Atualizada em:
Destinado a atender emergências de saúde, meio ambiente e desastres naturais, o programa Avião Solidário da LATAM atua no Brasil e na América do Sul
Uma aeronave que dá suporte gratuito às emergências da área da saúde, ajuda a promover a preservação do meio ambiente e presta socorro em casos de desastres naturais. Esse é o programa Avião Solidário da LATAM que acaba de completar 11 anos. Desde que foi lançado, em 2011, o projeto já ajudou mais de 130 milhões de brasileiros, seja no transporte de pacientes, de medicamentos e vacinas ou com a entrega de alimentos e itens de necessidade básica a famílias de várias partes do país.
Com o lema Sustentabilidade: um Destino Necessário, o programa da LATAM atua em conjunto com cerca de 20 ONGs parceiras, disponibilizando a malha aérea e a experiência logística da companhia aérea para conectar quem pode oferecer ajuda a quem mais precisa. E o trabalho não se restringe apenas ao Brasil. O Avião Solidário da LATAM colabora com comunidades da América do Sul e prestou assistência humanitária, inclusive, na Guerra da Ucrânia, levando doações às vítimas do conflito.
Avião Solidário da LATAM
O programa Avião Solidário da LATAM já transportou 2,7 mil profissionais da saúde. Assim como levou mais de 13 mil órgãos e tecidos para transplante e 262 milhões de vacinas, sobretudo durante a pandemia da Covid-19. Além disso, levou mais de 4,5 mil animais em ações de preservação do meio ambiente, como o resgate de espécies ameaçadas de extinção. Já no campo social, doou mais de 14 mil passagens para projetos sociais e transportou 470 toneladas de cargas, incluindo alimentos e insumos médicos.
Somente na América do Sul, o Avião Solidário transportou mais de 4,5 mil passageiros, mais de 2,4 mil órgãos para transplantes, mais de 1,5 mil toneladas de carga e quase 300 milhões de vacinas desde o ano de 2020.
“É muito gratificante saber que o Avião Solidário conseguiu beneficiar mais da metade da população brasileira ao longo desses 11 anos, especialmente nos últimos dois, durante os quais levamos mais de 260 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 a bordo de mais de 3 mil voos”, disse Gislaine Rossetti, diretora de Relações Institucionais e Regulatórias da LATAM Brasil, em nota.
As ações do Avião Solidário giram em torno das três frentes do programa da LATAM: Saúde, Meio Ambiente e Desastres Naturais. Para isto, mantém parcerias com instituições de diferentes lugares, sendo mais de 50 alianças com organizações sociais e da sociedade civil no Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru. Além disso, tem parcerias com a ACNUR, que presta apoio a refugiados em todo mundo, com a ASBRAD, que combate o tráfico de pessoas, e com o IAQ, que presta apoio aos queimados.
Ações do programa
Desse modo, consegue auxiliar em diversas situações de emergências e ações solidárias. Por exemplo, o avião da LATAM participa da campanha #MeninaAjudaMenina na luta contra a pobreza menstrual. E, desde 2021, ajudou a distribuir mais de 1 milhão de absorventes para mulheres entre 15 e 17 anos em 5 estados brasileiros (Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará e Pernambuco). Além disso, transportou gratuitamente mais de uma tonelada de cargas como respiradores, cilindros de oxigênio e insumos médicos entre 2020 e 2022.
Já em sua atuação na preservação do meio ambiente, a aeronave realiza o transporte de cientistas e integrantes de ONGs ambientais. E, quando necessário, transportar animais e plantas resgatadas de catástrofes, como enchentes e incêndios. Em um desses resgates, transportou dois macacos mico-leão-preto e três aves jacutinga. Ambas espécies são ameaçadas de extinção e os animais foram levados para receberem cuidados e serem reintroduzidos à natureza.
O suporte humanitário, por sua vez, acontece em casos de desastres naturais, como inundações, incêndios, terremotos, tsunamis, desabamentos ou erupções vulcânicas. Em junho deste ano, fez o transporte de mais de 3 toneladas de alimentos destinados a mais de 200 famílias atingidas pelas chuvas em Recife. Além disso, juntamente com o Exército do Brasil, levou roupas para os refugiados venezuelanos na “Operação Acolhida” no início de de 2022. E, recentemente, transportou alimentos e materiais médicos para as vítimas da guerra na Ucrânia, na Europa.
Atuação na América do Sul
Especialmente nos demais países da América do Sul, o Avião Solidário da LATAM atua no transporte de pacientes que precisam de tratamento médico. Além disso, leva profissionais de saúde, equipamentos e suprimentos técnicos e órgãos, tecidos e células-tronco. O objetivo é diminuir as distâncias através do transporte aéreo, auxiliando nas necessidades das comunidades de diferentes lugares.
No Equador, por exemplo, firmou parceria com a Sociedade de Luta contra o Câncer (SOLCA). Através dela, não só no transporta pacientes para tratamentos médicos, como também ajuda a realizar seus sonhos de conhecerem alguns lugares incríveis. Em 2021, a companhia aérea e a entidade promoveram um concurso que premiou quatro crianças do projeto HOPE (Hospital Onco-Pediátrico do Equador) com uma viagem, junto com seus familiares, para o arquipélago de Galápagos.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]