Viagens baratas na América do Sul: 11 roteiros para fazer ao menos uma vez

12-Jul-2022
Redação | GuiaViajarMelhor.com

América do Sul 12-Jul-2022

Descubra alguns destinos fascinantes nesta lista de viagens baratas na América do Sul e planeje o seu roteiro sem gastar além do programado

Anúncio

De mochilão, de avião ou, até mesmo, de carro. Se a ideia é encontrar viagens baratas na América do Sul e ainda ter a chance de conhecer destinos realmente únicos, esta seleção é para você. Seja para conhecer algum lugar novo no Brasil ou no exterior, fazer uma viagem na natureza ou algo mais sofisticado em alguma capital cosmopolita, sempre é possível encontrar uma viagem que não pese no seu bolso.

E, para te ajudar nessa missão, fizemos esta lista com destinos dentro e fora do Brasil para inspirar quem busca uma viagem mais em conta, mas ainda não sabe para onde ir. Portanto, confira essas 11 dicas de viagens baratas na América do Sul para montar roteiros incríveis sem gastar muito.

Viagens baratas na América do Sul

Brasil, Peru, Chile, Uruguai, Colômbia e Bolívia são alguns países com destinos onde é possível fazer uma viagem sem extrapolar o seu orçamento. Mas, antes de falarmos especificamente sobre quais lugares conhecer sem gastar muito, é preciso ressaltar algumas dicas fundamentais para economizar na viagem, como planejar com antecedência e saber exatamente

Anúncio
onde comprar passagens aéreas baratas.

Inevitavelmente, os preços das passagens aéreas e da hospedagem são os que mais pesam no orçamento. Por isso, comprar de forma antecipada é uma das maneiras de garantir preços realmente baixos.

Além disso, a escolha do destino e a época da viagem também influenciarão no valor que se pagará por todos os serviços turísticos. Por exemplo, lugares mais badalados tendem a ter custos mais elevados, assim como viagens durante a alta temporada. Mas, aqui, vamos indicar algumas opções de viagens baratas na América do Sul. Confira!

Parque Nacional Natural Tayrona – Colômbia

Foto: Ricardo Gomez Angel / Unsplash

Nossa primeira sugestão de lugar para viajar sem gastar muito é o Parque Nacional Natural Tayrona. Localizado na costa caribenha da Colômbia, é considerado um dos parques mais bonitos do país e fica em Magdalena, próximo à Santa Marta. Ao viajar para lá, você terá a oportunidade de conhecer um dos destinos mais cobiçados da América do Sul. O parque é composto por enseadas à sombra de palmeiras, lagoas costeiras, floresta tropical e uma rica biodiversidade.

Anúncio

Entre tudo que se pode fazer no Parque Nacional Natural Tayrona, você poderá praticar snorkeling, subir o mirador de Cabo San Juan e visitar Pueblito, um sítio arqueológico de uma antiga cidade habitada pelo povo Tayrona. Além disso, brasileiros não necessitam de visto para entrar no país, o que facilita a viagem para lá.

Cusco – Peru

Foto: NINA PASCAL / Unsplash

Localizada nos Andes peruanos, Cusco é uma cidade conhecida por seus vestígios arqueológicos e arquitetura colonial espanhola. O local já foi capital do Império Inca e guarda um clima enigmático até os dias de hoje. E, como não poderia ser diferente, seus principais atrativos estão relacionados, justamente, com sua história.

Anúncio

Machu Picchu é o principal destino de quem vai à Cusco, mas não é o único lugar para conhecer por lá. Vale a pena conhecer seus vários sítios arqueológicos, com destaque para Qorikancha, o antigo templo do Sol, que fica dentro da cidade. Visite também as minas de sal e faça o trekking até Montaña de Colores. Em Cusco, você encontrará também hotéis com excelentes valores de diárias, culinária deliciosa e ainda poderá passear por alguns pontos turísticos de forma gratuita.

Cabo Polônio – Uruguai

Foto: Divulgação

Uma outra dica desta seleção de viagens baratas na América do Sul, Cabo Polônio fica no Uruguai e é um paraíso para quem procura por tranquilidade. Apesar de não ser um destino com infraestrutura moderna, é considerado um lugar mágico, principalmente por suas praias desertas e enormes dunas ao redor da cidade.

Anúncio

É o lugar perfeito para quem quer esquecer do mundo e ter contato extremo com a natureza. Não é difícil, por exemplo, encontrar leões marinhos nas ilhas de sua costa e, de bônus, em Cabo Polônio é possível admirar um dos céus mais estrelados do continente. Para completar, há vários hostels e pousadas charmosas na cidade, assim como alguns restaurantes.

Lago Titicaca – Bolívia

Viagens baratas na América do Sul. Foto: Vincent Etter / Unsplash

Isla del Sol é uma ilha no lago Titicaca, na Bolívia. Considerado sagrado pelos Incas, por abrigar os santuários das “Virgenes del Sol”, dedicados ao Deus Sol, hoje é um dos pontos turísticos imperdíveis do país. O acesso à ilha é feito através da cidade de Copacabana, de onde partem os barcos com os turistas.

Anúncio

Em Isla del Sol, você poderá visitar o Museu do Ouro da Cidade Submersa, a Pedra Sagrada, o Templo del Inca, a Mesa de Rituais e as ruínas do Templo de Chicana. Certamente, você irá ficar encantado com esse pedacinho da Bolívia.

Santiago – Chile

Viagens baratas na América do Sul. Foto: Jeffrey Eisen / Unsplash

Santiago é uma cidade conhecida por sua limpeza e organização. Mas não é só isso. Cercada pela Cordilheira dos Andes, a capital do Chile também chama a atenção por sua arquitetura, que mistura construções modernas e imponentes com prédios históricos. Bem estruturada, Santiago tem um excelente sistema de transporte público que facilita conhecer seus principais pontos turísticos.

Anúncio

Nela, você poderá desfrutar de muitos passeios culturais, já que a cidade é cheia de museus. Além disso, vale a pena visitar seus parques e passear entre as construções históricas. Não deixe de experimentar a culinária típica da região nos vários restaurantes de Santiago, assim como fazer um tour em suas vinícolas.

Encarnación – Paraguai

Viagens baratas na América do Sul. Foto: Divulgação

Encarnación é uma cidade encantadora do Paraguai. Ela fica a 370 km da capital Assunção e próximo à fronteira com a Argentina. Rica em história e cultura, a cidade também é muito animada e tem lugares belíssimos, entre praias, ruínas e áreas urbanas organizadas. Conhecida como a capital do carnaval do Paraguai, Encarnación tem o carnaval mais animado do país, comemorado em quatro finais de semana entre janeiro e fevereiro.

Anúncio

Os principais atrativos de Encarnación são as Ruínas Jesuítas, a Avenida Costera, as praias – com destaque para Playa San José, a Playa Mboi Ka’e e a Playa Pacu cua (San Isidoro) -, a Plaza de Armas de Encarnación, o Jardim Japonês e a Catedral de Encarnación.

Bento Gonçalves – Rio Grande do Sul

Viagens baratas na América do Sul. Foto: Divulgação

Charmosa, Bento Gonçalves é uma cidade da serra gaúcha super interessante para visitar. Ela fica a 121 quilômetros da capital Porto Alegre, e a apenas 40 quilômetros de Caxias do Sul, onde está o aeroporto mais próximo. Bento Gonçalves tem muitos atrativos e excelente infraestrutura para receber os turistas, com ótimas hospedagens, vários restaurantes e bares, além de lojinhas irresistíveis.

Anúncio

Entre tudo que se pode ver e fazer em Bento Gonçalves, os destaques são os passeios de Maria Fumaça, visitas e degustação de vinho em suas vinícolas, como a Casa Valduga ou Vinícola Miolo – ambas no Vale dos Vinhedos -, além de outros roteiros, o Caminho das Pedras.

Los Roques – Venezuela

Viagens baratas na América do Sul. Foto: Divulgação

O Parque Nacional Los Roques é uma área protegida da Venezuela, que abriga mais de 300 ilhas e recifes, que circundam uma lagoa de 400 quilômetros quadrados. O destino é uma ótima opção para quem quer curtir o mar com tranquilidade. Nele, você poderá aproveitar ilhas desertas e praias paradisíacas banhadas por águas cristalinas em tons de azul turquesa.

Anúncio

A culinária típica da região é também um destaque deste destino. Focada, sobretudo, em peixes e frutos do mar, a gastronomia de Los Roques é uma grata surpresa para quem o visita. Os pratos são feitos sempre com produtos frescos, muitas vezes, pescados no mesmo dia.

Chapada dos Veadeiros – Goiás

Viagens baratas na América do Sul. Foto: J. Balla Photography / Unsplash

A Chapada dos Veadeiros fica no nordeste de Goiás e é um lugar incrível para conhecer no Brasil. A região é cercada por cânions, repleta de belas cachoeiras e cenários surreais, formados a partir da ação do tempo, que não são encontrados em nenhum outro lugar. Protegida pelo

Anúncio
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, a área tem mais de 240 mil hectares de mata preservada e engloba oito cidades, sendo Alto Paraíso de Goiás, Vila de São Jorge e Cavalcante as principais bases de apoio para quem a visita.

Entre tantos lugares belíssimos para conhecer na Chapada dos Veadeiros, destacam-se o Vale da Lua, com formações rochosas únicas, e as inúmeras cachoeiras, que oferecem banhos refrescantes. Para os mais aventureiros também não faltam opções de lazer, como arvorismo, canionismo, rapel, tirolesa e cavalgadas.

Parque Nacional Torres del Paine – Chile

Viagens baratas na América do Sul. Foto: Snowscat / Unsplash

O Parque Nacional Torres del Paine fica na região da Patagônia, no Chile. Conhecido por suas grandes montanhas, icebergs de cor azul brilhante e por abrigar animais selvagens, este lugar incrível da América do Sul ainda tem 17 horas de luz solar que dão show durante o verão. É, sem dúvidas, um destino sensacional para conhecer, e o melhor, sem gastar muito. Combinando cadeias de montanha e natureza selvagem, Torres del Paine é um paraíso para os amantes do ecoturismo e aventureiros que gostam de trekkings.

Anúncio

O principal deles é o Trekking Base Torres del Paine, que tem aproximadamente 20 km e leva até a base das torres. Considerado de nível médio/alto, pode ser feito em um dia. Já o Circuito W tem aproximadamente 70 km e, apesar da distância, é o mais indicado para os viajantes menos experientes, já que tem um caminho sem muitas dificuldades. Por fim, o Circuito O tem 120 km e é indicado para os aventureiros mais experientes.

Vulcões do Equador

Viagens baratas na América do Sul. Foto: Divulgação

Agora, uma sugestão peculiar para você que gosta de algo um pouco mais radical. O Equador é famoso por seus vulcões. Há centenas deles em uma área gigantesca do país e, a partir da capital Quito, é possível conhecer vários desses lugares incríveis. Para isto, no entanto, o turista precisa do acompanhamento de um guia especializado, que apresentará suas belezas naturais e mostrará os detalhes das rochas, esculpidas com a ação do tempo.

Anúncio

Entre os vulcões para conhecer no Equador, os destaques são: Cotopaxi, terceiro maior vulcão do mundo com cume a 5.897 metros acima do nível do mar; Quilotoa, que está 3.914 metros de altitude e fica a 180 km de Quito; Chimborazo, o mais alto do Equador, com 6.310 metros acima do nível do mar; Pululahua, localizado a apenas 35 km da capital do país; e Rucu Pichincha, que fica dentro de Quito e tem 4.696 metros de altitude.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com



Anúncio

Artigos relacionados

Ver mais
Erro ao carregar dados

Alterar configurações de privacidade

Continue lendo