Atualizada em:
Conheça a família Formighieri, um casal que viaja em um motorhome com os pais idosos, de 100 e 95 anos. Uma verdadeira história de amor, união e inspiração, repleta de aprendizados e memórias.
Viajar é uma atividade que enriquece a alma e, quando compartilhada com pessoas queridas, torna-se ainda mais especial. Para quem gosta de viver aventuras, uma opção incrível é viajar em um motorhome, onde é possível desbravar novos lugares sem abrir mão de certos confortos que só encontramos em casa.
Porém, apesar de parecer uma forma mais fácil e cômoda, é importante lembrar que esse tipo de viagem também pode trazer vários desafios, por isso é necessário um planejamento antecipado, com pesquisa de rotas e lugares para pernoitar e abastecer, sem contar com os imprevistos que podem acontecer pelo caminho.
Mas isso nem passou pela cabeça do casal Everton Formigheri (61 anos) e Elza Lima Formigheri (58 anos), que vivem no município de Coxilha/RS, quando decidiram comprar um motorhome para viajar com os pais dela, Fernando Lima (100 anos) e Lilian Lima (95 anos). Essa foi uma forma que eles encontraram de ficarem mais unidos e poderem viver momentos únicos e inesquecíveis.
O Guia Viajar Melhor conversou com Elza Formigheri sobre essa grande experiência e ela nos contou um pouco sobre como surgiu a ideia, o dia a dia dos passeios, os desafios enfrentados e as lições aprendidas por esse grupo de viajantes. Com certeza, uma linda e inspiradora história que merece ser compartilhada. Confira a entrevista!
Como e quando surgiu a ideia de viajar com os pais em um motorhome?
Tudo começou em agosto de 2022, quando decidimos unir o antigo sonho do meu marido de ter um motorhome com a necessidade de estarmos mais próximos de meus pais, devido à idade deles. Apesar de estarem bem, eu percebi que eles precisavam cada dia mais de cuidados e atenção, então juntamos o útil ao agradável. Logo que adquirimos o veículo, eles compraram a ideia e se tornaram os melhores parceiros de viagem.
Por que optaram por utilizar o motorhome nas viagens com seus pais?
Além de ser o sonho do meu marido, pelo conforto, comodidade e praticidade. Com o motorhome, podemos parar em qualquer lugar e nos instalarmos.
Vocês tiveram que adaptar o motorhome para realizar essas viagens?
Foram poucas coisas. Colocamos barras de apoio na escada, um degrau móvel para auxiliar a entrada no veículo e trocamos a dinete (conjunto de mesa e sofá, que se transforma em uma cama) por um sofá-cama confortável.
Como são planejados os roteiros?
O próximo roteiro é sempre planejado antes de terminar a viagem. Normalmente, o meu pai sugere um lugar e nós nos encarregamos de organizar todo o passeio.
Vocês se sentem seguros viajando de motorhome pelo Brasil?
Sim, muito seguros. Até hoje não tivemos nenhum problema quanto a isto. Pernoitamos sempre em campings ou ponto de apoio para motorhomes.
Para quais locais vocês já viajaram?
Já fomos várias vezes para Curitiba, no Paraná. Também já conhecemos Termas de Itá e o litoral de Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, fomos para Ametista do Sul, Termas de Piratuba, Parque das Tulipas, Fontoura Xavier, Serra Gaúcha e a Rota Romântica, Garibaldi, Bento Gonçalves, Caxias do Sul e as ruínas de São Miguel das Missões.
Normalmente, as viagens duram quanto tempo?
Geralmente, ficamos na estrada entre 5 e 15 dias. Optamos assim para que meus pais sempre tenham uma referência de volta para um local fixo, que é residência deles, assim ficamos uns dias em casa e logo pegamos a estrada novamente.
Como é a recepção das pessoas ao conhecerem a história de vocês?
Maravilhosa! Sempre fomos muito bem recebidos em todos os locais que passamos. Na verdade, jamais esperávamos essa repercussão. Para nós, conviver com eles com a idade que têm é algo muito natural, e a nossa rotina, tanto em casa quanto na estrada, é de muito respeito e companheirismo. Para a maioria das pessoas, é algo esplêndido. Elas nos abordam, querem saber como é viver até essa idade e saber que a história deles serve como exemplo de vida, faz muito bem a eles.
Vocês passaram por dificuldades em algum momento?
Até agora não não tivemos nenhuma dificuldade, e os pequenos imprevistos, transformamos em diversão.
Houve alguma história curiosa?
Temos várias! Talvez a maior até agora tenha sido em Ametista do Sul. Sempre utilizamos cadeiras de roda para facilitar o deslocamento quando os passeios são mais longos. Um dia, estávamos saindo de um museu e havia uma rampa, eu não consegui segurar a cadeira de rodas da minha mãe e comecei então a deslizar junto. Meu marido vinha logo atrás com o meu pai em outra cadeira. Pedi ajuda, mas ele também não podia parar para me auxiliar, então começamos todos a rir. Enfim, acabou tudo bem e transformamos o acontecimento em muitas gargalhadas. Nossa rotina é sempre divertida. Algo que está programado em todos os passeios, por exemplo, é a sessão cinema após o jantar. Geralmente assistimos filmes do gosto dos meus pais.
Quais serão os próximos destinos?
Estamos programados para este semestre, ainda, um passeio para o Uruguai, seguindo pelo litoral, e voltando pelo Rio Grande do Sul.
Quais foram os maiores aprendizados até o momento?
Viver cada momento da vida, pois a verdadeira felicidade está nas pequenas coisas. O longe é um lugar que não existe e a idade é algo que está na cabeça. Sonho que se sonha só é apenas um sonho, mas sonho que se sonha junto é realidade.
Sou muito grata a Deus, ao meu marido, aos meus filhos que são grandes incentivadores de nossas aventuras, além de todas as pessoas que conhecemos a cada dia. Enquanto Deus nos permitir, pretendemos aproveitar cada instante, viajando e proporcionando a meus pais dias leves. Que jamais eles se sintam como pesos e sim, dádivas.
Qual é o recado vocês deixam para as pessoas que querem ter essa experiência?
Vivam a vida! Dificuldades existem para todos e estão aí para nos desafiarem, porém não deixem que elas sejam maiores que seus sonhos. Abracem a vida com amor e paixão.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]