Confira uma lista com destinos incríveis para conhecer no Brasil e inspire-se para suas próximas viagens

Para conseguir férias inesquecíveis nem sempre é necessário apelar para o exterior. É possível encontrar destinos imperdíveis no Brasil, em cidades de pequeno e médio porte que, por um motivo ou outro, acabaram caindo nas graças dos frequentadores e apoiadores do turismo nacional.

Prepare-se para conhecer dez destinos no Brasil baseados em extensa pesquisa junto a diversos clientes de todas as partes do país que estiveram pelo menos uma vez e que deram nota a essas verdadeiras jóias ocultas. Algumas são conhecidas sem ser famosas, enquanto outras são apreciadas justamente por não atraírem tantos turistas. Mas todas são garantia de uma boa e inesquecível viagem.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Bonito – Mato Grosso do Sul

destinos incriveis brasil

Foto: Caio Vilela / Wikimedia Commons

Essa pequena cidade está a aproximadamente 300 quilômetros de Campo Grande. É um ecodestino muito procurado por quem procura um contato com a natureza numa localização isolada.

A cidade fica próxima da Serra da Bodoquena e também da fronteira com o Paraguai. É influenciada por costumes importados do vizinho. Também está próxima do Pantanal e tem uma vegetação de transição com áreas de mata atlântica e do cerrado.

O lugar se destaca pelos rios de água cristalina e atrai os interessados em mergulhar e observar os peixes. Há também o Abismo Anhumas, uma caverna coberta de estalactites, cenário para praticar rapel; e o Buraco das Araras, onde bandos dessas aves criam seus ninhos.

Pirenópolis – Goiás

cidades incríveis brasil

Foto: Wikimedia Commons

A pequena cidade tombada como Patrimônio Nacional, possui um aspecto antigo e bucólico e é cercada de morros e cachoeiras. Possui um conjunto arquitetônico, urbanístico, paisagístico e histórico protegido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 1989.

O Centro Histórico apresenta casarões e igrejas do século XVIII, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, construída pela Irmandade do Santíssimo Sacramento (1728 – 1732), a Igreja de Nossa Senhora do Carmo (1750 -1754) e a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim (1750-1754), ambas da Paróquia do Rosário, além de prédios de relevante beleza arquitetônica como o Teatro de Pirenópolis, de estilo híbrido entre o colonial e neoclássico, de 1899, e o Cine Teatro Pireneus, em estilo art-déco, de 1919.

A preservação da natureza também está presente aos pés da Serra dos Pireneus. Registros apontam a cidade como a que possui mais unidades de conservação  (oito no total), como o Parque Estadual da Serra dos Pireneus, o Monumento Natural Cidade de Pedra, a Fazenda Arruda, a Reserva Ecológica Vargem Grande, a Fazenda Vagafog, o Santuário Flor das Águas e o Santuário Gabriel.

Fernando de Noronha – Pernambuco

destinos incríveis

Foto: Divulgação

Destino famoso em diversas agências de turismo, é muito procurado para férias e viagens de lua-de-mel. Mais um ponto que destaca a beleza natural do país,

O lugar é na verdade um arquipélago formado por 21 ilhas, ilhotas e rochedos de origem vulcânica, numa área total de 26 quilômetros quadrados, dos quais 17 pertencem à ilha principal, que se localiza a 545 quilômetros de Recife. Seu centro comercial é o núcleo urbano de Vila dos Remédios.

É reconhecido como um dos melhores lugares do país para a prática do surfe, com ondas tubulares e cristalinas que chamam surfistas para praias como Cacimba do Padre, Boldró, Cachorro, entre outras. Além disso, há sempre competições de esportes como o futebol, voleibol, futebol de salão e futebol de areia.

São Miguel do Gostoso – Rio Grande do Norte

destinos incriveis brasil

Foto: DFN_Jardins

Cidadezinha pouco explorada pelas agências de turismo, mas bastante procurada por quem quer alguns dias longe da bagunça da cidade grande. Fica à beira do mar e possui praias com longos trechos de areia vazios.

Mesmo localizada no litoral, tem clima semiárido, com chuvas concentradas no período de março a junho e elevado déficit hídrico. Seu relevo está incluído na planície costeira, com terrenos marcados pela presença de dunas móveis formadas pela constante ação dos ventos.

Praia da Pipal – Rio Grande do Norte

Foto: Bjørn Christian Tørrissen / Wikimedia Commons

Tibau do Sul é um município situado na faixa litorânea meridional do estado. Fica a 77 quilômetros ao sul de Natal. É conhecido em nível internacional por abrigar a Praia da Pipa.

É um dos principais balneários do estado e um importante polo indutor de turismo, iniciado na década de 1970, com grupos de surfistas indo para lá a fim de frequentar as praias. Isso fez com que atraísse cada vez mais gente de todos os lugares do mundo.

A Praia da Pipa é formada por nove praias que formam o balneário em si: Praia de Tibau do Sul (onde desagua a Lagoa Guaraíras), Praia do Giz, Cacimbinhas, Madeiro, Baia do Golfinhos, Praia do Centro, Amor, Minas, Cancela e Sibaúma.

Lençóis Maranhenses – Maranhão

Foto: Carlos Souto / Wikimedia Commons

Distante 250 quilômetros de São Luiz, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses atraem turistas que vão observar o fenômeno das lagoas interdunares, formadas entre as areias brancas e finas do local.

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses ocupa 155 mil hectares e é o maior parque de dunas do país. A região dos Lençóis Maranhenses é maior que o Parque Nacional e oferece passeios como o Circuito da Lagoa Azul, o Circuito da Lagoa Bonita, a visita à Lagoa das Emendadas e ao Canto de Atins.

Quem visitar a região pode passar alguns dias na praia do Caburé e em Atins, em passeios pelo Rio Preguiças e Rio Formiga e se dedicar à prática de kitesurfe  (esporte aquático que utiliza uma pipa e uma prancha com ou sem alças) em percursos feitos com veículos 4×4. Cansou de andar? Sempre tem a opção de se observar tudo do alto num voo inesquecível.

Morro de São Paulo – Bahia

destinos brasil

Foto: Marcos Dias / Wikimedia Commons

A vila se localiza na extremidade nordeste da ilha de Tinharé do Brasil, à beira do Oceano Atlântico. Não há automóveis por lá, por isso não é aconselhável para quem tenha algum tipo de problema de locomoção.

Possui praias atraentes, localizadas a apenas 60 quilômetros de Salvador. Apresenta praias com palmeiras, como a Primeira Praia, conhecida pela forte rebentação das ondas, e a Segunda Praia, repleta de restaurantes. Também é possível conhecer algumas ruínas como as da Fortaleza do Tapirandu, erguida no século XVII com vista para o mar.

Vale lembrar que o Morro de São Paulo é uma das ilhas que compõem o município de Cairu, um dos poucos municípios arquipélagos do Brasil.

Jalapão – Tocantins

destinos no brasil

Foto: Adribeiro2020 / Wikimedia Commons

Mais um destino que caiu nas graças dos ecoturistas. Cachoeiras com água cristalina e dunas de areia completam o cenário deste que está sendo um destino cada vez mais apreciado pelos brasileiros.

O Jalapão está localizado no extremo leste do estado do Tocantins, a cerca de 350 km de Palmas, nossa capital.

Londe de ser uma cidade, como alguns pensam, o Jalapão é uma região ampla, com cerca de 34 mil quilômetros quadrados, maior que  os estados de Sergipe e Alagoas. Engloba cinco áreas de conservação, incluindo um parque estadual.

Cachoeira da Velha, Prainha do Rio Novo, Mateiros, Novo Acordo, São Félix do Tocantins: as atrações são muitas e conquistam o público por serem simples e muito simpáticas. Os amantes de esportes radicais, mais especificamente do rafting, amam passar as tardes por lá sentindo o contato com a natureza de modo extremo.

Inhotim, Brumadinho – Minas Gerais

Foto: Vinicius Depizzol / Wikimedia Commons

O instituto Inhotim ocupa 140 hectares de área de visitação, incluindo uma floresta e um jardim botânico. Possuo um acervo de arte que é reconhecido mundialmente.

A instituição surgiu em 2004 para abrigar a coleção de Bernardo Paz, empresário da área de mineração e siderurgia, casado com a artista plástica carioca Adriana Varejão, e que se desfez de sua valiosa coleção de arte modernista, que incluía trabalhos de Portinari, Guignard e Di Cavalcanti.

Brumadinho fica a 60 quilômetros de Belo Horizonte. O instituto está dentro do domínio da Mata Atlântica, a uma altitude que varia entre 700 e 1.300 metros acima do nível do mar. Já o jardim botânico tem 4.300 espécies em cultivo, com 30% de todo o acervo em exposição para o público.

Monte Verde – Minas Gerais

destinos no brasil

Foto:
Rosanetur
/ Flickr

Cidade localizada no extremo sudoeste do estado, na Serra da Mantiqueira, a 484 quilômetros de Belo Horizonte, procurada pelas trilhas realizadas a pé.

Três das mais conhecidas são: Pedra Redonda, uma das trilhas mais populares; Pedra Partida, que vai um pouco mais longe que a anterior e é acessada mesmo lugar; e Platô, que vai no sentido oposto da que vai para a Pedra Partida, um pouco mais longa do que a da Pedra Redonda, mas sem partes muito íngremes.

Seu acesso é difícil para quem vem dos estados do Norte ou do Rio de Janeiro, não havendo estrada direta para o distrito.

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]or.com

Conheça o bar localizado no salão histórico do Theatro Municipal de SP

Artigo anterior

Plataforma disponibiliza aluguel de iate para passeios. Veja como funciona

Artigo seguinte

Você pode gostar