De acordo com o site da Prefeitura de Belo Horizonte os locais de vacinação da cidade são dinâmicos e “passam por alterações diariamente por questões de logística para evitar aglomeração do público”. Se você mora na capital mineira é recomendado ficar de olho e sempre checar os endereços via internet.

A Secretaria Municipal de Saúde recomenda que os usuários procurem se vacinar no dia em que forem convocados, ou seja, evitem faltar. No caso da data passar e a pessoa for comparecer a uma das unidades ficará sujeita a enfrentar filas, uma vez que os pontos para a chamada “repescagem” são distribuídos por região e tipo de vacina.

A Prefeitura também divulgou recentemente que desde 1º de janeiro estendeu o horário de funcionamento do posto de saúde para atender pacientes com sintomas respiratórios. Tal alteração será feita em etapas, e logo nesta primeira, realizada nos quatro primeiros dias de 2022, nove unidades atenderam um total de 2.426 pessoas.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

A vice-ministra da Saúde, Taciana Malheiros, disse que, se considerarmos que são pessoas que vão ao posto de saúde e saem da UPA para tratar de casos mais graves, esse é um número muito expressivo. “Com isso, estamos atingindo nossa meta de atender a população e diminuir o tempo de espera”, frisou. As nove unidades com horário estendido funcionam das 7h às 22h30 nos dias de semana e das 7h às 22h nos finais de semana e feriados.

Tal estratégia objetiva reduzir a carga das UPAs e fornecer dessa forma mais serviços médicos. As vacinas contra Covid-19 não serão usadas nessas unidades por longos períodos de tempo, sendo que estas serão usadas preferencialmente para pacientes com sintomas respiratórios leves e moderados (tosse, coriza, febre, dores no corpo e mal-estar geral). O atendimento pediátrico no posto de saúde terá horário estendido das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. Depois disso, assim como nos finais de semana e feriados, o atendimento pediátrico será realizado nas UPAs.

O pronto-socorro normalmente funciona 24 horas por dia. A orientação é que em casos mais graves, como quedas, entorses ou fraturas, fortes dores no peito, vômitos persistentes, dores abdominais, sangramento intenso e outras queixas clínicas mais complexas, sejam procurados.

Vacinação em Belo Horizonte

vacinação belo horizonte

Vacinação Belo Horizonte. Foto: Divulgação

Mas qual é a situação de Belo Horizonte frente à Covid-19? Para tanto vamos consultar os números divulgados pelo site Painel Vacinômetro, da Secretaria do Estado de Saúde de Minas Gerais.Segundo a página forma recebidas do Ministério da Saúde até a publicação deste artigo mais de 40 milhões de doses, sendo que 38.328.222 foram enviadas aos municípios. Das doses aplicadas temos 16.633.255 pessoas com a primeira dose, 15.016.649 com a segunda dose e 501.002 que receberam doses de reforço.

Belo Horizonte abriu mais 66 leitos Covid SUS desde o dia seis de janeiro. Após todos os esforços, a taxa de ocupação geral da enfermaria Covid (SUS + suplemento) caiu para 67,1%, ante 78,4% registrado anteriormente. Com isso, o indicador volta ao nível amarelo. Foram abertos no total 86 leitos de Covid na rede SUS-BH. Atualmente, são 306 unidades, um aumento de 39% em relação à oferta anterior.

É importante esclarecer que pacientes gripados que ainda não tiveram resultado Covid-19 também podem ser internados em leitos de UTI e enfermarias Covid porque os sintomas são muito semelhantes. Precauções, distanciamento social, uso adequado de máscaras, higiene das mãos, etiqueta da tosse e vacinações devem ser mantidas mesmo que as taxas de ocupação de leitos caiam.

Entretanto a Prefeitura manifestou preocupação não apenas com os leitos, mas também com a validade de algumas vacinas como a Pfizer. A Secretaria Municipal de Saúde repassou para todas as equipes que aplicam essa vacina que os lotes com validade para dezembro de 2021 tiveram uma prorrogação para até o dia 31 de março de 2022. Esse detalhe foi definido pelo Ministério da Saúde e o antígeno continuará a ser aplicado até a data limite.

O organismo recebeu dois comunicados do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis e da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações, informando sobre a prorrogação da validade da Pfizer, o primeiro enviado no dia 29 de outubro de 2021 e o segundo em 3 de novembro de 2021.

Na primeira semana do ano foi divulgado um estudo feito pela Secretaria de Estado de Saúde, com dados da covid-19 referente ao mês de dezembro em Minas Gerais. A pesquisa tenta mostrar o que acontece com uma pessoa que ainda não recebeu uma única dose de vacina anti-Covid. A conclusão é de que esta pessoa corre um risco 11 vezes maior de morrer em decorrência do vírus do que uma pessoa imunizada com as duas doses.

A Secretaria divulgou ainda que, de acordo com o levantamento, em dezembro de 2021, a média de taxa de óbitos por 100 mil habitantes no estado foi de 0,06 para vacinados com duas doses. Para os que tomaram apenas uma dose, a taxa é de 0,12. Já os que não tomaram a vacina, o número chega a 0,71.

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, o médico Fábio Baccheretti, disse que o estudo mostra a importância da vacinação e derruba os mitos e notícias falsas divulgadas contra a vacina. “Para aqueles que acham que não devem se vacinar e insistem em desacreditar a eficácia da vacina, temos os dados como resposta. Quem insiste em desconfiar da vacina e achar que trata-se de um produto experimental, não tenha dúvida. Tem que vacinar. Este estudo foi feito para confirmar e corroborar a única saída para a pandemia: a vacinação”, destacou.

Devido ao avanço da sazonalidade da gripe mineira e das doenças respiratórias, que costumam atacar justamente no começo do ano, o governo expandirá sua capacidade de testes e enviará cerca de um milhão de testes do antígeno para as cidades do estado para facilitar a identificação da doença. “A ideia é facilitar os testes nos municípios e a montagem de estruturas em praças ou rodovias”, disse o secretário.

Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Calendário de Vacinação contra Covid em Recife – 2022

Artigo anterior

UTIL inaugura frota de luxo para viagens rodoviárias

Artigo seguinte

Você pode gostar