O que fazer em São Miguel das Missões: confira o roteiro turístico Rota das Missões e descubra a história jesuítica do Rio Grande do Sul

Um dos tipos de turismo muito comuns no Brasil são as rotas religiosas. Seja uma peregrinação para Aparecida do Norte, participar do Círio de Nazaré, em Belém, ou presenciar a lavagem do Bonfim, em Salvador. 

Em outro lugares, além do valor religioso, os destinos também proporcionam uma viagem histórica pelos tempos no Brasil Colônia já que a chegada dos portugueses em território brasileiro também significou a chegada do catolicismo por aqui. Esse é o caso da rota de São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul, que remonta à época das missões jesuíticas

O que é 

Foto: Jefferson Bernardes – MTUR

A 524 km de Porto Alegre, São Miguel das Missões guarda a mais preservada missão jesuítica do Brasil. As ruínas do povoado, fundado no século 17, foram declaradas Patrimônio Mundial pela Unesco em 1983 (em conjunto com construções semelhantes que ficam na Argentina). 

Entre as ruínas, a mais impressionante é a Catedral de São Miguel Arcanjo. A fachada preservada de 30 metros de altura nos permite imaginar a construção em sua antiga glória, impressionando com com suas arcadas de inspiração romana e colunas coríntias. 

Do prédio original, cuja edificação teve início em 1735, ainda há vestígios do colégio, da casa dos padres e do cemitério. Na antiga sacristia, o turista pode ver um vídeo com a reconstituição computadorizada do antigo vilarejo.

O que fazer em São Miguel das Missões

Rio Grande do Sul

Foto: Jefferson Bernardes – MTUR

Durante a visita à Catedral, o visitante poderá conhecer a história do vilarejo durante um belo espetáculo de Som e Luz. A atração é realizada todos os dias depois que escurece e tem duração de quase uma hora.

Além das ruínas da grande Catedral, o sítio arqueológico de São Miguel das Missões também abriga o Museu das Missões. O local imita uma habitação indígena e contém o maior acervo brasileiro de esculturas de santos feitas pelos índios ou trazidas da Europa. Nos arredores, também há um grupo de indígenas que vivem em casas de taquara, barro e teto de palha, que vendem artesanato aos turistas. 

Próximas de São Miguel, também é possível conhecer as ruínas de outras três missões: São Lourenço Mártir, São João Batista e São Nicolau, que, ao lado de São Borja, São Luís Gonzaga e Santo Ângelo, formam os chamados Sete Povos das Missões. Em Santo Ângelo, as atrações ficam por conta de uma bela catedral – réplica da construção de São Miguel –  e de um museu histórico.

Rota das Missões

Rota das Missões

Foto: Jefferson Bernardes – MTUR

A Rota das Missões é um roteiro turístico que leva o visitante por toda a região que ainda preserva a história jesuítica do Rio Grande do Sul. O passeio agrega 26 municípios, passando pelos Sete Povos das Missões, que remontam às raízes do sul do Brasil e da América Latina, apresentando aos visitantes diversos patrimônios culturais da humanidade em um cenário que reconstrói 160 anos de história e as relações entre os primeiros Jesuítas e índios Guaranis.

Além das ruínas e museus, os 12 roteiros disponíveis para os visitantes também apresentam aos turistas as heranças que as missões deixaram à gastronomia, produção cultural e tradições da região. Fora isso, os programas também incluem roteiros de caminhadas e cicloturismo para os mais aventureiros. Conheça mais em https://www.rotamissoes.com.br/sobre 

Leia também:

» Onde se hospedar em Porto Alegre: melhores bairros e hotéis
» 5 bate voltas para fazer saindo de Porto Alegre
» O melhor da região vinícola da Serra Gaúcha
» Parque em Canela vai ganhar passarela de vidro suspensa a 420 metros

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

O que fazer em Berlim: conheça 18 atrações turísticas imperdíveis

Artigo anterior

9 hotéis com piscinas incríveis no Brasil

Artigo seguinte

Você pode gostar