Repleto de palácios, castelos, igrejas e cidades históricas, a Polônia vem atraindo cada vez mais turistas a procura da sua rica cultura e os belos cenários que nos remetem a contos de fadas. Fazendo fronteira com países bastante turísticos como Alemanha e República Tcheca, a Polônia possui fácil acesso das principais cidades europeias e pode ser um ótimo destino turístico se você pretende conhecer um lado menos explorado da Europa.

Marcada pela sombra da II Guerra Mundial, o país ficou esquecido no ramo turístico durante muitos anos. Hoje a Polônia oferece estrutura completa para turistas e cidades como Varsóvia, Cracóvia e a pequena Wadowice – berço do Papa João Paulo II.

Cidades para conhecer na Polônia

Varsóvia

A capital Varsóvia, localizada as margens do rio Vístula, foi completamente destruída durante a Segunda Guerra Mundial, como retratado no premiado filme O Pianista, de Roman Polanski, mas ao longo do tempo foi reconstruída nos mínimos detalhes e hoje seu centro histórico (Stare Miasto) é Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO e oferece atrações como palácios, museus, restaurantes e cafés espalhados pelas ruas além de um eficiente sistema de transporte.

cidades na Polônia

cidades na Polônia

warsaw3

18664794102_77d25ea6e8_k

  • Parque Lazienki – Principal parque da cidade, possui vias para longas caminhadas e abriga o Palácio de Lazienki bem em frente a um maravilhoso lago.
  • Old Town – Cercada de bares e restaurantes, a cidade velha é composta com diversas construções com arquitetura tipíca, local ideal para conhecer caminhando.
  • Museu da Revolta de Varsóvia – O Museu mostra toda a história de como o povo polonês se reerguiu após os ataques da Segunda Guerra Mundial.
  • Krakowskie Przedmiescie – Avenida de Varsóvia que liga a cidade nova à velha, repleta de palacetes, igrejas, belos hotéis, bares e parques.
  • Castle Square – O Castelo Square é uma das principais atrações da cidade. Totalmente destruído durante a Segunda Guerra Mundial, foi totalmente reerguido e fica bem em frente a principal praça da cidade velha.
  • Basílica de São João Batista – A ingreja mais antida de Varsóvia, construída em 1339.

Cracóvia

Conhecida como a joia da Polônia, a romântica Cracóvia encanta com seus mais de 1000 anos de história. A cidade já foi capital do país e capital do governo geral nazista durante a II Guerra Mundial. Segunda a lenda, Cracóvia foi construída em cima de uma caverna que o corpo do dragão morto pelo rei mítico Krak. Tradicionalmente a cidade é um dos principais centros da vida acadêmica, cultural e artística da Polônia e um dos polos econômicos mais importantes, recebendo o título de Capital Europeia da Cultura no ano 2000.

cidades na Polônia

16273647942_5ec4d64101_z

cidades na Polônia

20239362046_c2cd3cf509_b

  • Catedral de Wawel – Localizada na mesma colina do Castelo de Wawel, a bela catedral abriga os corpos dosreis Sigismundo I e II.
  • Praça do Mercado – Local amplo aonde se encontram vários restaurantes, ao seu redor, além de algumas atrações turísticas.
  • Cidade Velha – Um dos pontos mais visitados do país, a cidade velha abriga casarões medievais e igrejas históricas. O local foi declarado Patrimônio ad Humanidade em 1978.
  • Basílica de Santa Maria – Um dos principais cartões postais da cidade, a igreja possui arquitetura gótica e a cada uma hora reproduz um som de clarinete tocada no alto da torre.
  • Kazimierz – Bairro judeu da cidade.
  • Minas de sal de Wieliczka – Passeio popular a 15 km da cidade onde encontram se dezenas de esculturas feita de sal, inclusive uma igreja completa, que demorou cerca de 30 anos para ficar completa.

Poznan

Poznan é a 5° maior cidade da Polônia e foi o berço do estado Polaco, sendo a primeira capital da Polônia. Seu nome significa “encontrar”, dizem que o nome se deu ao reencontro entre 3 irmãos que não se viam a muito tempo e o encontro se deu onde hoje é a cidade. Em homenagem a este dia, eles deram o nome da cidade e foi a partir deste evento que a Poznan e a Polônia nasceram.

cidades na Polônia

cidades na Polônia

pozna3

pozna4

Gdansk

Localizada na província de Pomerânia, a cidade portuária de Gdansk tem influências arquitetônicas germânicas, holandesas e flamencas. pontos turísticos interessantes. A cidade também tem fortificações preservadas, classificadas como as maiores da Europa, um destino bem conhecido do país e uma ótima opção de parada se você está pretendendo explorar a Polônia.

cidades na Polônia

gdansk2

cidades na Polônia

8244787668_9715ce83a7_k

  • Igreja de Santa Maria – Maior igreja feita de tijolos da Europa, com capacidade para 35 mil pessoas.
  • Catedral de Oliwa – Construída entre os séculos 13 e 18 com um comprimento de 107 metros, a catedral é a maior igreja da Polônia.
  • Artus Court – Usado antigamente como ponto de encontro de comerciantes e um centro de atividade social no passado. Hoje, ele é um ponto de interesse de inúmeros visitantes e uma filial do Museu de História de Gdansk.
  • Museu Nacional de Gdansk – Localizado em um antigo convento franciscano, foi construído em estilo gótico no final do século 15. Este museu foi inaugurado em 1872 e as obras de arte daquela época ainda constituem o núcleo das coleções.

Leia também:

» 5 cidades para conhecer na Suiça
» 10 destinos para você visitar quando estiver na Holanda
» As melhores cidades para visitar na República Tcheca
» Conheça Praga na República Tcheca, uma das cidade mais bonitas do Leste Europeu

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Reserve passagens aéreas com até 40% de desconto para qualquer destino.
Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

As melhores praias para você conhecer na Bahia

Artigo anterior

Viaje para Angra dos Reis e aproveite o melhor da região

Artigo seguinte

Você pode gostar