Arqueólogos acabam de encontrar mais um desenho na Pampa de Nazca, casa dos famosos geoglifos que fazem parte da lista de Patrimônio Mundial da Unesco desde 1994. Um gato com cerca de 37 metros de comprimento em repouso em uma colina de areia é a nova figura encontrada na região.

O felino foi esculpido nas encostas de uma colina no meio do deserto da região de Nazca cerca de duzentos anos antes de nossa era, muito antes do aparecimento das famosas figuras – o “macaco”, a “aranha” ou o “pássaro” – o que torna a área um dos locais de maior interesse arqueológico no Peru.

Johnny Isla, arqueólogo responsável pelo sistema de gestão do Parque Arqueológico Nazca-Palpa, afirmou à Agência EFE que a descoberta aconteceu por acaso, quando autoridades decidiram melhorar o acesso ao principal mirante natural que permite aos visitantes contemplar parte das figuras gigantescas no local.

“Do Ministério da Cultura percebemos que o acesso ao mirante, de fato, atropelou um geoglifo, e consideramos alterá-lo, uma vez que não é possível que o acesso promova danos ao patrimônio… Outra questão é que a subida era complicada e queríamos tornar a passagem mais segura… E nesse processo, percebemos que havia vestígios naquela encosta que não eram naturais de forma alguma”, disse Isla.

“É surpreendente que ainda possam ser identificadas novas figuras, mas sabemos que existem outras que podem ser encontradas. Nos últimos anos, o uso de drones, que sobretudo nos permitem fazer imagens em encostas, torna isso possível”, disse o arqueólogo.

A descoberta ocorreu no início deste ano, mas com à paralisação das atividades no país devido à covid-19, o trabalho de campo não foi concluído até agora, revelando a figura de um animal olhando para frente e de lado, traçado com linhas de cerca de 30 centímetros de espessura.

Leia também:

» 12 lugares imperdíveis para conhecer no Peru
» Melhor época para ir ao Peru
» Peru: roteiro de 7 dias visitando Cusco, Machu Picchu e Vale Sagrado
» Conheça o Cañon del Colca em Arequipa no Peru

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Reserve passagens aéreas com até 40% de desconto para qualquer destino.
Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

7 passeios de barco para fazer em Angra dos Reis

Artigo anterior

Grande Barreira de Corais foi reduzida à metade em 25 anos

Artigo seguinte

Você pode gostar