Esta hospedagem na Aldeia Rizoma é a melhor opção para quem quer imergir na natureza. A Casa Macaco é a cabana mais linda de Paraty

Um lugar para imergir na natureza e viver uma experiência profunda em meio à floresta, assim é a Casa Macaco, a cabana mais linda que você pode encontrar em Paraty, na Costa Verde do Rio de Janeiro. Ela fica na Aldeia Rizoma, um ecovila próxima ao Parque Nacional da Bocaina e a apenas 15 minutos do centro da cidade.

Com design minimalista e arquitetura inspirada na verticalidade da floresta, a Casa Macaco foi projetada pelo Atelier Marko Brajovic. A construção de 86 metros quadrados conecta-se à natureza de maneira sutil e suave, sem interferir na vegetação local.

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Em seu interior, a cabana em Paraty tem ambientes confortáveis, decorados com elementos rústicos e modernos. Além disso, possui amplos terraços que oferecem vistas panorâmicas da região, cercada por muito verde, cachoeiras, piscinas naturais e várias trilhas.

Portanto, se você quiser experimentar uma hospedagem na floresta, a Casa Macaco é uma ótima opção em Paraty. Esta cabana imersa na natureza, além de oferecer muita interação com a fauna e a flora da região, permite que você se desligue do mundo e curta dias de tranquilidade.

Quer saber mais sobre essa casa na floresta? Veja nossas dicas sobre a cabana mais linda de Paraty e descubra como se hospedar em meio a uma das paisagens mais incríveis do litoral do Rio de Janeiro.

Cabana em Paraty é a melhor hospedagem na floresta

Foto: Divulgação

Imagina acordar com uma vista privilegiada e poder observar a mata na altura da copa das árvores, com o som da floresta e muito sossego. Essa é a sensação que se tem ao ficar hospedado na Casa Macaco. A construção de três andares permite que você observe a mata como se estivesse em uma casa na árvore. 

De acordo com o Atelier Marko Brajovic, “a Casa Macaco é um um observatório. Um lugar de encontro e reencontro com outras espécies, para observar a natureza fora e dentro de nós”.

Encravada em uma área de mata secundária, a cabana em Paraty é a melhor hospedagem na floresta. Com apenas 54 metros quadrados de área interna e 32 metros quadrados de área coberta, a Casa Macaco foi projetada para garantir interação com a natureza sem interferir na mata nativa.

hospedagem em cabana paraty

Foto: Reprodução

A construção, inclusive, foi inspirada em plantas da região. O Atelier observou como a vegetação se adapta à topografia do terreno e identificou na palmeira Juçara a solução para o projeto arquitetônico. A cabana foi construída em cima de pilares densos, semelhantes à morfologia das raízes da palmeira, o que garantiu a estabilidade da construção vertical.

hospedagem em cabana paraty

Foto: Reprodução

Toda a casa foi feita com madeira revestida de pele de galvalume e isolamento termoacústico. O interior tem elementos em bambu, cortinas feitas de redes de pesca das comunidades locais e móveis de design japonês com artesanato indígena guarani.

casa macaco

Hospedagem em cabana Paraty. Foto: Divulgação

Em seus três andares, a Casa Macaco tem um quarto de casal com ampla vista para a floresta. Além disso, tem uma sala de estar que pode se transformar também em dormitório. Há, ainda, uma cozinha bem equipada e banheiro com água quente. A cabana tem dois terraços laterais, que proporcionam ventilação natural, e uma varanda no último andar, que serve como um local para meditação, observação ou para realizar atividades físicas.

A hospedagem na Casa Macaco está disponível no Airbnb. Esta linda cabana em Paraty acomoda até quatro pessoas, mas não é recomendada para famílias com crianças menores de dois anos. Além disso, é proibido fumar e realizar festas no local.

Quem se hospeda nesta cabana na floresta pode desfrutar de todos os atrativos naturais da Aldeia Rizoma. Além disso, o hóspede terá disponível wi-fi, lavadora e secadora de louças, máquina de lavar roupas, espaço para trabalho exclusivo e estacionamento. 

Como chegar na cabana mais linda de Paraty

cabanas em Paraty

Foto: Reprodução

A Aldeia Rizoma, onde a Casa Macaco está localizada, fica na estrada Cunha-Paraty, a cerca de 15 minutos de carro do centro de Paraty. O local funciona como um tipo de condomínio na floresta e tem casas para alugar e residência de moradores locais.

Para chegar em Paraty de carro, o principal trajeto passa pela rodovia BR-101 tanto para quem sai do Rio de Janeiro quanto para quem vem de São Paulo. Aliás, Paraty fica no meio do caminho entre as duas capitais, a 240 km do Rio de Janeiro e a 270 km de São Paulo.

Já para quem vai à cidade de ônibus, a opção a partir do Rio de Janeiro é a Viação Costa Verde, que tem viagens durante o dia todo com duração de 4h30. Em São Paulo, quem opera o trecho até Paraty é a Reunidas Paulista. A viagem dura cerca de 6 horas.

O que fazer ao se hospedar na Casa Macaco

Ao se hospedar na Casa Macaco, além de aproveitar as belezas naturais da Aldeia Rizoma, que incluem cachoeiras, piscinas naturais e muitas trilhas, você pode conhecer os principais pontos turísticos de Paraty.

A cidade é um verdadeiro tesouro cultural e natural do litoral brasileiro e reconhecida como Patrimônio Mundial da Unesco. Paraty tem um centro histórico rico e extremamente conservado, praias deslumbrantes, cachoeiras belíssimas e muitos lugares incríveis para conhecer.

Entre tudo o que há para fazer na cidade, vale a pena caminhar pelas ruas de pedras e observar os casarões do período colonial com suas portas e janelas coloridas. Você pode, ainda, conhecer as lindas porções de areia banhadas por um mar de águas calmas, entre tons de azul e verde. Percorra trilhas e descubra várias cachoeiras, faça passeios de barco e visite ilhas e praias isoladas. São tantas opções que você vai querer voltar mais vezes.

Próxima à Casa Macaco, a vila de Trindade também é uma das atrações para conhecer em Paraty. Ela fica no Parque Nacional Serra da Bocaina e, além de praias maravilhosas, tem muitas belezas naturais, como a Cachoeira da Pedra que Engole.

Dica extra para a sua viagem

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas durante a viagem, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos. Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os melhores destinos do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes lugares para conhecer no Brasil e no exterior. São milhares de dicas de viagens com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotéis, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.




Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Melhores praias com piscinas naturais para visitar no Brasil 

Artigo anterior

Viagens baratas, mas com conforto: 7 destinos para conhecer no Brasil

Artigo seguinte

Você pode gostar