Repleto de lugares incríveis, o litoral do Brasil tem, sim, praias que deixam o Caribe no chinelo e vamos te provar

Nosso litoral é repleto de lugares incríveis que, comumente, são comparados às praias do Caribe. De norte a sul, as belezas das praias brasileiras chamam a atenção e atraem turistas de todo o mundo. Muitas, inclusive, estão entre os principais destinos brasileiros. Outras, não tão conhecidas, são paraísos guardados que merecem ser conhecidos. E não é exagero dizer que, sim, há praias no Brasil que deixam o Caribe no chinelo.

E, neste post, vamos te provar que é possível visitar cenários tão incríveis quanto os que vemos nas fotos do Caribe. Nesta seleção com 14 praias consideradas o Caribe brasileiro, você encontrará faixas de areias branquinhas, emolduradas por coqueiros e banhadas por águas cristalinas que vão do azul turquesa ao verde esmeralda. Confira!

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Praias no Brasil que deixam o Caribe no chinelo

Moreré – Bahia (Boipeba)

Praias no Brasil Caribe: Moreré

Foto: Divulgação

A Praia de Moreré é considerada uma das mais bonitas da Ilha de Boipeba, na Bahia, e não fica atrás de nenhuma praia do Caribe quando o assunto é beleza. Tranquila, a praia é um ótimo lugar para relaxar e se desligar do mundo. Apesar de bastante conhecida, mantém o visual paradisíaco de vila de pescadores. Nela, há piscinas naturais com águas cristalinas e mornas, perfeitas para praticar mergulho entre corais e muitos peixes. 

Praia de Antunes – Alagoas (Maragogi)

Praias no Brasil Caribe: Praia de Antunes

Foto: Divulgação

Outra praia lindíssima do litoral brasileiro, a Praia de Antunes é uma das mais famosas e procuradas de Maragogi. Lá o mar estonteantemente azul é calmo e tem águas mornas e cristalinas. Durante a maré baixa, se transforma em uma grande piscina natural. A faixa de areia é extremamente branca, cercada por coqueiros, e todo esse cenário paradisíaco a faz ser conhecida como o Caribe brasileiro em Alagoas.

Praia do Farol – Rio de Janeiro (Arraial do Cabo)

Praias no Brasil Caribe: Praia do Farol

Foto: Divulgação

Já no Rio de Janeiro encontramos mais uma das praias no Brasil que deixam o Caribe no chinelo. A Praia do Farol fica em uma área de proteção da Marinha do Brasil e, por isso, é extremamente preservada. Ela tem areias branquinhas, é banhada por um mar calmo em tons de azul turquesa e, frequentemente, é visitada por tartarugas e golfinhos. Por tudo isso, a Praia do Farol é um dos destinos imperdíveis de Arraial do Cabo.

Praia do Patacho – Alagoas (Porto de Pedras)

Praias no Brasil Caribe: Praia do Patacho

Foto: Divulgação

Outro paraíso do nosso litoral que não deixa a desejar, em nada, se comparado com as praias do Caribe, a Praia do Patacho encanta a todos que a visitam. Localizada na cidade de Porto das Pedras, em Alagoas, ela tem uma extensa faixa de areia clarinha e é banhada por águas cristalinas, em tons de azul turquesa, que formam uma linda piscina natural. E o melhor: é quase sempre deserta, perfeita para quem busca sossego para curtir o mar.

Ilha do Campeche – Santa Catarina (Florianópolis)

Praias Brasil Caribe: Ilha do Campeche

Foto: Francisco Schneider Junior/Flickr

A Ilha do Campeche, em Santa Catarina, também é considerada o Caribe brasileiro por suas características semelhantes às praias do destino internacional. A ilha fica em Florianópolis, a 1,5 km mar adentro, e é  uma área tombada como Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Por isso, esse paraíso natural do litoral catarinense se mantém extremamente preservado. Lá, o mar é calmo e tem águas cristalinas em tons de azul turquesa. A areia da praia é branquinha e contrasta com o verde da mata que a cerca.

Praia da Baía dos Porcos – Pernambuco (Fernando de Noronha)

Praias no Brasil Caribe: Baía dos Porcos

Foto: Elvis Boaventura/Wikimedia Commons

Apesar de pequena, a Baía dos Porcos é uma praia deslumbrante do arquipélago de Fernando de Noronha. A curta faixa de areia fica em meio a paredões de pedras e é banhada por águas limpas e esverdeadas. Durante a maré baixa, piscinas naturais se formam entre as rochas. Lá é possível encontrar muitas tartarugas, além de várias espécies de peixes. Para completar o visual, a baía fica em frente ao Morro Dois Irmãos.

Taipu de Fora – Bahia (Península de Maraú)

Praias no Brasil Caribe: Taipu de Fora

Foto: DIvulgação

Um dos lugares mais desejados da Península de Maraú, na Bahia, a Praia de Taipu de Fora tem mar azul turquesa cristalino, com piscinas naturais formadas por corais durante a maré baixa. Suas águas são repletas de peixes e ótimas para a prática de mergulho, principalmente snorkeling. A faixa de areia é branquinha e cercada por coqueiros. O lugar é lindo e, por isso, é considerado uma das praias no Brasil que deixam o Caribe no chinelo.

Galés de Maragogi – Alagoas (Maragogi)

Praias no Brasil Caribe: Maragogi

Foto: Divulgação

Outro paraíso do litoral nordestino, as Galés de Maragogi, em Alagoas, são umas das mais famosas piscinas naturais para visitar no Brasil. Elas ficam em frente à praia de Maragogi, mar adentro, e são formadas por recifes de corais no período da maré baixa. Suas águas cristalinas, em tons de verde esmeralda e azul turquesa, são repletas de peixes, corais e espécies marinhas, perfeitas para a prática de mergulho.

Praia do Aventureiro – Rio de Janeiro (Ilha Grande)

Praias no Brasil Caribe: Praia do Aventureiro

Foto: Divulgação

Famosa por seu coqueiro em ângulo de 90 graus, a Praia do Aventureiro é belíssima e um dos cartões-postais da paradisíaca Ilha Grande, no Rio de Janeiro. A praia tem uma extensa faixa de areias brancas, cercada por montanhas e muito verde, e é banhada por águas transparentes que formam piscinas naturais entre as rochas, durante a maré baixa. Não é para menos que a Praia do Aventureiro está entre as mais bonitas do Brasil.

Ponta dos Ganchos – Santa Catarina (Governador Celso Ramos)

Praias no Brasil Caribe: Ponta dos Ganchos

Foto: Divulgação

Localizada a 40 km da capital Florianópolis, a Praia Ponta dos Ganchos é mais um lugar paradisíaco do litoral brasileiro que não perde, em nada, para as praias do Caribe. Lá o mar tem águas cristalinas, em tons de verde esmeralda, que contrastam com a faixa de areia branquinha. A praia abriga um resort exclusivo destinado a casais que procuram por privacidade para viver o momento a dois e, por isso, é bem preservada.

Praia dos Carneiros – Pernambuco (Tamandaré)

Praias no Brasil Caribe: Praia dos Carneiros

Foto: Divulgação

Não é à toa que a Praia dos Carneiros, em Pernambuco, está entre as mais bonitas do Brasil. Ela tem uma longa faixa de areia, cercada por muitos coqueiros, e banhada por um mar calmo, de águas mornas e cristalinas. Localizada em Tamandaré, a 100 km de Recife, a linda Praia de Carneiros também tem piscinas naturais que, na maré baixa, você pode visitar a pé mar adentro.

Praia de Lopes Mendes – Rio de Janeiro (Ilha Grande)

Praias no Brasil Caribe: Lopes Mendes

Foto: Divulgação

A Praia de Lopes Mendes é mais uma porção de areia com visual caribenho no litoral brasileiro. Localizada em Ilha Grande, no Rio de Janeiro, a praia tem areias branquinhas que contrastam com o azul estonteante do mar. Emoldurada por uma densa vegetação, ela tem quase 3 quilômetros de extensão e, por estar em mar aberto, suas águas são mais frias e agitadas, ótimas para a prática do surfe.

Lagoa Azul – Rio de Janeiro (Ilha Grande)

Praias no Brasil Caribe: Lagoa Azul

Foto: Wikimedia Commons

Também em Ilha Grande, no Rio de Janeiro, a Lagoa Azul é uma grande piscina natural de águas incrivelmente azuis, localizada entre as ilhas dos Macacos, Comprida e Redonda. O local recebeu esse nome justamente por lembrar o cenário do famoso filme Lagoa Azul. Um dos principais passeios para quem visita Ilha Grande, a Lagoa Azul é um ótimo lugar para a prática de snorkeling, pois é repleta de peixes.

Praia do Madeiro – Rio Grande do Norte (Pipa)

Praias no Brasil Caribe: Praia do Madeiro

Foto: Gustavo Albano

Para finalizar, a Praia do Madeiro é outro belo lugar que é considerado o Caribe brasileiro. Localizada em Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte, a praia tem uma longa faixa de areia, mar verde esmeralda e muitas falésias. Um visual realmente paradisíaco. Mas não é só isso. Suas águas são mornas e calmas, ótimas para banhos e para a prática de esportes aquáticos, como mergulho, caiaque e stand-up paddle.






Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

5 rooftops para curtir o skyline de Bogotá

Artigo anterior

Brasileiros podem trabalhar na França mesmo sem cidadania; entenda como

Artigo seguinte

Você pode gostar