Atualizada em:
Conheça os Lençóis Maranhenses de um jeito único: em um passeio de balão. Saiba como será essa aventura inesquecível, que deve começar a funcionar em 2024
Os Lençóis Maranhenses são um dos destinos mais deslumbrantes do Brasil, com suas dunas de areia branca e lagoas de água cristalina. Agora, imagine poder contemplar essa paisagem de um jeito único, em um passeio de balão. Essa é a proposta da Voe Balão em Piri, uma empresa de balonismo, que pretende inaugurar o atrativo em janeiro de 2024.
O trajeto será realizado a partir de Barreirinhas, a maior cidade base para visitar os Lençóis Maranhenses. O estabelecimento, que já opera em Pirenópolis, em Goiás, realizou voos testes na região e confirmou a viabilidade do atrativo. Segundo o proprietário, as operações no Maranhão serão iniciadas de forma provisória, para analisar a demanda.
Se o atrativo der certo, a empresa deve se fixar na cidade para oferecer passeios sazonais, de janeiro a julho, período com menos ventos na região. Ainda não estão definidos os valores do voo, mas a estimativa é que fique entre R$ 750 e R$ 790 por pessoa. A duração será de aproximadamente 40 minutos, podendo mudar de acordo com o clima do dia.
A ideia do passeio de balão sobre os Lençóis Maranhenses veio do governador do Maranhão, Carlos Brandão, que convidou a empresa de Pirenópolis para verificar a viabilidade da atração no estado. Outra unidade de conservação do Maranhão que pode ter passeios de balão é a belíssima Chapada das Mesas.
O que fazer nos Lençóis Maranhenses
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é o maior parque de dunas do Brasil, com 155 mil hectares de paisagens deslumbrantes no noroeste do Maranhão, a cerca de 250km de São Luís. O destino integra a Rota das Emoções, um roteiro turístico que abrange também o Delta do Parnaíba, no Piauí, e Jericoacoara, no Ceará. O parque é famoso pelas lagoas de água doce entre as dunas, conhecidas como Lençóis Maranhenses.
Para conhecer essa região paradisíaca, você pode optar por fazer a Rota das Emoções ou ir diretamente para uma das cidades-base do parque – Barreirinhas, Atins e Santo Amaro do Maranhão – e escolher um dos circuitos que levam até as centenas de lagoas espetaculares. Os principais circuitos são:
- Circuito da Lagoa Azul;
- Circuito da Lagoa Bonita;
- Circuito Lagoa das Emendadas;
- Circuito Lagoa da Gaivota e Lagoa da Andorinha;
- Circuito Lagoa da Betania;
- Circuito Lagoa América;
- Circuito Lagoa da Capivara e Lagoa das Sete Mulheres.
Qual a melhor época para os Lençóis Maranhenses?
Se você quer conhecer os Lençóis Maranhenses, é importante saber qual a melhor época para visitar esse paraíso do Nordeste brasileiro. A formação das lagoas de água doce entre as dunas depende das chuvas na região, que ocorrem, geralmente, de janeiro a maio. Por isso, a melhor época para ver as lagoas cheias e aproveitar o sol é de junho a agosto, quando o clima está mais seco e estável. Veja, a seguir, como é cada época do ano nos Lençóis Maranhenses e planeje sua viagem.
- Junho a agosto: essa é a melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses, pois as lagoas estão completamente cheias e os dias são ensolarados. A temperatura média nessa época é de 27ºC e a chance de chuva é bem pequena. Esses meses também marcam a alta temporada na região, por isso espere encontrar mais turistas e preços mais altos.
- Setembro e outubro: essa é uma época de transição nos Lençóis Maranhenses, pois as lagoas começam a secar e o vento aumenta. Quem viaja nesses meses pode ter dificuldade em encontrar lagoas com profundidade para mergulhos, mas pode aproveitar para fazer kitesurf, especialmente em Atins. A temperatura média nessa época é de 28ºC e não há chuvas.
- Novembro a abril: essa é a pior época para visitar os Lençóis Maranhenses, pois as lagoas estão secas ou quase secas e as chuvas são frequentes, principalmente em abril e maio. Quem viaja nesses meses não verá o cenário paradisíaco das fotos, mas pode explorar outras atrações da região, como as praias de Caburé e Atins. A temperatura média nessa época é de 29ºC e a precipitação varia entre 100mm e 300mm por mês.
Lembre-se que as chuvas podem variar a cada ano, tanto em intensidade quanto em duração. Por isso, é importante consultar as condições do ano em que você viajará para os Lençóis Maranhenses. Uma forma é através do site do ICMBio, onde você encontra informações sobre a melhor época para ir até o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, com fotos comparativas das lagoas em diferentes períodos.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]