Viagem para Cancún: praia, sítio histórico, piscinas naturais e muito mais! Conheça 16 atrações turísticas imperdíveis

Cancún, no México, é um dos principais destinos internacionais, e não é difícil entender o porquê. Praias paradisíacas, banhadas pelo deslumbrante Mar do Caribe, e uma ampla rede hoteleira, tornam a cidade uma excelente opção para turistas do mundo inteiro.

Mas você sabe o que fazer em Cancún, além de curtir suas praias e hotéis? A verdade é que esta cidade do litoral mexicano tem muito mais atrativos além das suas areias brancas, mar turquesa e resorts luxuosos. Cancún é um destino completo que agrada tanto quem curte praia quanto quem gosta de turismo histórico, ecoturismo ou turismo de aventura. 

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Ficou interessado em conhecer melhor Cancún? Então, continue a leitura deste post e descubra 16 atrações turísticas imperdíveis deste paraíso da costa mexicana e comece, agora mesmo, a planejar sua viagem para lá.

Descubra o que fazer em Cancún com estas 16 dicas

Preparado para começar? Aqui, vou te contar quais são as 16 atrações turísticas imperdíveis em Cancún e região. Há lugares belíssimos tanto na cidade famosa quanto em suas vizinhas, como Tulum, Playa del Carmen e Riviera Maya. Além disso, não falta o que fazer em Cancún, existem opções de passeios para todos os gostos.

Chichén-Itzá

Viagem para Cancún: principais atrações do destino. Foto: Pakhnyushchy / shutterstock

Capital do povo maia, Chichén-Itzá é uma das atrações turísticas imperdíveis em Cancún. Importante local da história do México, a cidade é considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno e não pode faltar no seu roteiro por lá. Mas é importante visitá-la com a companhia de um guia, que poderá explicar melhor cada detalhe deste lugar incrível.

Entre seus pontos principais, está o templo El Castillo, também conhecido como Pirâmide de Kukulcán. Duas vezes por ano, em um horário específico, suas sombras formam a imagem da serpente emplumada, Kukulcán, um espetáculo impressionante.

Tulum

Foto: tommaso lizzul / shutterstock

Localizada a 130 km de Cancún, Tulum é uma cidade mexicana que, cada dia mais, tem se tornado um destino turístico do estado de Quintana Roo. Apesar de pequena, a cidade tem muitas belezas naturais e um sítio arqueológico maia que atrai muitos turistas.

As praias são um dos principais atrativos de Tulum. Areias brancas e o mar caribenho formam cenários paradisíacos. Para completar, há vários beach clubs – clubes de praia – que tornam os dias ainda melhores à beira-mar. Outra atração turística imperdível são os cenotes de Tulum – piscinas naturais formadas a partir dos rios subterrâneos. Os mais famosos são o Gran Cenote, o Cenote dos Ojos, o Cenote Casa Tortuga e o Cenote Ik-Kil.

Isla Mujeres

Viagem para Cancún: principais atrações do destino. Foto: Fairy Lens / shutterstock

Banhada por águas cristalinas e extremamente calmas, Isla Mujeres é uma ótima opção para quem quer curtir o mar em Cancún. Para chegar até a ilha, você pode contratar um passeio ou, simplesmente, embarcar em um ferry boat em Puerto Juárez ou na Playa Tortuga.

Sua principal praia é a Playa Norte, que tem uma longa extensão de mar raso – na altura da cintura – perfeito para banhos relaxantes. Ótima para quem gosta de mergulho, Isla Mujeres abriga um curioso museu aquático, com esculturas submersas. Além disso, é possível nadar com golfinhos lá.

Coco Bongo

Foto: Chad Zuber / shutterstock

Ponto alto da noite em Cancún, Coco Bongo é uma espécie de boate, teatro e casa de show que promove diversos espetáculos. É um dos lugares mais procurados por quem gosta de agito noturno e atrai pessoas de todas as idades. 

É comum encontrar em Coco Bongo artistas interpretando cantores e atores famosos. Localizada na zona hoteleira de Cancún, a boate-espetáculo é um lugar muito animado e funciona no estilo Open Bar, ou seja, você paga a entrada e pode consumir diversas bebidas durante o período que permanecer lá.

Cenotes de Cancún

Viagem para Cancún: principais atrações do destino. Foto: Sergey Novikov / shutterstock

No caminho entre Cancún e Tulum há vários cenotes que podem ser visitados facilmente. Eles chamam atenção por sua beleza e são ótimos lugares para se refrescar, além de excelentes locais para o mergulho de superfície – snorkeling.

Os cenotes são piscinas naturais formadas por águas de rios subterrâneos ou da chuva, localizadas entre cavernas e grutas. Com águas cristalinas e, em alguns deles, em tons de turquesa, formam cenários belíssimos. Além dos cenotes de Tulum, que mencionei anteriormente, vale a pena conhecer o Cenote Azul, em Puerto Aventuras, os Cenotes Tamcach-Ha & Choo-Ha, em Cobá, e o Cenote Rio Secreto, na Playa del Carmen.

Xcaret

Foto: Anton_Ivanov / shutterstock

Situado em Playa del Carmen, o parque Xcaret é uma espécie de sítio arqueológico onde se encontra de tudo um pouco. Lá você pode explorar a selva por passagens secretas, nadar em rios subterrâneos, fazer trekking, praticar snorkeling e assistir shows culturais.

É, com certeza, uma das atrações turísticas imperdíveis de Cancún. Por isso, ao viajar para lá, inclua o parque Xcaret em seu roteiro de viagem. Entre seus principais atrativos estão o Paradise River, o Vilarejo Maia, o Coral Reef Aquarium e os rios subterrâneos. Não deixe de assistir, também, aos shows sobre a história do México. 

Nadar com tubarão baleia

Viagem para Cancún: principais atrações do destino. Foto: Divulgação

Entre os meses de maio a setembro, durante a temporada de tubarão baleia, é possível fazer o passeio a partir de Cancún para nadar com estes animais, que chegam ao mar que rodeia a Ilha de Contoy e Holbox para se alimentar e acasalar.

Dóceis e amigáveis, os tubarões baleias podem medir até 15 metros de comprimento e o mergulho com eles é uma experiência incrível. Para completar, você ainda pode ver golfinhos, raias e tartarugas marinhas.   

Zona hoteleira de Cancún

Foto: Christopher Lin / shutterstock

A zona hoteleira de Cancún é o principal destino de quem viaja para esta região do México. E o motivo não são apenas as várias hospedagens – hotéis e resorts all inclusive. Situada em torno da avenida Boulevard Kukulcán, a zona hoteleira é banhada pelo mar do Caribe de um lado e pela Lagoa Nichupté, do outro.

Esta área concentra várias opções de atividades, passeios, baladas e restaurantes. Entre seus principais pontos turísticos estão o Mirante Playa Delfines, o Sítio Arqueológico El Rey, o Museu Maya de Cancún, o Jardim  da Arte na Playa Langosta e a Torre Panorâmica.  

Torre Giratória

Viagem para Cancún: principais atrações do destino. Foto: Divulgação

A Torre Giratória – ou Mirante Giratório – de Cancún é uma ótima pedida para quem quer ter uma visão panorâmica, principalmente da zona hoteleira. Localizada na Playa Linda, a torre tem uma estrutura que se movimenta em torno de um eixo à medida que sobe, possibilitando ao turista avistar a cidade de Cancún ao fundo, o mar e a Lagoa Nichupté.

Do alto, é possível ver toda a zona hoteleira, incluindo a avenida Boulevard Kukulcán. Essa opção de passeio pode ser combinada com a ida à Isla Mujeres, uma vez que o acesso à Torre Giratória fica ao lado de um dos embarques para lá.

Playa del Carmen

viagem para cancún

Foto: Fairmont Mayakoba Resort

Situada a 70 km da área central de Cancún, Playa del Carmen é uma ótima opção de passeio. Mais pacata que a vizinha mais badalada, a cidade costuma ser frequentada pelos turistas europeus. Por lá, o ritmo é mais desacelerado, ideal para quem procura por sossego. Além disso, os preços são mais acessíveis que em Cancún.

Playa del Carmen oferece vários atrativos, como parques aquáticos, sítios arqueológicos e áreas para mergulho. Assim como tem boa oferta de serviços, como beach clubs, restaurantes e lojas.

Parque Xel-Ha

viagem para cancún

Viagem para Cancún: principais atrações do destino. Foto: MIKE FOUQUE / shutterstock

Uma das maiores maravilhas naturais do mundo, o Parque Xel-Ha está localizado no coração de Riviera Maya, a 115 km de Cancún. O grande oásis de águas cristalinas é a porta de entrada do oceano no continente e, ainda, abriga vários canais de água doce, que formam o maior sistema de rios subterrâneos do mundo. Um lugar belíssimo que encanta a todos que o visitam.

E se não bastasse a beleza natural, o parque ecológico tem uma série de atrativos para os turistas, como áreas para nado, flutuação e mergulho. Além disso, tem mangues e cenotes que podem ser visitados. Suas atrações turísticas imperdíveis são a Piedra de Valor, o Salto del Mono, a Trepachanga e a Salpichanga – todas incluem saltos nas águas azul turquesa do rio, entre outras formas de diversão.

Cozumel

viagem para cancún

Foto: Tono Balaguer / shutterstock

San Miguel de Cozumel, ou apenas Cozumel, é uma belíssima ilha situada a apenas 60 km de Cancún. Vizinha da maior barreira de corais do mundo, a ilha é muito procurada para a prática de mergulho, devido à rica vida marinha encontrada em suas águas claras e quentes.

Para se ter uma ideia, a visibilidade das águas que banham Cozumel é de 30 metros de profundidade. Por isso, mergulhar ali é uma das experiências mais incríveis que se pode ter ao viajar para Cancún. Com clima de cidade do interior, porém, Cozumel é bem mais tranquila que a zona hoteleira e tem oferta de serviços menor.

Compras em Cancún

viagem para cancún

Viagem para Cancún: principais atrações do destino. Foto: Wikimedia Commons

As praias e belezas naturais são, com certeza, os principais atrativos de Cancún. Mas quem visita esta região do México encontra, também, ótimos lugares para compras. Há vários centros comerciais, principalmente, ao longo da zona hoteleira. Além disso, a maior parte das lojas trabalha com preços em dólar, mas você pode encontrar algumas que utilizam o peso mexicano – mais desvalorizado em relação ao real.

Ao fazer compras em Cancún, você encontrará a maioria das marcas mais famosas – como Nike, Adidas, Apple, Zara e Puma -, além de várias lojas de souvenirs e artesanato mexicano. Uma dica é visitar o La Isla, um shopping a céu aberto onde se encontra de tudo um pouco.

Akumal

viagem para cancún

Foto: dronepicr / Flickr

Lar das tartarugas, a praia de Akumal recebeu este nome justamente por ser a casa deste animal marinho. Isto porque Akumal é uma palavra maia que significa, justamente, lugar de tartarugas. E é este um dos principais motivos que levam tantos turistas até lá.

Com um mar de águas cristalinas em tons de turquesa e esmeralda, a belíssima praia de Akumal fica em uma propriedade privada e, para acessá-la, é preciso pagar um ingresso. Caso opte por mergulhar, também deverá contratar o passeio, feito em grupos de até quatro pessoas por vez. É possível nadar junto com as tartarugas, mas o tempo é controlado. Além disso, a área para banho também é delimitada. Todas as medidas visam preservar o local.

Cobá

viagem para cancún

Foto: Madrugada Verde / shutterstock

Situada a 130 km de Cancún, a cidade antiga de Cobá é mais um sítio arqueológico para se visitar na região. Ela fica na Riviera Maia e suas ruínas podem render um belo passeio combinado com o sítio arqueológico de Tulum.

Cobá foi um importante centro político e religioso do povo maia entre os séculos de 400 e 1100. A cidade chegou a abrigar 50 mil pessoas e só perdeu importância quando sua rival, Chichén-Itzá ampliou território. Hoje, suas ruínas podem ser visitadas com ou sem o acompanhamento de um guia. 

Passeios noturnos

viagem para cancún

Foto: Divulgação

Cancún é um excelente destino para quem curte passeios noturnos, principalmente aqueles regados a muita agitação e diversão. A avenida Boulevard Kukulcán, que corta a zona hoteleira, é repleta de restaurantes, bares e boates. Além disso, tem vários centros comerciais e shoppings que funcionam à noite.

Se você gosta de agito, vale a pena conhecer o Señor Frog´s, um bar muito divertido que já virou uma das atrações principais da noite em Cancún. Outro lugar imperdível é a boate Coco Bongo, que já falei neste post. Mas a avenida principal da zona hoteleira não é o único local onde você pode fazer passeios noturnos. Vale a pena conhecer, também, o Fórum By The Sea, uma região que concentra bares e boates.

Agora que você já sabe quais são as atrações turísticas imperdíveis e o que fazer em Cancún, não resta outra saída do que planejar sua viagem para lá. Esse lugar paradisíaco do litoral mexicano é um destino completo que merece ser conhecido por você.

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Conheça a maravilhosa Praia do Espelho, na Bahia

Artigo anterior

Conheça a Praia do Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo

Artigo seguinte

Você pode gostar