Como parte das comemorações dos 110 anos do bondinho, a nova atração deve ser inaugurada até novembro. Confira mais detalhes sobre a tirolesa no Pão de Açúcar

Quem um dia se imaginou descendo em uma tirolesa no Pão de Açúcar pode, em breve, realizar esse sonho. É isso mesmo! A administração do Parque Bondinho Pão de Açúcar anunciou a instalação de uma tirolesa de 755 metros entre o Pão de Açúcar e o Morro da Urca como parte das comemorações de 110 anos do bondinho.

A nova atração ainda precisa ser aprovada pela prefeitura do Rio de Janeiro, que já sinalizou ser favorável ao projeto, e deve ser inaugurada até novembro deste ano. De acordo com o anúncio feito no final de maio, serão quatro linhas entre os dois morros e a descida deve ser feita pelos aventureiros em cerca de 50 segundos a 100 km/h.

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Nova atração do bondinho: tirolesa no Pão de Açúcar

tirolesa boninho pão de açucar

Foto: Duvulgação

Um dos cartões-postais mais visitados do mundo – tendo recebido mais de 50 milhões de pessoas desde sua inauguração em 1912 – o Bondinho do Pão de Açúcar vai ganhar um reforço e tanto com a nova atração.

Apesar de não ser a maior ou a mais rápida – os títulos, atualmente, são da Jebel Jais, nos Emirados Árabes Unidos, com 2,83km e descida a 150km/h -, a administração do parque garante que a tirolesa no Pão de Açúcar terá uma das vistas mais lindas. Os aventureiros que enfrentarem a descida de 755 metros poderão contemplar do alto Niterói e a Baía de Guanabara.

A nova atração é uma das iniciativas da comemoração dos 110 anos do bondinho, que ocorrerá em outubro deste ano. O Parque Bondinho Pão de Açúcar apresentou, recentemente, uma nova identidade visual e posicionamento de marca. Além disso, adotou fornecedores de energia renovável, para reduzir a emissão de carbono. No campo cultural, anunciou a retomada do festival Tim Music Noites Cariocas, que terá uma nova edição de shows em outubro.

110 anos do Bondinho

O complexo do Bondinho do Pão de Açúcar começou a ser construído em 1909, mas a primeira viagem nos teleféricos ocorreu apenas em 1912, quando foi inaugurado oficialmente. Desde então, recebe milhões de visitantes todos os anos e é um dos pontos turísticos mais procurados no Rio de Janeiro, com capacidade para atender 1,3 mil pessoas por hora.

E não é por menos. A vista do alto é incrível, sendo que o complexo tem dois mirantes naturais: o do Morro da Urca, com 227 metros de altura, e o do Pão de Açúcar, com 396 metros. Além disso, o passeio de bondinho é muito agradável e vai revelando, aos poucos, a bela paisagem da Cidade Maravilhosa que se terá do alto dos morros.

O Bondinho do Pão de Açúcar foi o primeiro teleférico do Brasil e o terceiro do mundo. Antes dele, o lugar era explorado somente por aventureiros através de escaladas – a primeira a alcançar o topo do Pão de Açúcar foi Henrietta Carstairs, em 1817.  Atualmente, o bondinho é o mais longevo em operação e transformou-se em um polo de entretenimento, com bares, restaurantes e a realização de shows.

Existem duas formas diferentes de chegar ao topo do Pão de Açúcar. A primeira é inteiramente através do bondinho, que sai da Praia Vermelha, passa pelo Morro da Urca e termina o percurso no Pão de Açúcar. A segunda é por meio da Pista Cláudio Coutinho, à beira-mar, que leva a uma trilha cercada por mata fechada que segue até o topo do Morro da Urca. A partir dele é possível fazer a segunda parte do trajeto de bondinho até o Pão de Açúcar (neste caso, pagando metade do valor do ingresso).

Depois de inaugurada, a tirolesa no Pão de Açúcar mudará a forma como alguns turistas farão a volta à Praia Vermelha, uma vez que a parte do trajeto entre o Pão de Açúcar e o Morro da Urca será através da descida radical. O restante do percurso poderá ser feito a pé, pela trilha, ou pelo bondinho.

Como chegar no Bondinho do Pão de Açúcar

O Bondinho do Pão de Açúcar fica no bairro da Urca, na avenida Pasteur, 520, de onde os teleféricos saem diariamente, entre 8h e 21h. É necessário comprar ingresso para fazer o trajeto e a bilheteria funciona somente até as 19h50.

É possível chegar no Bondinho do Pão de Açúcar de diferentes formas, seja de carro, metrô ou ônibus. Se você optar por ir de carro, a avenida Pasteur tem fácil localização no GPS e o local conta com estacionamento. Os táxis e carros por aplicativo são também ótimas opções para seguir até a atração turística.

De metrô, a estação mais próxima é a Estação Botafogo, acessível pelas linhas 1 e 2. Ao descer nela, será necessário pegar o ônibus da linha 513 em direção à Urca. Esta é, inclusive, uma das linhas de ônibus que levam até o Bondinho do Pão de Açúcar. A depender da sua localização na cidade, terá opções diferentes de ônibus para chegar até lá. Confira algumas delas:

  • A partir de Copacabana, Ipanema, Leblon e Gávea, as linhas que levam ao Pão de Açúcar são 484/483 ou 455.
  • A partir do centro do Rio, pegue a linha 107.
  • A partir do Jardim Botânico, Gávea, Laranjeiras e Cosme Velho, as opções são as linhas 581 e 107.
  • Se estiver no Aeroporto Santos Dumont, terá que seguir de VLT até a Estação Antônio Carlos e tomar o ônibus da linha 107 na Avenida Presidente Wilson próximo ao Ibmec.





Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

13 praias que você precisa conhecer em Alagoas

Artigo anterior

Campos de girassóis para visitar em São Paulo, Minas e Rio

Artigo seguinte

Você pode gostar