A cidade flutuante está sendo construída de forma sustentável em meio a um cenário paradisíaco das Maldivas e deve ser finalizada em 2027.  Saiba mais!

Pode até parecer coisa de cinema, mas a verdade é que uma cidade flutuante está sendo construída em meio ao mar das Maldivas. Localizada a cerca de quinze minutos de barco da capital do país, Male, a cidade está crescendo em uma lagoa paradisíaca com águas em tons de azul turquesa. Um verdadeiro sonho! 

A cidade contará com 5 mil unidades de casas flutuantes e terá capacidade para acomodar mais de 20 mil pessoas. E tem mais: quem quiser poderá adquirir uma dessas casas para chamar de sua! Além disso, o projeto promete ser referência em desenvolvimento sustentável e está sendo pensado para causar o menor impacto possível na natureza.

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

O primeiro bloco de casas está previsto para agosto de 2022, mas o projeto total deverá ser finalizado apenas em 2027. Ficou interessado e quer saber mais? Acompanhe o texto!

Cidades flutuantes nas Maldivas: um verdadeiro paraíso 

cidade flutuante maldivas

Foto: Divulgação

Mas afinal, como funcionará a cidade flutuante nas Maldivas? A Maldives Floating City é uma parceria entre o promotor imobiliário Dutch Docklands e o governo das Maldivas. A ideia é utilizar canais como sua principal infraestrutura, fazendo com que as casas se conectem por passarelas amarradas ao chão da lagoa. O município contará com restaurantes, bares, escolas, farmácias, como em uma cidade normal. Pontes e docas vão facilitar o acesso das pessoas a esses locais. 

E, quem tiver interesse em adquirir uma das casas, uma boa notícia: os novos moradores estrangeiros ganharão autorização de residência no país. Cada residência contará com vista para o mar, contará com cerca de 100 metros quadrados e custará, em média, 250 mil dólares. 

Solução para preservar o meio ambiente 

cidade flutuante maldivas

Foto: Divulgação

Sim, a ideia é promissora, mas você deve estar se perguntando: e qual o impacto disso na natureza? De acordo com Mohamed Nasheed, presidente do Parlamento das Maldivas e ex-presidente do país, a cidade flutuante não requer nenhuma recuperação de terras. Portanto, gera um impacto mínimo nos recifes de coral. Além disso, novos recifes serão cultivados para ajudar na quebra das ondas. 

Além disso, não será possível o acesso de automóveis ao local. A mobilidade será feita apenas por barcos, que atravessarão os canais. Assim, quem preferir também poderá acessar a cidade por estradas de areia. Será possível fazer isso a bordo de bicicletas, a pé ou scooters elétricas. 

Por fim, a cidade também será construída de forma sustentável, desde a gestão de resíduos até o fornecimento de energia. O projeto também considerou a sombra que as construções poderiam fazer no fundo do oceano. Portanto, tudo foi realizado de forma a não prejudicar a vida marinha.  

Projeto prevê o impacto das mudanças climáticas 

maldivas

Foto: Divulgação

Além de ser bastante inovador, o projeto da cidade flutuante nas Maldivas também será uma solução para um problema que atinge o arquipélago: o aumento do nível do mar. De acordo com  o Fórum Econômico Mundial, o nível dos oceanos pode subir cerca de 1,1 m nas próximas oito décadas. Por isso, até o ano de 2100 o arquipélago poderá ser totalmente submerso. Isso visto que 80% das ilhas das Maldivas estão apenas um metro acima do nível do mar.

No entanto, por se tratar de uma cidade flutuante, a ideia é que ela suba junto com o mar. O município também criará habitats para estimular o crescimento de corais. Desta forma, os corais formarão uma espécie de quebra ondas natural, proporcionando segurança aos moradores e baixo impacto ambiental. 

Maldivas: um destino dos sonhos 

maldivas

Foto: Saud Edum / Unsplash

Com paisagens de tirar o fôlego, as Maldivas se tornaram o destino dos sonhos de muitos viajantes. Localizado no Oceano Índico, a sudoeste do Sri Lanka e da Índia, o arquipélago oferece 1.196 ilhas, sendo que pouco mais de 200 delas são habitadas.  

As ilhas encontram-se rodeadas de lagoas de pouca profundidade com águas na tonalidade azul-turquesa, rodeadas por recifes de corais, praias de areia branquinha e uma vida marinha exuberante. São essas características que fazem desse paraíso tropical um lugar único no mundo.  

O destino é perfeito para quem deseja praticar atividades aquáticas, como kayak, surfe, mergulho, snorkeling, entre outras. O arquipélago também oferece ótimas opções hoteleiras, como luxuosos resorts all inclusive. 

E você, moraria nesta cidade flutuante nas Maldivas? 

Dica extra para reservar hotéis

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas com os melhores preços, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos.

Passagens aéreas mais baratas

Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os melhores destinos do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes lugares para conhecer no Brasil e no exterior. São milhares de dicas de viagens com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotéis, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.

Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

  Inscreva-se em nosso canal:
 

Planeje sua Viagem


Por que as passagens aéreas estão tão caras? Entenda alta dos preços

Artigo anterior

Disneyland Paris inaugura área temática da Marvel

Artigo seguinte

Você pode gostar