Atualizada em:
Vai viajar para Bonito e quer saber o que este destino incrível do Mato Grosso do Sul pode te oferecer? Confira quais são as atrações imperdíveis em Bonito
É um pouco difícil falar de Bonito sem fazer relação com seu nome. O lugar é realmente belíssimo e cheio de cenários incríveis, alguns somente encontrados nesta região do cerrado brasileiro. Grutas, cavernas, cachoeiras, rios de águas cristalinas e nascentes estão entre as atrações imperdíveis para conhecer em Bonito, no Mato Grosso do Sul.
E se o que você procura é um lugar para viver experiências inesquecíveis, vale muito a pena apostar neste destino para sua próxima viagem. Perfeito para amantes do ecoturismo e do turismo de aventura, Bonito tem vários passeios bacanas em contato com a natureza e estruturas completas de lazer, tanto para quem quer relaxar como para quem gosta de um pouco mais de emoção.
Atrações imperdíveis em Bonito
Os passeios em Bonito são sempre voltados à natureza, e não poderia ser diferente. Esse destino do Mato Grosso do Sul está localizado em uma região privilegiada do cerrado brasileiro, cheia de nascentes, rios de águas cristalinas, cachoeiras, grutas e mata preservada, o que favorece o ecoturismo. Confira, a seguir, quais são as atrações que você precisa conhecer ao viajar para Bonito.
Gruta do Lago Azul
Principal atração de Bonito, a Gruta do Lago Azul é uma caverna com um lago de águas incrivelmente azuis que chega a 90 metros de profundidade. O local é uma das maiores cavidades inundadas do planeta e impressiona por sua beleza. Para chegar ao interior da gruta, é preciso descer uma escada com cerca de 300 degraus, mas não é permitido nadar.
Estância Mimosa
Outro passeio imperdível em Bonito, a Estância Mimosa é uma fazenda que oferece várias atrações em meio à natureza. O local tem oito cachoeiras, sete piscinas naturais, quatro mirantes, passarelas suspensas e trilhas que interligam as atrações. Para conhecer cada uma delas, os visitantes são acompanhados por guias.
Aquário Natural
O Aquário Natural é um local onde os visitantes realizam flutuação no Rio Baía Bonita e podem observar muitos peixes e a nascente de dentro da água. Não é permitido ficar em pé no rio, apenas fazer flutuação ou, então, seguir de barco pelo percurso. Esta é a atração mais próxima do centro de Bonito e uma experiência muito bacana.
Balneário Ilha Bonita
É no Balneário Ilha Bonita, em Bonito, que os visitantes podem se conectar com a natureza em sua forma mais singela. A cidade, famosa por seus banhos naturais em rios, cachoeiras e poços cristalinos, está sempre entre as listas dos lugares mais lindos do Brasil. Como o nome sugere, o Balneário Ilha Bonita é a parada certa para quem deseja se refrescar em contato extremo com a natureza, ver os peixes coloridos de diferentes espécies e se esbaldar em um balneário com um acesso fácil e sem grandes dificuldades mesmo para crianças. Está planejando a sua viagem? Então guarde essa dica de opção ideal de passeio para toda a família que visita a cidade de Bonito.
Parque Ecológico Rio Formoso
Para quem curte aventura em contato com a natureza, o Parque Ecológico Rio Formoso é uma das melhores atrações para conhecer em Bonito. O local tem várias atividades, como tirolesas, trilhas suspensas por entre as árvores, passeio a cavalo, bóia-cross e a lagoa Formosa, onde há tirolesas aquáticas, stand-up paddle e caiaque.
Nascente Azul
O balneário Nascente Azul é outro lugar em Bonito para quem gosta de aventura e ecoturismo. Nele há várias opções de lazer, como o Aqualokko, um circuito multiaventura com pontes suspensas sobre o lago, e a tirolesa aquática. Outros destaques desse parque de Bonito são a piscina ecológica, a praia de água doce e a cascata massagem.
Rio Sucuri
Famoso por suas águas cristalinas, o Rio Sucuri é um dos melhores lugares para fazer flutuação em Bonito. Nele, é possível ver diversas espécies de peixes coloridos. É uma experiência única, que vale a pena ter ao viajar para este destino do Mato Grosso do Sul. A flutuação no Rio Sucuri percorre cerca de 1,8 km.
Abismo Anhumas
Imagina descer 72 metros dentro de uma caverna e, em seu interior, encontrar um lago de águas cristalinas onde é possível fazer flutuação e mergulho de cilindro. É isto que você encontra no Abismo Anhumas, uma das atrações mais surpreendentes de Bonito. A descida ao interior da caverna é feita através de um rapel elétrico, acompanhada por monitores.
Gruta de São Mateus
A Gruta de São Mateus é uma impressionante caverna localizada nas proximidades de Bonito. Em seu interior há várias formações espeleológicas, como estalactites, estalagmites, colunas e coralóides. Para chegar até ela, é preciso atravessar uma ponte suspensa – a 5 metros de altura – entre as copas das árvores.
Fazenda Ceita Corê
Outra opção bacana de passeio em Bonito, a Fazenda Ceita Corê oferece uma trilha pelo Vale do Rio Chapeninha. O trajeto tem seis paradas para banhos de cachoeiras e ainda é possível conhecer a nascente do rio, no interior de uma caverna com 158 metros de profundidade. Durante o percurso, é muito fácil avistar animais silvestres.
Praia da Figueira
É isso mesmo, Bonito também tem praia, mas de água doce. Ideal para relaxar, a Praia da Figueira fica na margem do rio Formoso e tem areia branquinha. Localizada dentro de um balneário, conta com espreguiçadeiras, quiosques e restaurante, além de estrutura para realização de algumas atividades, como stand-up paddle e pedalinhos.
Buraco das Araras
O Buraco das Araras é uma opção de passeio bem interessante em Bonito, fora do circuito das águas. Trata-se de uma formação conhecida como dolina, esculpida pela ação do tempo, com 500 metros de diâmetro e 100 metros de profundidade, onde vivem várias araras e outros animais silvestres.
Projeto Jibóia
Voltado à educação ambiental, o Projeto Jibóia apresenta o comportamento e os hábitos alimentares das serpentes não peçonhentas, através de palestras e visitas aos vários terrários que possui. Por fim, os visitantes podem ter contato direto com as serpentes, podendo, inclusive, tirar fotos com elas.
Lagoa Misteriosa
A Lagoa Misteriosa tem esse nome porque, até hoje, não se sabe qual é sua profundidade real. Em 1988, um mergulhador chegou a 220 metros de profundidade, mas não encontrou seu fundo. As águas da lagoa são extremamente cristalinas, em tons de azul, perfeitas para a prática de mergulho e para flutuação.
Parque Nacional Serra da Bodoquena
Situado a 70 km de Bonito, o Parque Nacional da Serra da Bodoquena é uma das atrações mais procuradas dessa região do Mato Grosso do Sul. Famoso por suas belas cachoeiras – a maior parte aberta para visitação -, o parque tem várias trilhas, que revelam não só as cachoeiras, mas também piscinas naturais excelentes para banhos.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]