Quer uma opção de passeio diferente para fazer em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro? Programe uma visita aos lindos campos de girassóis do interior desses estados

A beleza dos campos de girassóis que colorem de amarelo várias regiões do Brasil atrai os olhares não somente dos amantes de flores, mas também de quem gosta de observar lindas paisagens e, principalmente, fazer ótimos cliques. Aliás, as fotos nesses lugares ficam incríveis e costumam bombar no Instagram, por exemplo.

Especialmente no sudeste, há campos de girassóis para visitar em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Espalhadas pelo interior dos estados, as plantações chamam a atenção de quem passa nas estradas e tornaram-se pontos turísticos de várias cidades, como Pirassununga, em São Paulo. Outras regiões famosas pela produção de flores, como Holambra, já são roteiros de passeios que levam os turistas para conhecer estes lugares.

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

No entanto, não é possível encontrar os campos floridos o ano todo, já que os girassóis florescem em um período específico e são utilizados pelos produtores rurais para a manutenção do solo durante a entressafra de outros grãos. Por isso, é importante saber a melhor época para ver os campos de girassóis, quando estão repletos de lindas flores amarelas e perfeitos para registros fotográficos. Mas não se preocupe, vamos te dar todas as dicas para visitar esses lugares fantásticos em São Paulo, Minas e Rio. Confira!

Campos de girassóis para visitar em São Paulo

campos de girassois

Foto: José Maria

Quando falamos sobre plantações de flores em São Paulo, Holambra é a primeira cidade que vem à cabeça, dada sua fama. E, sim, é possível encontrar também em Holambra lindos campos de girassóis. Responsável por quase metade da produção de flores do país, a cidade do interior paulista é conhecida por abrigar a Expoflora. Além disso, é um destino perfeito para ensaios fotográficos e passeios românticos.

Mas Holambra não é a única cidade onde é possível ver lindos campos de girassóis em São Paulo. Pirassununga, localizada no centro-leste do estado, é uma opção para quem quer visitar as plantações de girassóis, que podem ser avistadas por quem passa pela Rodovia Engenheiro João Batista Cabral (SP-225). Aliás, Pirassununga tem um dos maiores campos de girassóis de São Paulo, por isso, vale muito a pena conhecer a cidade.

Há, ainda, um campo de girassóis na cidade de Sumaré, na região metropolitana de Campinas, no sudeste de São Paulo. Ele fica bem próximo à área urbana, na Estrada Municipal Ângelo Furian, no Jardim Paulo II, e tem entrada gratuita. Já bem perto da divisa com Minas Gerais, a cidade de Casa Branca também tem uma linda plantação de girassol, localizada na Fazenda Quatro Mil Réis, nas margens da Rodovia Luís Augusto de Oliveira (SP-215).

Campos de girassóis em Minas Gerais

campos de girassois no brasil

Foto: Divulgação

O Triângulo Mineiro, em especial, é um dos melhores lugares para visitar campos de girassóis em Minas Gerais, uma vez que lidera a produção da flor no estado. Uberlândia é uma das cidades onde há maior concentração de plantações ao longo das estradas que levam a outros municípios. Um exemplo é a BR-365, que liga Uberlândia a Monte Alegre de Minas. Também há campos de girassóis nas estradas que vão para Prata, Araxá, Uberaba e para a Cachoeira do Sucupira.

Você pode encontrar esses lugares, ainda, em outras regiões mineiras, como na cidade de Manga, no norte do estado, e nas cidades de Estrela, Rio Claro, Campestre e Areado, no sul de Minas.

Campos de girassóis no Rio de Janeiro

campos de girassois rio de janeiro

Foto: Divulgação

Assim como em São Paulo e em Minas, você pode também visitar lindos campos de girassóis no Rio de Janeiro. Apesar de o estado ter bem menos opções que os demais, existem áreas em que esse tipo de plantação é comum e tornou-se atração turística, inclusive. Uma delas fica nos arredores de Petrópolis, onde as flores são cultivadas para serem vendidas no Mercado Municipal do Rio. A visita ao campo florido é permitida sem a cobrança de nenhuma taxa, sendo possível agendar até ensaios fotográficos.

O Parque Ecológico Uaná Etê, localizado em Vassouras, cidade do centro-sul do estado, também tem um lindo campo de girassóis. A atração é uma das mais procuradas no local durante a época de florada e rende ótimas fotos. Localizado em uma área cercada por muitas árvores, esse campo de girassóis tem um visual único!

Melhor época para ver os campos de girassóis

Como já mencionamos, não é possível visitar as plantações durante o ano todo. Assim como outros cultivos, os girassóis têm um tempo certo para serem plantados e, também, para florescer. E, como a intenção é justamente ir a esses locais com as flores abertas e lindas, é preciso saber a melhor época para ver os campos de girassóis no auge de sua beleza.

Uma curiosidade a respeito da plantação desse tipo de flor aqui no Brasil é que ela é utilizada para fortalecer o solo na entressafra de outros grãos. Além disso, as flores não são o principal alvo das fazendas, na maior parte das vezes, com exceção dos campos ornamentais de Holambra. Alguns produtores se beneficiam, por exemplo, das sementes dos girassóis, que são vendidas para produção de óleo e ração animal.

A plantação dos girassóis começa, geralmente, entre fevereiro e março. E a florada começa a acontecer a partir de maio. No entanto, a melhor época para ver os campos floridos é de junho a agosto. Mas, antes de viajar, lembre-se de consultar sempre como está a safra no local escolhido, já que, por fatores climáticos, o cultivo por sofrer alterações.






Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Tirolesa no Pão de Açúcar: Bondinho vai ganhar nova atração

Artigo anterior

Holambra: um retiro romântico a 2 horas de São Paulo

Artigo seguinte

Você pode gostar