Azul reajusta valor das bagagens despachadas em voos nacionais

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Após a Gol anunciar aumento da taxa de despacho de malas, Azul também reajusta preços das bagagens despachadas em voos nacionais em até 12%, variando conforme o destino e a antecedência da compra

Menos de um mês após o aumento na taxa de despacho de malas na Gol, a Azul divulgou um reajuste no valor das bagagens despachadas em voos nacionais. Anteriormente, a primeira mala, de até 23 kg, custava R$ 99, se comprada com antecedência. Após a medida, que já está em vigor, o preço subiu para R$ 110, o correspondente a quase 12% de acréscimo. 

Já a segunda mala, também adquirida antecipadamente, passou de R$ 129 para R$ 140, uma mudança de 9%. Os novos valores se aplicam tanto para novas reservas, quanto para aqueles que já possuem uma passagem aérea comprada.

bagagem despachada azul
Foto: Benjamin Rascoe / Unsplash

Em dezembro de 2022, a tarifa para o primeiro volume de até 23kg já tinha subido de R$90 para R$99, o que representa um aumento de 10%. Com o novo reajuste, houve um aumento acumulado de mais de 22% em apenas 8 meses. Os valores dos voos para a América do Sul, Estados Unidos e Europa permaneceram os mesmos.

Os passageiros que adquirirem a franquia de bagagem com pelo menos seis horas de antecedência do voo através do site, aplicativo ou central de atendimento pagam mais barato. No entanto, com menos antecedência, só é possível comprar diretamente no aeroporto e com um preço mais elevado. 

Clientes com status Elite TudoAzul e clientes dos cartões de crédito Azul Itaú podem despachar até três malas sem nenhum custo, independentemente da tarifa adquirida. Além disso, os passageiros que reservarem na tarifa Mais Azul já têm direito a uma mala despachada incluída. É importante lembrar que todas as tarifas incluem uma bagagem de mão de até 10 kg sem qualquer custo e um item pessoal.

Tabela com os novos valores 

novos valores bagagem de mão azul

O que levar na bagagem de mão?

A bagagem de mão deve ter no máximo 10 kg e caber embaixo do banco de passageiros ou no compartimento da aeronave. Nela, deve-se levar os itens que são mais importantes ou necessários para a sua viagem, como remédios, material de leitura, casaco, guarda-chuva, máquina fotográfica e outros. 

Também é possível levar alimentos e bebidas em voos nacionais. Já em em viagens internacionais há restrições para líquidos e pastas, que devem ter até 100 ml por embalagem e estar em um saco plástico transparente. Alguns itens são proibidos por questões de segurança, como objetos cortantes, inflamáveis, explosivos ou químicos.

Além da mala de mão, o passageiro tem direito a levar um item pessoal, como mochila ou bolsa menor, com documentos, dinheiro, objetos de valor e aparelhos eletrônicos. Confira todos os detalhes neste guia completo e atualizado sobre bagagem de mão que o Guia Viajar Melhor preparou. Se tiver outras dúvidas, verifique as regras da companhia aérea, do país de destino ou na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Bagagem extraviada: o que fazer?

bagagem despachada azul
Foto: American Green Travel / Unsplash

Quem viaja de avião e tem a bagagem extraviada, roubada ou danificada pode exigir uma indenização da companhia aérea. O direito do passageiro está previsto no Código de Defesa do Consumidor e depende do tipo de voo (nacional ou internacional) e do tempo de atraso na entrega da mala. 

Para reclamar, o primeiro passo é informar o problema à empresa no balcão de desembarque e preencher um formulário chamado Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB). Também é recomendável comunicar a situação à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), dentro ou fora do aeroporto, em até 15 dias após o desembarque.

A empresa tem até 7 dias (voo nacional) ou 21 dias (voo internacional) para devolver a bagagem ao passageiro. Se isso não acontecer, ela deve pagar uma indenização em até 14 dias. Além disso, todas as despesas que o passageiro tiver por causa da falta da mala devem ser reembolsadas pela empresa.

Se a bagagem demorar mais de 72 horas para ser entregue, o passageiro pode pedir uma indenização maior. Nesse caso, se a empresa não der assistência adequada, o melhor é procurar um advogado especializado para avaliar se há direito a uma reparação. É importante guardar todos os comprovantes e acompanhar as medidas que a empresa está tomando durante o processo. Saiba como um seguro viagem pode ajudar em casos de extravio de bagagem

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