Cidade de São Paulo planeja megatrilha de 170 km ligando parques e reservas

Atualizada em:

Projeto de megatrilha em São Paulo pretende conectar diversos parques e reservas da capital por mais de 170 quilômetros 

São Paulo é conhecida como “selva de pedras”. Mas muito se engana que a metrópole não guarda cantinhos repletos de verde e muita natureza. Tanto é que o projeto de uma megatrilha pretende conectar diversos pontos da cidade em mais de 170 quilômetros de trajeto. Quer saber mais? Confira!

Megatrilha em São Paulo: como vai funcionar?

megatrilha são paulo
Foto: Prefeitura de São Paulo

A megatrilha em São Paulo se chamará Interparques. O objetivo será, além de proporcionar momentos de lazer, aproximar as pessoas da natureza e fazer com que os moradores da capital melhorem sua qualidade de vida. Também será uma oportunidade para integrar comunidades locais e incentivar o turismo ecológico. 

O trajeto vai conectar diversos distritos da zona sul e deverá ser o maior da cidade, passando por parques e reservas. O caminho deverá iniciar no Parque Natural Municipal de Bororé, na zona sul, por onde é necessário pegar uma balsa em meio a represa Billings, passando por Varginha, Itaim e Jaceguava, seguindo para o Parque estadual Várzeas do Embu-Guaçu, PNM Cratera de Colônia e Parque Estadual da Serra do Mar Curucutu. Por fim, deve retornar ao ponto de início.  

O que ver pelo caminho?

megatrilha são paulo
Foto: Prefeitura de São Paulo

Ao longo do percurso, os trilheiros poderão admirar diversos cenários. Os visitantes da megatrilha poderão conhecer, por exemplo, pontos turísticos da região e cachoeiras pelo caminho. Além disso, poderão também se hospedar em pousadas e visitar pequenos comércios locais. A trilha passará também por reservas particulares e percorrerá locais próximos a terras indígenas, conectando estradas de terra, asfalto e também ciclovias.

Apesar do projeto da megatrilha estar em pauta desde 2014,  ainda não há data prevista para ser iniciado, uma vez que ainda terá que envolver uma série de planejamentos, estudos ambientais das áreas, soluções turísticas e capacitação profissional. 

As megatrilhas já são uma realidade em diversos lugares do mundo e também no Brasil. Sem dúvidas, esta será uma oportunidade para descobrir um lado de São Paulo repleto de áreas preservadas.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima