deixe de passar pelo Conjunto de Engenho do Retiro, a Capelinha do Bom Jesus, o Mercado Municipal e a Igreja Nossa Senhora da Conceição de Comandaroba, um dos mais belos exemplares arquitetônicos da região.
Mergulhe de cabeça na história do estado conhecendo também a cidade de São Cristovão, a apenas 30 km da capital. Quarta cidade mais antiga do país, guarda um valioso conjunto arquitetônico como o Museu Histórico de Sergipe, o Museu de Arte Sacra, a Igreja e o Convento de São Francisco.
Dia 7 – Crôa do Goré e Lagoa do Tambaqui
A apenas 30 km da Orla de Atalaia a natureza preserva a mais agradável das surpresas de Sergipe: a Crôa do Goré. A pequena ilha de areia branca, localizada no rio Vaza-Barris surge com o movimento da maré. Para quem quer mais sossego o indicado é visitar a atração durante a semana, aos sábados e domingos a o local costuma ficar mais lotada por conta dos moradores que também costumam aproveitar essa região.
Com quase 10km de extensão a Lagoa do Tambaqui, está localizada no município de Estância, a poucos quilômetros da capital. Na lagoa, os peixes tambaquis estão bem acostumados com pessoas. É possível vê-los de perto e ainda alimentá-los dando a ração na boca do peixe dependendo da época.
+info:
Restaurante Cariri
R. Niceu Dantas, 775 – Atalaia
Aracaju – SE
Tel:(79) 3243-1379
Restaurante Karrancas
Praia Beiro Rio, 01 – Zona Rural
Canindé de São Francisco – SE
reservas@mturxingo.com.br
Tel:(79) 9869-6428
Parque dos Falcões
BR 235, s/n – Povoado Gandú II
Itabaiana – SE
Tel:(79) 9885-2522
Crystal Tour
Rua Urbano Neto, 121 – sala 01 – Coroa do Meio
Aracaju – SE
crystalreceptivo@uol.com.br
www.crystalreceptivo.com.br
Tel: (79) 3255-4479 / (79) 99908-001
Restaurante Asa Branca
Rua Praia Costa
Mangue Seco – BA
Telefone:(75) 3445-9053
Restaurante Caçarola
R. José do Prado Franco – Mercado Municipal
Centro de Aracaju – SE
Tel: (79) 98831-9535
Leia também:
» Orla de Atalaia o principal cartão postal de Aracaju
» Passeios para fazer em Aracaju: conheça o Parque dos Falcões
» Museu da Gente Sergipana, passeio cultural em Aracaju
» O que conhecer em Aracaju: Projeto TAMAR, o primeiro oceanário do nordeste
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com