Confira nossa lista de cidades brasileiras com características europeias ou até mesmo algumas que parecem ter parado no tempo e que garantem belezas únicas!

Sem dúvida, uma das características mais marcantes do Brasil é a mistura de raças, cores e culturas espalhados de norte a sul. Sendo berço de diversas etnias, conseguimos perceber resquícios de diferentes colonizações em diversos lugares. Como resultado, existem diversas cidades brasileiras, em diferentes estados, que nem parecem ser municípios do nosso país.

Cidades com características europeias ou até mesmo algumas que parecem ter parado no tempo garantem belezas únicas. Por isso, se você tem interesse em conhecer cidades brasileiras com essas características, confira nossa lista que mostra algumas regiões que parecem verdadeiros cenários de filme.

Leia também:

Caminhos de Pedra, um recanto italiano em meio a Serra Gaúcha
Cidades serranas para curtir o inverno no Brasil
4 cidades brasileiras que vão fazer você se sentir na Alemanha
14 lugares imperdíveis para conhecer em Campos do Jordão

Cidades brasileiras com características europeias

Holambra – SP

A cidade mais holandesa do Brasil é também campeã na produção de flores. Surpreendentemente, é em Holambra que encontra-se o maior moinho da América Latina. Além da Expoflora, megaevento anual realizado em setembro, há floriculturas e propriedades abertas para visitação o ano todo. Além disso, a influência holandesa aparece na arquitetura, no museu “holambrês” e em restaurantes e docerias.

Holambra - SP Holambra - SP

Mariana – MG

Foi a primeira vila de Minas Gerais, a primeira capital do estado e a cidade mais rica do Ciclo do Ouro. Ao longo do tempo, Mariana perdeu espaço para Ouro Preto, mas ainda atrai turistas graças ao casario colonial, às igrejas e aos artesãos.

Mariana - MG Mariana - MG

Blumenau – SC

Blumenau, situa-se ao nordeste do Estado de Santa Catarina, a aproximadamente 140 quilômetros de Florianópolis e é conhecida por manter as tradições germânicas de seus colonizadores. Isso porque, além da tradicional Oktoberfest, a cidade oferece opções de roteiros históricos que entretêm milhares de turistas que visitam o Médio Vale do Itajaí durante todo o ano.

Blumenau - SCBlumenau - SC

Alcântara – MA

Conhecida como “a cidade que parou no tempo”, Alcântara guarda um conjunto de mais de 300 construções coloniais, muitas em ruínas. Algumas antigas residências que pertenceram aos barões ainda exibem marcas da ostentação, como sacadas de ferro, mirantes e azulejos trazidos de Portugal.

Alcântara - MA Alcântara - MA

Pomerode – SC

Pomerode é uma cidade com cerca de 30 mil habitantes. Tranquila e charmosa, é reconhecida pela forte tradição alemã,  belezas naturais e ótima qualidade de vida. Surpreendentemente, a mais de um século, o município preserva os traços culturais herdados dos colonizadores vindos, na maioria, da Pomerânia, região do norte da Alemanha.

Pomerode - SC

Olinda – PE

A cidade que fica a 6 km do Recife, que é a capital do Estado de Pernambuco. Olinda foi fundada pelos portugueses em 1537, ocupada pelos holandeses de 1630 a 1654, resgatada pelos portugueses. Como resultado, o centro histórico tem cerca de 70 hectares e está sobre 7 colinas.

Olinda - PE Olinda - PE

Campos do Jordão – SP

Conhecida como a “Suíça Brasileira”, Campos do Jordão tem entre seus visitantes celebridades e personalidades. Entre suas vilas, a mais badalada é Capivari. Certamente, cercada por um forte clima europeu e dona de uma variedade gastronômica, a vila é o point preferido dos turistas na alta temporada.

Campos do Jordão - SPCampos do Jordão - SP

Pirenópolis – GO

Pequena cidade do interior de Goiás, tombada como Patrimônio Nacional, que conserva seu aspecto antigo e bucólico, cercada de morros e cachoeiras. Sem dúvida, é um retrato vivo da história goiana, onde um povo hospitaleiro, alegre e festivo, convive com um ambiente de extrema beleza natural.

Pirenópolis - GO

Gramado – RS

Com toda a certeza, a sensação de viajar para Gramado parece a de quem visita um cantinho da Europa, pelas inúmeras referências ao Velho Continente, das atrações turísticas até as ruas, construções, restaurantes e lojas.

Gramado - RSGramado - RS

Domingos Martins – ES

Colonizada por imigrantes alemães e italianos, a cidade de Domingos Martins preserva a cultura europeia através das construções típicas, das festas folclóricas e da gastronomia. Isso porque, o distrito de Aracê, a cerca de 50 quilômetros do Centro, é repleto de bons e agradáveis restaurantes.

Domingos Martins - ES Domingos Martins - ES

Ântonio Prado – RS

O município de Antônio Prado possui um Patrimônio Histórico e Artístico, constituído por casas de madeiras e alvenaria, que foram construídas no final do século XIX pelos imigrantes italianos. Essas casas foram tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), com 48 edificações localizadas nas principais ruas do centro da cidade. Além disso, é o maior acervo arquitetônico em área urbana referente à Imigração Italiana no Brasil.

Ântonio Prado - RS Ântonio Prado - RS

Paranapiacaba – SP

Paranapiacaba está localizada em Santo André, na região do Grande ABC, em São Paulo. A vila ferroviária, construída por uma companhia inglesa a partir de 1860 é considerada patrimônio histórico nacional. Como resultado, oferece uma série de atividades relacionadas ao turismo cultural e ambiental.

Paranapiacaba - SP PARANAPIACABA COM PROBLEMAS DE ILUMINAÇÃO E CÃES NA RUA

Caminho das Pedras, Bento Gonçalves – RS

Certamente, um dos mais bonitos passeios de Bento Gonçalves é o que leva à colônia São Pedro, a 13 quilômetros do Centro. O roteiro de sete quilômetros passa por 28 construções em pedra e madeira, formando um cenário que remete à região Norte da Itália.

Caminho das Pedras, Bento Gonçalves - RS Caminho das Pedras, Bento Gonçalves - RS

 

Fotos: Iván Utz, Anechoic_Photos, Ruy Barbosa Pinto, Bruno Luigi, Luiz Felipe Sahad, Aline Mil, Paulo Rocha, Francisco Aragão, Generoso Mrack, Milan Zunic, Alex Portes, Marco Guinter Alberton, Luciano Secchin, André Gimenes, Michael Guimarães, Miriam Faleiros, Robs Gilli, Levi Benecioto,

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Tóquio: lugares para conhecer na capital do Japão

Artigo anterior

Pessoas comuns viajam o mundo morando em alto mar

Artigo seguinte

Você pode gostar