A variante da Covid-19 Ômicron chegou ao Brasil recentemente e, com medo de como isso pode afetar a população, alguns governadores cancelaram as tradicionais festas de Réveillon pelo Brasil.

O Réveillon é uma época do ano que sempre movimenta muita gente pelo Brasil. Seja para visitar a família no interior, passar a virada de ano na praia, fazer uma viagem romântica ou com a família. Porém, algumas capitais estão cancelando o Réveillon 2021 em decorrência do avanço de uma nova variante da Covid-19, a Ômicron, com sua recente chegada ao Brasil.

Nos últimos dias, cerca de 70 países adotaram restrições aos voos dos países do sul da África após o surgimento da variante. No Brasil, até o momento, pouco mais de 62% da população está completamente vacinada, isso fez com que alguns governadores tomassem a decisão de cancelar o Réveillon, porém, em algumas cidades, eventos privados e as festividades de Natal ainda estão mantidos. Veja abaixo quais cidades brasileiras cancelaram os eventos até a publicação deste texto:

Fortaleza – Ceará

cidades cancelaram o reveillon

Foto: Divulgação

No sábado (27), o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), foi o primeiro a afirmar que o evento não aconteceria na cidade. Segundo ele, mesmo com um bom número de pessoas vacinadas e um baixo número de internações, a cidade não pode relaxar e colocar tudo a perder. Então se você gostaria de ver uma das maiores queima de fogos do Brasil e aproveitar as festas e praias da região, talvez seja melhor se programar para 2022.

Salvador – Bahia

cidades cancelaram o reveillon

Foto: Divulgação

Na terça-feira (29), foi a prefeitura de Salvador que, através do Twitter, afirmou que o evento na cidade foi cancelado. Segundo a publicação, a prefeitura está avaliando o avanço da pandemia para tomar decisões necessárias para enfrentar a doença. Portanto, se você estava planejando sua viagem para o local, talvez seja melhor esperar um pouco mais para ver os fogos na Praia do Forte ou na Baía de Todos os Santos.

João Pessoa – Paraíba

cidades cancelaram o reveillon

Foto: Divulgação

No mesmo dia, o prefeito da capital paraibana, Cícero Lucena (Progressistas) afirmou que a tradicional festa de Réveillon nas areias da Praia de Tambaú não será realizada este ano, mas torcendo para que 2022 permita que o evento seja realizado.

São Luís – Maranhão

cidades cancelaram o reveillon

Foto: Divulgação

Eduardo Braide (Podemos) afirmou que o surgimento de uma nova variante pede prudência e responsabilidade e, por isso, ele teria tomado a decisão de cancelar o evento na cidade. Portanto, os três dias de festa na Praia do Calhau e os shows na avenida Litorânea e na praça Nauro Machado estão cancelados para 2021.

Aracaju – Sergipe

Foto: Divulgação

Ontem (30), o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) afirmou que, pelo segundo ano consecutivo, o Réveillon da Orla da Atalaia – que reunia cerca de 100 mil pessoas – não será realizado em decorrência das incertezas causadas pela nova variante da Covid-19. Nogueira afirmou que tomou a decisão para proteger a população da cidade.

Recife – Pernambuco

cidades cancelaram o reveillon

Foto: Divulgação

Em um tom mais amigável, ontem (30), a prefeitura de Recife anunciou que não realizaria shows de Réveillon, mas salientou que o sentimento da virada será garantido com uma queima de fogos sem estampido na orla de Boa Viagem, Ibura, Lagoa do Araçá, Jardim São Paulo e Morro da Conceição.

Belém – Pará

cidades cancelaram o reveillon

Foto: Divulgação

Cinco dias após a prefeitura de Belém anunciar a realização do Carnaval na cidade, ela voltou atrás e decidiu que as festas de Réveillon e o Carnaval 2022 estão canceladas na capital paraense. A variante Ômicron e o aumento de casos de Covid-19 na região foram os principais fatores para que a decisão fosse tomada. O prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL) disse que a decisão foi “pela vida e pela saúde”.

Florianópolis – Santa Catarina

cidades cancelaram o reveillon

Foto: Divulgação

O superintendente de Turismo, Vinícius de Luca Filho, afirmou que não será feita a montagem da estrutura de um palco para shows com bandas para evitar a aglomeração de pessoas. Porém, assim como no Recife, o Réveillon está cancelado, mas a queima de fogos será mantida – uma boa oportunidade para aproveitar o fim de ano sem aglomerações.

Palmas – Tocantins

cidades cancelaram o reveillon

Foto: Divulgação

A prefeitura da cidade disse que, nas condições atuais, é precipitado realizar o Réveillon, visto que isso vai fazer com que aconteçam aglomerações e colocar em risco a proliferação do vírus. Por outro lado, festas privadas estão liberadas na cidade, respeitando todas as normas estabelecidas.

Campo Grande – Mato Grosso do Sul

cidades cancelaram o reveillon

Foto: Divulgação

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) não abordou apenas o cancelamento do Réveillon na cidade, mas do Carnaval também. Segundo ele, a decisão foi tomada a pedido das autoridades da saúde. Campo Grande, porém, decidiu manter a programação de Natal, com apresentações para crianças e shows musicais em vários pontos da região central da cidade, além de caravana pelos bairros.

Outras Cidades

Cabe destacar que, Natal e Maceió, até a publicação desta matéria, ainda mantinham as festividades de final de ano. Teresina, no Piauí, que não tem a tradição de realizar festas de Réveillon, não se posicionou sobre o assunto.

No Sudeste, as opiniões parecem divergir, enquanto em São Paulo, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) afirmou que vai esperar uma melhor definição da ciência, para “agir tecnicamente” antes de decidir cancelar o Réveillon, no Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD) já estaria planejando o evento com uma projeção de dois milhões de pessoas presentes.

Inscreva-se em nosso canal:


Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Passeio imperdível leva turistas para conhecer o mar cristalino de Maragogi em bicicleta aquática

Artigo anterior

7 Ilhas incríveis que você precisa visitar no Nordeste

Artigo seguinte

Você pode gostar