Azul retoma venda de passagens para Noronha com 8 voos diários a partir de Novembro

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Após restrições da Anac, Azul mudou aeronave para voos a Noronha e anunciou venda de passagens para oito voos diários a partir de Novembro

A partir de Novembro, a Azul terá oito voos diários para Fernando de Noronha, com saídas do aeroporto de Recife, tanto para partidas diretas da capital de Pernambuco como para ponte aérea de passageiros vindos de outros destinos. A companhia retomou a venda de passagens aéreas após se adequar às restrições impostas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que proibiu o pouso de aviões com motores a reação (turbojatos), devido às condições da pista do aeroporto da ilha.

A Azul vai operar voos para Noronha com aeronaves do modelo ATR 72-600, que são menores que os jatos da Embraer. Os novos aviões, que já eram usados em voos diretos de Natal até o arquipélago desde setembro, têm capacidade para transportar até 70 passageiros. Os jatos da Embraer, por sua vez, levavam até 136 passageiros.

Retomada de voos para Noronha

Voos para Noronha
Foto: Rafael Luiz Canossa/Wikimedia Commons

A mudança de aeronave possibilitou que a Azul retomasse, já em outubro, os voos para Fernando de Noronha a partir de Recife, com cinco partidas diárias em cada sentido. E, a partir de Novembro, a ideia é ampliar a quantidade de voos para 8 partidas diárias em cada sentido, como forma de atender à demanda da alta temporada de verão. As passagens para Noronha já estão à venda no site da companhia aérea.

Como as aeronaves do modelo ATR 72-600 têm uma autonomia menor do que os jatos da Embraer, os voos para Noronha, neste primeiro momento, serão feitos somente a partir do aeroporto de Recife. Por isso, passageiros de outros destinos, obrigatoriamente, terão que fazer a conexão na capital pernambucana. Inclusive, ainda não se tem informação se os voos a partir de Natal, que já eram feitos com esse tipo de avião, voltarão a ser diretos para o arquipélago. O voo entre o Recife e Noronha dura cerca de 40 minutos. No entanto, a duração da viagem parece ser maior, uma vez que a ilha está uma hora à frente do continente.

Veja a programação de voos para Novembro:

Recife-Noronha

  • Recife – Fernando de Noronha – Saída 7h – Chegada 9h40 (exceto sábados)
  • Recife – Fernando de Noronha – Saída 8h – Chegada 10h40 (Diário)
  • Recife – Fernando de Noronha – Saída 8h30 – Chegada 11h10 (Diário)
  • Recife – Fernando de Noronha – Saída 9h10 – Chegada 11h50 (Diário)
  • Recife – Fernando de Noronha – Saída 12h – Chegada 14h40 (Diário)
  • Recife – Fernando de Noronha – Saída 12h55 – Chegada 15h35 (Diário)
  • Recife – Fernando de Noronha – Saída 13h30 – Chegada 16h10 (Exceto sábados)
  • Recife – Fernando de Noronha – Saída 14h – Chegada 16h40 (Diário)

Noronha-Recife

  • Fernando de Noronha – Recife Saída 10h20 – Chegada 11h (exceto sábados)
  • Fernando de Noronha – Recife Saída 11h20 – Chegada 12h (Diário)
  • Fernando de Noronha – Recife Saída 11h50 – Chegada 12h30 (Diário)
  • Fernando de Noronha – Recife Saída 12h30 – Chegada 13h10 (Diário)
  • Fernando de Noronha – Recife Saída 15h20 – Chegada 16h (Diário)
  • Fernando de Noronha – Recife Saída 16h15 – Chegada 16h55 (Diário)
  • Fernando de Noronha – Recife Saída 16h50 – Chegada 17h30 (exceto sábados)
  • Fernando de Noronha – Recife Saída 17h20 – Chegada 18h (Diário)

Restrições de voos para Noronha

Aeroporto de Noronha
Foto: Rafael Luiz Canossa/Wikimedia Commons

De acordo com a Anac, as restrições ao pouso de aeronaves de grande porte no aeroporto de Fernando de Noronha se deram como medida preventiva, de modo a “preservar a segurança de passageiros, tripulantes e das operações aéreas”. Isto porque há degradações em trechos da pista que comprometem a operação com os turbojatos.

Desde 2019, o aeroporto vem sendo monitorado devido ao problema, identificado como de gravidade média naquela época. As obras que deveriam corrigir essas degradações nunca saíram do papel, por isso, a Anac resolveu restringir as operações no local.

Segundo nota da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco (Seinfra), o governo do estado seguirá as determinações da Anac para normalizar o desembarque de passageiros no arquipélago. Para isso, iniciou as obras de reparos na pista de pouso e decolagem, que devem ficar prontas em dois meses. Já a readequação de capacidade da pista, a requalificação do pavimento, o sistema de drenagem e a implantação de sinalização devem ficar prontos em 12 meses.

Além disso, a Seinfra declarou que “vem atuando na mobilização e transporte de materiais, insumos e equipamentos necessários para a execução dos serviços de restauração total do pátio de estacionamento das aeronaves, pistas de rolamento (taxiway) e da pista de pouso e decolagem”.

Venda de passagens para Noronha

Venda de passagens da Azul para Noronha
Foto: Rafael Luiz Canossa/Wikimedia Commons

Por conta das restrições de pousos e decolagens no Aeroporto de Fernando de Noronha – Governador Carlos Wilson, muitos viajantes tiveram que ficar no arquipélago mais tempo que o planejado, enquanto as companhias aéreas definiam qual avião usar para buscá-los. Por outro lado, quem tinha viagem para este período também teve que refazer os planos até ter uma definição de como seguir para o destino pernambucano.

Agora, com a volta da venda de passagens pela Azul, voltou a ser possível viajar para Fernando de Noronha. No entanto, é preciso destacar que as aeronaves têm uma capacidade menor, o que limita a oferta de voos.

A outra companhia aérea que operava em Fernando de Noronha, a Gol, ainda não informou quando voltará a ter voos para lá. De acordo com a empresa, os passageiros que já tinham bilhetes para viagens a partir de 12 de outubro, quando começaram as restrições, poderão remarcar suas viagens, pedir crédito ou reembolso diretamente no site da Gol ou ainda pela Central de Atendimento no telefone 0300-115 2121.

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