Saiba tudo o que é preciso para planejar uma viagem ao Caribe e aproveitar tudo o que esta região privilegiada do continente americano pode te oferecer

Quem nunca sonhou em viajar para o Caribe e conhecer suas lindas praias de areias brancas e mar extremamente azul. Esse lugar paradisíaco é figura garantida no imaginário de todo viajante e não é difícil entender o porquê. Localizado em uma região privilegiada do continente americano, tem clima agradável o ano todo e lugares que, de tão belos, parecem ter sido pintados à mão por um artista.

Mas você sabe onde fica o Caribe ou quais destinos pode conhecer por lá? Mais do que um único destino de viagem, a região abriga vários lugares incríveis para conhecer. E para te ajudar a escolher o que ver e fazer por lá, preparamos este post com dicas de viagens e outras informações para você planejar a melhor viagem para o Caribe. Confira, a seguir.

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Onde fica o Caribe?

quando ir para o caribe

Foto: Juan Rojas / Unsplash

Há quem confunda o Caribe com um destino único, mas a verdade é que ele é uma região composta por várias ilhas, onde estão países e estados pertencentes a outras nações. Ficou confuso? Vou simplificar: o Caribe é uma região do continente americano formada basicamente pelo Mar do Caribe, suas ilhas, estados e países.

Ele está localizado na placa tectônica chamada “Placa do Caribe” e estende-se da extremidade sul da América do Norte, passando pelo leste da América Central até o norte da América do Sul. A região é privilegiada tanto pelo clima tropical, predominante o ano todo, quanto pelos cenários paradisíacos, favorecidos pela beleza das águas claras e mornas do mar do Caribe.

Destinos para visitar no Caribe, qual escolher?

viajar para o caribe

Viajar para o Caribe – Dicas e informações úteis. Foto: Hugh Whyte / Unsplash

Agora que já está claro que não estamos falando de apenas um destino, mas de vários, podemos detalhar quais são os lugares incríveis que vale a pena conhecer nesta região. E não faltam opções. Na realidade, é até difícil escolher entre tantos destinos para visitar no Caribe. Mas não se preocupe, vou te ajudar com dicas sobre os principais:

Aruba

Aruba, apesar de ser uma pequena ilha, é um país do Caribe com muitos atrativos. Pertencente à Holanda, Aruba tem forte influência europeia, principalmente na arquitetura, possui muitos resorts à beira-mar, uma vida noturna agitada e praias de águas calmas e cristalinas. Por lá, fala-se inglês, holandês, espanhol e papiamento, idioma local.

Cancún

Cancún pertence ao México é um dos principais destinos de quem decide conhecer o Caribe. Praias paradisíacas, banhadas pelo estonteante mar azul turquesa da região, lugares históricos em meio à natureza e uma ampla rede hoteleira, tornam a cidade uma excelente opção para turistas do mundo inteiro.

San Andrés (Colômbia)

A paradisíaca San Andrés é uma ilha caribenha da Colômbia e um dos destinos mais acessíveis do Caribe, sem deixar a desejar, em nada, para os lugares mais badalados da região. Famosa por seu mar de sete cores, a ilha é um ótimo lugar para a prática do mergulho. Além disso, San Andrés também tem muito agito e ótimos serviços turísticos.

República Dominicana

Conhecida por suas belas praias, resorts e campos de golfe, a República Dominicana é outro país caribenho que vale a pena conhecer. Seu principal atrativo é Punta Cana, uma cidade com praias paradisíacas, banhadas pelo mar azul turquesa do Caribe, com faixas de areias brancas, cercadas por milhares de coqueiros.

Cuba

No coração do Caribe, Cuba oferece cenários paradisíacos e muita cultura para uma viagem inesquecível. Entre tudo o que há para conhecer nesse país caribenho, vale destacar suas praias mais belas, Varadero e os Cayos, e a capital Havana, onde há mais de 900 monumentos históricos.

Jamaica

Terceira maior ilha insular do Caribe, a Jamaica é famosa por ser o berço da música reggae, e sua capital, Kingston, abriga um museu dedicado ao cantor Bob Marley. Para além disso, o destino tem praias belíssimas, resorts all inclusive, lindas cachoeiras e cidades cheias de música e muita descontração.

Ilhas Cayman

Território britânico no Caribe, as Ilhas Cayman são formadas por três ilhas: Grand Cayman, a principal, Little Cayman e Cayman Brac. Apesar de pequenas , elas recebem milhões de turistas por ano, que vão em busca de suas belas praias, com mar extremamente azul, com águas claras e calmas, ótimas para a prática de mergulho.

Barbados

Barbados é um país independente, localizado no Caribe Oriental. É um dos melhores destinos da região para quem procura por praias paradisíacas e tranquilidade para curtir as férias. E o melhor: sem gastar muito, já que em Barbados os preços são mais acessíveis que em outros destinos caribenhos.

Curaçao

Curaçao é a maior ilha do antigo arquipélago das Antilhas Holandesas e um dos pólos turísticos mais procurados no Caribe atualmente. Além de lindas praias de areias brancas e mar azul turquesa, o destino tem águas claras e muitos recifes de corais, perfeitos para o mergulho. Lá também é possível realizar safáris, passeios a cavalo e vários esportes.

Santa Lúcia

Não tão conhecida como outros destinos do Caribe, a pequena ilha de Santa Lúcia é um lugar incrível para se conhecer. Além das belas praias, a ilha tem outros atrativos, como as Montanhas Pitons, e muitas coisas para fazer ao ar livre, como trilhas, cachoeiras, escalada, passeio a cavalo, piscina de lama e termais, tirolesas e passeios de barco.

Ilhas Virgens Britânicas

Formadas por 60 ilhas, as Ilhas Virgens Britânicas oferecem muita tranquilidade para quem quer passar as férias longe dos destinos mais badalados do Caribe, mas sem abrir mão de praias belíssimas e atividades ligadas a esportes aquáticos, como mergulho, surf, stand-up paddle e passeios de barco.

Quando visitar o Caribe?

viajar para o caribe

Foto: Rabih Shasha / Unsplash

O Caribe é uma região extensa que, como já dissemos, engloba diferentes territórios. Por isso, a melhor época de visitar o Caribe depende, e muito, do destino escolhido, já que cada um tem sua própria peculiaridade. Mas, de modo geral, recomenda-se evitar a região entre junho e novembro, durante a temporada de furacões. Por isso, a melhor época para visitar o Caribe é entre dezembro e maio.

Mas vale ressaltar que nem todos os destinos do Caribe sofrem com os furacões, já que alguns têm o clima mais seco e outros, mais úmido. Portanto, ao decidir visitar a região, pesquise também qual a melhor época para visitar o destino escolhido.

Em relação ao custo da viagem, a melhor época para economizar ao viajar para o Caribe é escolher visitar a região após a Páscoa, que marca o fim da alta temporada. Os preços das diárias nos hotéis costumam ficar bem mais acessíveis e, até junho, o clima no Caribe ainda permanece seco, sem risco de furacões.

Como chegar ao Caribe?

como chegar no caribe

Viajar para o Caribe – Dicas e informações úteis. Foto: Ramon Kagie / Unsplash

Há duas formas de viajar para o Caribe: de avião ou de navio. Se você escolher a primeira opção, saiba que não há voos diretos do Brasil para a maior parte dos destinos caribenhos, sendo necessário fazer conexão em outros países. Por exemplo, na Colômbia, voando com a Avianca, no Chile, voando com a Latam, ou Panamá, voando com a Copa Airlines. Você pode, ainda, ir para os Estados Unidos e, de lá, embarcar para o Caribe.

Agora, se você escolher chegar ao Caribe de navio, os cruzeiros são ótimas opções para você curtir a viagem do início ao fim e vamos te contar mais no próximo tópico.

Cruzeiro pelo Caribe

Foto: Fernando Jorge / Unsplash

Sem dúvida, embarcar em um cruzeiro é uma das melhores formas de aproveitar, ao máximo, uma viagem para o Caribe. E não faltam opções de empresas e roteiros para você ter uma experiência inesquecível nesta região. Os cruzeiros pelo Caribe costumam parar em diferentes lugares ao longo do caminho e desembarcar em alguns pontos principais, como Bahamas, Cozumel (México), Cartagena (Colômbia), Curaçao, St Maarten, Ilhas Virgens, Belize, Honduras, Ilhas Cayman e Martinica.

Como planejar uma viagem ao Caribe?

como planejar uma viagem

Foto: Hugh Whyte / Unsplash

A resposta a essa pergunta depende – e muito – do seu objetivo de viagem. Se a intenção é conhecer um destino único, o planejamento será bem mais simples. Agora, se você quer conhecer vários destinos da região, terá que dedicar um pouco mais de tempo para planejar a viagem ao Caribe.

Embarcar em um cruzeiro é uma das melhores opções para conhecer vários lugares em uma única viagem. No entanto, os roteiros não costumam prever mais do que um dia em cada destino. Por isso, se você quiser ficar mais dias em algum local, deverá fazer o deslocamento de avião. E é nesse ponto que o planejamento é essencial para o sucesso da sua viagem, porque você terá que conferir as disponibilidades de voos para definir o quanto poderá aproveitar de cada lugar.

Algumas companhias aéreas de grande porte, como Copa Airlines e Avianca, já estão bem difundidas no Caribe e fazem conexão entre vários destinos. Além disso, você pode optar por companhias de menor porte que operam entre ilhas pequenas, como Caribbean Airlines, Fly Damas, BahamasAir, Virgin Atlantic, InterCaribbean, entre outras.

Hotéis no Caribe: Com all inclusive ou sem?

hoteis no caribe

Viajar para o Caribe – Dicas e informações úteis. Foto: Kiril Georgiev / Unsplash

Bom, a resposta a essa pergunta vai depender do seu objetivo de viagem e do destino escolhido. Muito famosos, os hotéis no Caribe com sistema all inclusive são perfeitos para quem deseja curtir a viagem em um único lugar, relaxando e aproveitando toda a comodidade oferecida por este tipo de serviço. Punta Cana e Cancun são dois destinos perfeitos para isso.

Agora, se o seu objetivo é explorar diferentes regiões, com liberdade para conhecer novos lugares, a melhor opção é escolher um hotel sem sistema all inclusive, já que você terá gasto com alimentação enquanto estiver fora da hospedagem. St. Barth, ou Saint Barthélemy, é um dos destinos para passar cada dia em uma praia diferente.

Preciso de passaporte para viajar ao Caribe?

melhor época

Foto: Hugh Whyte / Unsplash

Sim, para viajar para a maior parte dos destinos do Caribe, você precisa ter um passaporte válido. Contudo, há algumas exceções como destinos localizados no Caribe colombiano, que permitem a entrada de viajantes vindos do Brasil apenas com RG. Portanto, é importante consultar a regra vigente no destino escolhido antes de viajar. Vale ressaltar, também, que alguns lugares exigem também visto, sobretudo os territórios pertencentes aos Estados Unidos, Cuba e México.

Qual a língua falada no Caribe?

caribe

Viajar para o Caribe – Dicas e informações úteis. Foto: Rajvinder singh / Unsplash

Depende do lugar que você vai visitar. Como explicamos no início deste post, o Caribe é uma grande região que abriga vários países e territórios, colonizados por diferentes nações. Portanto, você encontrará vários idiomas, desde espanhol, inglês, francês, holandês até dialetos locais. Inclusive é possível encontrar várias línguas sendo faladas em um mesmo destino, como, por exemplo, em Aruba, onde se fala inglês, holandês, espanhol e papiamento, idioma local.






Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Quando ir a Bariloche: Saiba qual a época para ver neve

Artigo anterior

Praia de Antunes: localização, atrativos e melhores dicas

Artigo seguinte

Você pode gostar