A vacinação contra a Covid-19 segue sem interrupção na cidade. Pessoas de 12 anos ou mais poderão receber a primeira dose, enquanto todos que concluíram o prazo indicado devem tomar a segunda dose. A dose de reforço se destinada a quem tem 18 anos ou mais e que receberam a segunda dose há pelo menos quatro meses.

Segundo o site da Prefeitura de Florianópolis a relação de lugares que atendem o público é a seguinte:

vacinacao florianpolis

Foto: Divulgação

Pontos fixos, das 9h às 16h

  • Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira;
  • Centro de Eventos da UFSC;
  • Antigo Aeroporto.

Centro de Saúde, das 8h às 16h

  • CS Coloninha;
  • CS Abraão.

Vacinação Itinerante

  • TICEN – das 9h às 16h.

É bom lembrar que todos os pontos estarão aplicando todas as vacinas (Covid-19 e as das demais doenças da época como a influenza).

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Se você sente que tem os sintomas e gostaria de testar para ver se contraiu a doença a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, fará testes itinerantes em mais um ponto a partir de 11 de janeiro. os locais abaixo são exclusivamente para pontos de testagem:

Das 9h às 17h

  • Sapiens Park no Norte da Ilha;
  • Centro comunitário Fazenda do Rio Tavares, ao lado da Escola de Ensino Médio Vereador Oscar Manoel da Conceição – próximo ao Tirio.

Das 8h30 às 16h

  • Ginásio do NEIM Celso Ramos.

Novo ponto de testagem para pessoas com sintomas:

As pessoas com sintomas de Covid-19 devem ser encaminhadas pelas equipes de Saúde. Sem esta avaliação e encaminhamento, as pessoas não serão testadas. Isto porque somente estas equipes podem indicar qual o melhor momento para testagem e conduta ao paciente. O momento errado da coleta do teste pode gerar um falso negativo.

  • Ponto de testagem itinerante no Terminal Cidade de Florianópolis (Terminal Velho).

Além deste, há mais quatro locais para testagem de pacientes com sintomas, no Norte, Sul, Centro e Continente. Ao todo são oito pontos disponíveis na Capital.

O site do Vacinômetro, da Prefeitura, indica que a cidade está, até o momento de publicação deste artigo, com Risco Potencial Alto, ou seja, é necessário ainda atentar aos métodos tradicionais de prevenção, incluindo uso de máscara e álcool para desinfetar as mãos, além de observar o distanciamento social.

No momento todos os adultos maiores de 18 anos que receberam duas doses da vacina Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer por mais de quatro meses podem procurar um local de vacinação para uma dose de reforço. A secretaria de saúde enviou ofícios a 295 municípios catarinenses para que adotem imediatamente o novo prazo para aplicação das doses de reforço.

A variante Ômicron se mostrou altamente transmissível e tende a ser a principal causa de novos casos de Covid-19, segundo o diretor de Vigilância Sanitária do Estado de Santa Catarina, Eduardo Macário. “Para lidar com o risco de uma nova onda de infecção, as pessoas devem ter um sistema imunológico pronto para se proteger das formas graves da Covid-19”, ressaltou.

Macário ainda destacou que aqueles que ainda não tomaram sua primeira dose precisam fazer isso o mais rápido possível. E quem não completou o calendário de vacinação, ou que não recebeu reforço dentro do prazo, precisa completar as imunizações para garantir ampla proteção.

O departamento de saúde também recomenda uma dose de reforço para todos os indivíduos com problemas de imunização maiores de 18 anos que receberam três doses (as duas doses básicas e uma adicional) no esquema principal, seguidas de quatro meses após o recebimento da última dose. A recomendação não mudou para as pessoas vacinadas pela vacina gerada pelo laboratório da Janssen. Estes devem receber uma segunda dose da mesma vacina pelo menos dois meses.

A Prefeitura comunicou ao Centro de Saúde de Canasvieiras que, a partir do dia cinco de janeiro o horário de funcionamento desse Centro de Saúde será estendido devido ao aumento significativo da necessidade de atendimento aos portadores de sintomas da Covid-19. A unidade agora funciona de segunda a sexta das 7h às 22h e sábado e domingo das 13h às 22h.

Além dessa mudança, serão instaladas barracas em diversos centros de saúde e UPAs para apoiar a infraestrutura no combate à Covid-19. Banheiros químicos e sanitários também serão colocados em todas as UPAs da capital. Outro passo que está sendo dado é a ampliação das equipes em alguns postos de saúde e UPAS municipais para reduzir o tempo de espera. Se necessário, os profissionais de saúde serão notificados do processo de seleção em vigor.

O site da Prefeitura informa, ainda, pacientes que chegarem na UPA Norte com sintomas mais leves serão encaminhados para o Centro de Saúde Canasvieiras. Assim, os profissionais de Saúde da UPA conseguem se concentrar no atendimento de pacientes mais graves e moderados. Ainda destaca o quão essencial é a população se prevenir ainda mais contra a doença.

Também seguem as aplicações das primeiras doses para adolescentes entre 12 e 17 anos, além das outras faixas etárias já habilitadas para receber a vacina. O prazo determinado para o estado de Santa Catarina é de acordo com o estabelecido por cada fabricante, sendo a Coronavac com quatro semanas, Astrazeneca com 10 e Pfizer com oito semanas.

A seguinte lista de postos fixos foi divulgada pelo site ND+:

Pontos fixos, das 9h às 16h

  • Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira;
  • Centro de Eventos da UFSC;
  • Antigo Aeroporto.

Centro de Saúde, das 8h às 16h

  • Centro de Saúde Coloninha;
  • Centro de Saúde Abraão.

Vacinação itinerante

  • Praça XV – das 9h às 16h.

Mas a dica é ficar de olho. A mídia em geral noticiou que a cidade teve seis estabelecimentos autuados por falhas no cumprimento de regras sanitárias para evitar a transmissão do coronavírus. As informações foram obtidas diretamente da diretora de Vigilância em Saúde da capital, Priscila dos Santos. Isso é importante para se ficar atento, uma vez que há um ligeiro aumento de casos nos primeiros dias de janeiro, o que se acredita ser uma consequência das atividades de fim de ano.

Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Check-up pós-viagem: como renovar a estética do carro após as férias?

Artigo anterior

Calendário de Vacinação 2022 Campinas – São Paulo

Artigo seguinte

Você pode gostar