Enquanto as campanhas de vacinação correm pelo demais estados, vamos dar uma rápida parada para ver como está a situação na capital de Pernambuco. Segundo o Vacinômetro da Prefeitura de Recife, a cidade está com os seguintes números até o começo do mês de janeiro:

Foram recebidas 1.003.345 unidades de AstraZeneca, 825.328 de Coronavac, 1.245.442 de Pfizer e 105.500 de Janssen. No total forma aplicadas 3.061.720 doses num montante que soma 1.436.940 pessoas vacinadas. Cerca de 1.305.290 estão com o esquema de vacinação completo, ou seja, possuem todas as doses aplicadas. O site do Vacinômetro traz ainda para consulta via pdf a lista de vacinados e um relatório com todos os dados estatísticos.

Outra fonte de informação sobre os esforços de vacinação é o site da Prefeitura da cidade. Lá ficamos sabendo sobre os últimos esforços, como  o realizado na primeira semana de 2022, quando profissionais da Secretaria Municipal de Saúde realizaram vacinações de circuito contra a gripe e a Covid-19 em nove localidades da cidade.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Entre os dias 4 e 7, entre 9h e 12h, a equipe buscou proativamente os moradores que receberam a primeira dose da vacina em seu perfil ou aqueles que estão no escopo.

O prazo valia para a aplicação da segunda dose, para aqueles que atrasaram a dose seguinte ou que já podem receber um reforço. Além disso, as pessoas que não tomaram a imunização este ano também tomarão a vacina contra a gripe (influenza). A operação da Prefeitura do Recife, iniciada em agosto, já visitou 196 locais e aplicou mais de 56 mil doses.

Todos os locais foram selecionados com base nos critérios de ocupação, vulnerabilidade e dificuldade de acesso. Durante a realização da ação, a equipe de profissionais cadastra as pessoas no Conecta Recife e faz com que recebam as doses recomendadas ao mesmo tempo, sem necessidade de agendamento.

Para serem vacinados, os moradores devem ter um documento de identidade com foto e comprovante de residência. para aqueles que não possuem comprovantes de residência ou de domicílio eleitoral poderão utilizar a autodeclaração de residência elaborada especificamente para esta ação.

Após o sucesso do Carro da Vacina, a Prefeitura lançou uma campanha de verão para sensibilizar os banhistas para que possam se vacinar contra a Covid-19, seja nos casos de primeira dose, segunda ou agente reforço. Por questões de proteção e segurança dos imunizados, não haverá vacinação na praia, mas o primeiro ponto de vacinação para esta operação específica foi no JCPM Trade Center, em Pina, a partir do dia oito de janeiro.

Os eventos de verão acontecerão de segunda e quinta a domingo até 24 de janeiro, das 8h às 15h. O trabalho será feito por uma equipe de vacinação da Secretaria de Saúde. O Recife vem intensificando os esforços para ampliar a vacinação contra a Covid-19 e várias comunidades estão se imunizando contra o novo coronavírus semanalmente por meio de ações promovidas.

Pontos de vacinação em Recife

calendario de vacinacao recife

Foto: Divulgação

Além disso, os cinco pontos de vacinação nos principais shoppings da cidade continuam oferecendo as vacinas para o públic0o em geral sem agendamento, de segunda a sábado das 10h às 20h, e domingo das 12h às 20h.

No Plaza Shopping (na Casa Forte), o posto de vacinação fica no estacionamento do piso E3. Em Tacaruna (em Santo Amaro) fica no primeiro andar, ao lado da Livraria Leitura. Em Boa Vista (centro da cidade) fica no térreo. No RioMar (Pina), fica no segundo andar, ao lado da loja Tok&Stok, e no Shopping Recife (Boa Viagem), no andar superior, ao lado do cinema. Para agilizar as vacinações, a Sesau recomenda que os usuários tragam RG, carteira de vacinação e cartão do SUS.

A vacina da Covid está disponível em qualquer uma das 22 unidades dos oito Distritos Sanitários, com aplicação funcionando entre 8h e 16h, sendo neste caso necessário fazer o agendamento no site ou pelo aplicativo Conecta Recife. Ainda neste último há o acesso a outros centros de vacinação e drive-thrus com agendamento.

Ainda na primeira semana do Ano Novo a Prefeitura levou o serviço de testagem gratuita para sete localidades entre os dias 3 e 8. Os profissionais da Secretaria de Saúde municipal estarão nesses  dias entre 9h e 16h, em vários pontos realizando os testes, como unidades de saúde e parques. cada ponto tem uma capacidade de realização de até 200 testes e devem atender bairros como Afogados, Cordeiro, Macaxeira e Ilha Joana Bezerra.

 

Para fazer o teste basta apresentar um documento de identificação. O resultado fica pronto em menos de 30 minutos. Caso sejam identificados pacientes com sintomas respiratórios e o teste de antígeno der negativo, os profissionais agendam, por meio do Atende em Casa, a realização do RT-PCR, teste padrão ouro para detecção do vírus ativo.

Ainda durante a mesma ocasião serão feitas também abordagens educativas sobre a importância da vacina contra a Covid-19. Quem ainda não recebeu nenhuma dose ou não tiver completado o esquema vacinal poderá agendar, pelo Conecta Recife, para receber a primeira dose.

Até o momento foram aplicados 27.888 testes em mais de 70 localidades, com índice de positividade de 5,8% do total de pessoas examinadas. Todos os casos positivos são cadastrados para telemonitoramento no Atende em Casa. A testagem gratuita está inserida no Programa TestaPE, do Governo do estado de Pernambuco, e tenciona reduzir a transmissão do vírus a partir da identificação de novos casos.

Todos os testes são aplicados por equipes de saúde móveis em locais com grande circulação e/ou glomeração de pessoas, como estações de transporte público ou mercados.

Lembrando ainda que, para a Prefeitura do Recife. quem deve se testar para ver se tem a Covid-19 são:

– Pessoas com suspeita que apresentam ou apresentaram pelo menos dois (2) dos seguintes sinais e sintomas: febre (mesmo que referida), calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, alteração no paladar ou olfato.

– Contatos de casos confirmados da Covid-19.

– Todas as gestantes no pré-natal (A partir da 37º semana de gestação).

Estabelecimentos de Ensino, especialmente para:

– Estudantes, trabalhadores da educação e colaboradores sintomáticos;

– Contatos próximos dos casos sintomáticos, quais sejam: as pessoas do convívio domiciliar, os colegas de sala e os funcionários com quem compartilharam espaços comuns sem etiqueta respiratória, sem máscara e com menos de 1,0m de distância.

Os testes são destinados para os munícipes de Recife, sendo necessária a comprovação de residência no momento da testagem.

Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Calendário de Vacinação 2022 Curitiba – Paraná

Artigo anterior

Calendário de Vacinação contra Covid em Belo Horizonte – 2022

Artigo seguinte

Você pode gostar