15 vulcões impressionantes para visitar na América Central
A América Central fica em uma região repleta de vulcões, perfeitos para quem gosta de turismo de aventura e ecoturismo visitar
A América Central é um dos melhores lugares para quem quer conhecer, de perto, um vulcão. E não é por menos. A região possui uma grande cadeia de vulcões, conhecida como arco vulcânico centro-americano, onde estão alguns dos maiores e mais ativos do continente. Além de deixar as paisagens mais bonitas, estes lugares atraem os viajantes mais aventureiros. E, se você é um desses, conferir nossas dicas sobre 15 vulcões para visitar na América Central.
Mas é importante ressaltar que estes não são os únicos, listamos aqui apenas os mais conhecidos e que podem ser visitados pelos turistas. Para você ter uma ideia da quantidade de lugares desse tipo na região, somente a Guatemala abriga 37 vulcões, dentre eles alguns dos mais ativos do mundo. Portanto, se você já é um adepto ou quer aderir ao turismo de vulcões, precisa visitar ao menos um destes locais na
Vulcões para visitar na América Central
Antes de começarmos a falar sobre quais vulcões visitar, é importante que você saiba que, em grande parte, estes lugares ficam afastados das cidades e exigem disposição e preparo físico de seus visitantes. Por isso, vá preparado para percorrer trilhas, enfrentar grandes altitudes e, claro, leve seu equipamento fotográfico para fazer registros incríveis. As paisagens no entorno e do alto dos vulcões da América Central são impressionantes.
Vulcão de Fogo (Guatemala)
O Vulcão de Fogo é um dos mais ativos da América Central, tanto que sua última grande erupção ocorreu em setembro de 2021. No entanto, normalmente o que ocorre no Vulcão de Fogo é, apenas, a emissão de uma fumaça em seu topo. Ele fica perto de Antigua, a cerca de 40 km da Cidade da
Vulcão Acatenango (Guatemala)
O Vulcão Acatenango é o irmão gêmeo do Vulcão de Fogo e tem 3.976 metros de altura. Ele é um dos vulcões mais visitados da América Central e oferece uma vista espetacular da região. No entanto, somente é permitido escalar o Acatenango com o acompanhamento de guia especializado. Ele tem dois picos, o Pico Mayor e o Yepocapa, que tem 3880 metros de altura e também é conhecido como Tres Hermanas.
Pacaya (Guatemala)
Já o Vulcão Pacaya está entre os passeios mais procurados de Antígua, antiga capital da Guatemala. Um dos motivos é o fácil acesso ao seu topo. A caminhada até lá dura apenas uma hora e meia e é feita com o acompanhamento de um guia autorizado. Várias agências de turismo locais organizam passeios para o
Vulcão de Água (Guatemala)
A Guatemala abriga outro dos vulcões mais impressionantes para visitar na Guatemala, o Vulcão de Água. Também conhecido como Hunahpú pelos maias, o monte tem 3.760 metros de altura e domina a paisagem de
Vulcão Toliman (Guatemala)
O Vulcão Toliman tem 3.158 metros de altitude, com uma cratera rasa. Ao lado dos vulcões San Pedro e Atitlán, forma uma paisagem belíssima no entorno do Lago Atitlán. O lugar é perfeito para trekkings e para quem quer conhecer mais da cultura local, nos 12 povoados que cercam a região. Você pode se hospedar em um deles e visitar os demais através de caminhadas ou passeios de barco.
Vulcão Santiaguinho (Guatemala)
Um dos vulcões da América Central mais ativos, o Vulcão Santiaguinho também fica na Guatemala. Localizado entre os departamentos de Escuintla, Chimaltenango e Sacatepequez, pode ser conhecido através de excursões ou em trekkings. No entanto, devido à sua constante atividade eruptiva, não é possível chegar muito próximo ao local, apenas contemplá-lo de longe.
Vulcão Masaya (Nicarágua)
Para quem quer ver lava ao visitar um vulcão na América Central, o Masaya é o melhor lugar. Localizado na Nicarágua, o vulcão está em atividade e, apesar de não ter erupções recentes, sua cratera é repleta de lava. E o melhor, é um local de fácil acesso, localizado a apenas 20 km da capital da Nicarágua, Manágua. Ele fica a 700 metros de altitude e é um dos vulcões mais ativos do país.
Vulcão Concepción (Nicarágua)
O Vulcão Concepción fica em uma ilha no meio de um lago na Nicarágua. O cenário surreal é completado por mais um vulcão, o Madera. A ilha que abriga os dois montes imponentes é a Ometepe que, além da natureza exuberante, tem ótima estrutura turística, inclusive para receber os turistas que querem fazer o hiking pelos dois vulcões.
Cerro Negro (Nicarágua)
Também na Nicarágua, o Cerro Negro é um dos vulcões para visitar na América Central, não só por sua beleza, mas também por uma prática inusitada. O local é procurado por quem quer fazer o Volcano Boarding. O esporte consiste em descer o morro de um dos vulcões mais ativos do país em cima de uma prancha de madeira – uma espécie de skibunda -, perfeito para quem curte adrenalina.
Vulcão Momotombo (Nicarágua)
Com 1.297 metros de altitude, o Vulcão Momotombo é um dos principais da Nicarágua e fica próximo à cidade de León. Às margens do lago Manágua, forma uma das mais lindas paisagens do país e é um ótimo lugar para os amantes do ecoturismo. Mas vale ressaltar que este também é um dos vulcões ativos da América Central. Sua última erupção ocorreu em 2015, após 110 anos de calmaria.
Vulcão Santa Ana (El Salvador)
Já em El Salvador, o vulcão Santa Ana é uma das principais atrações turísticas do país. Situado nas proximidades de Santa Ana, segunda maior cidade salvadorenha, o vulcão atrai viajantes de todo mundo por um detalhe bem peculiar: sua lava é verde. Na verdade, em seu interior é possível ver uma lagoa de caldeira vulcânica que, diferente dos demais vulcões, tem uma coloração esverdeada que até parece uma piscina natural.
Vulcão Izalco (El Salvador)
Entre os 25 vulcões de El Salvador, o Vulcão Izalco é um dos três ainda ativos no país. Com erupções constantes entre 1770 a 1957, sua atividade eruptiva podia ser vista do oceano. E, por isso, ele foi apelidado de Farol do Pacífico. No entanto, sua última erupção ocorreu em 1966 e, hoje, o local é visitado por viajantes aventureiros que buscam belas paisagens.
Vulcão Arenal (Costa Rica)
Já na Costa Rica, você encontrará alguns dos melhores vulcões da América Central. Entre eles está o Arenal, que fica dentro de um parque nacional perfeito para quem gosta de trekking. O vulcão tem 1.670 metros de altitude e fica na província de Alajuela. De seu topo, tem-se uma vista sensacional da região. Além disso, em seus arredores há piscinas de fontes termais que brotam do vulcão.
Vulcão Poás (Costa Rica)
Também na Costa Rica, o Vulcão Poás tem 2.708 metros de altitude. Ele tem duas crateras, uma com 1.5 km de diâmetro e 300 de profundidade e outra onde há a Lagoa Botos, de água fria de origem pluvial. O vulcão fica em um parque com ótima estrutura turística, incluindo trilhas sinalizadas, mirantes e casa de apoio, com sanitários, cafeteria e loja de souvenirs.
Vulcão Irazú (Costa Rica)
Localizado a 30 km da cidade de Cartago, o Vulcão Irazú é um dos ativos da Costa Rica que pode ser conhecido por turistas. Ele tem 3.432 metros de altitude e também fica dentro de um parque nacional. De um de seus mirantes mais altos é possível avistar o Mar do
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com