Bagagem de mão: Latam passa a cobrar pelo excesso de peso

Atualizada em:

A Latam vai começar a fiscalizar as bagagens de mão que forem embarcar em seus voos nacionais e internacionais. Atualmente, os passageiros têm direito a uma mala de mão de até 10 kg nas dimensões de 45 x 35 x 20 cm, para voos domésticos. Agora, os volumes que ultrapassarem o limite estabelecido pelas normas brasileiras serão automaticamente despachados, com direito a cobrança de taxa ao cliente.

A informação foi primeiramente divulgada pelo Diário do Nordeste.“Durante o embarque, verificaremos se todos os nossos clientes estão cumprindo tanto com a quantidade de bagagens permitidas em sua tarifa, como também com as medidas (tamanho da mala). Caso a bagagem exceda a quantidade ou medidas permitidas, será cobrada uma taxa para que seja enviada ao porão do avião“, informou a Latam.

Se o passageiro comprar uma passagem com tarifa Light, Plus ou Top, ele poderá levar 1 bagagem de mão de 10 kg. Se for voar em cabine Premium Business ou Premium Economy, o peso máximo permitido será de 16 kg. Vale ressaltar que a cobrança por bagagem de mão é uma prática comum em países como os Estados Unidos e a Europa, e agora começa a se tornar mais comum também no Brasil.

bagagem de mão
Foto: Erik Odiin / Unsplash

Confira a seguir a nota oficial que nos foi enviada pela Latam:

“Durante o embarque, verificaremos se todos os nossos clientes estão cumprindo tanto com a quantidade (volume) de bagagens permitidas em sua tarifa, como também com as medidas (da mala) indicadas nesta página. Caso a bagagem exceda a quantidade ou medidas permitidas, será cobrada uma taxa para que seja enviada ao porão do avião.”

No site da Latam não existe uma tabela com valores específicos, embora todos os informativos relatem a respeito dessa ação, ainda sem data determinada para iniciar.

Caso essa cobrança realmente venha acontecer, a Latam está amparada pela legislação vigente da ANAC, que permite a cobrança pelo excesso de bagagem.

A medida, de certa forma punirá os passageiros que não seguirem as regras. Entretanto, beneficiará àqueles que as cumprem mas acabam tendo que aceitar despachar sua bagagem por falta de espaço no bagageiro do avião.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima