Começa em junho a temporada de baleias em toda a costa do Brasil, que vai até o mês de novembro. Os animais chegam em águas brasileiras para se reproduzir e ter seus filhotes.

Os meses de junho a novembro são marcados pela fascinante temporada de baleias que cruzam a costa brasileira para se reproduzir e ter os seus filhotes. O que poucos sabem é que destinos como Abrolhos, na Bahia, Garopaba, em Santa Catarina, e o Litoral Norte de São Paulo vem se consolidando como um dos melhores pontos do país para a observação de cetáceos. As gigantes nadadoras desta espécie chegam a ter 16 metros e podem pesar até 35 toneladas.

As cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba vem registrando números recordes de avistagens de baleias e cetáceos (que também incluem botos e golfinhos). Segundo os dados do Projeto Baleia à Vista, na temporada passada foram avistadas mais de 300 baleias passando pelas águas da região.

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Temporada de baleias litoral norte de São Paulo

Foto: Divulgação

Segundo o idealizador do Projeto Baleia à Vista, Julio Cardoso, ainda há muita pesquisa a ser feita para entender o comportamento dos animais, mas é fato que, nos últimos anos, vem aumentando o número de baleias no litoral brasileiro.

O Litoral Norte de São Paulo possui uma fauna marinha rica que concentra quatro espécies de baleias e sete de golfinhos, além de outras espécies com otartarugas, raias-manta, tubarão-baleia e uma diversidade de aves.

Também focado em apoiar as práticas sustentáveis das cinco cidades da região turística, o Circuito Litoral Norte vem dando todo o suporte para que Bertioga Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba possam desenvolver esse potencial tanto em estrutura física, quanto de serviços.

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Ilhabela, Luciane Leite, é essencial atuar de forma sustentável: “os registros de baleias jubarte vêm aumentando a cada ano no arquipélago, precisamos estar preparados para trabalhar bem esta atividade sem causar impactos negativos aos animais e proporcionar uma experiência única ao turista”.

Para desenvolver atividades de avistamento de cetáceos na temporada de baleias no Brasil, é fundamental que os municípios tenham uma infraestrutura adequada de píeres de embarque e desembarque de passageiros para esse tipo de atividade. “É uma natureza muito rica e de grande biodiversidade que pode ser explorada de forma sustentável pelo turismo de natureza responsável, que é o tipo de turismo que mais cresce no mundo”, acrescenta Cardoso.






Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Lugares para conhecer em Punta Cana – República Dominicana

Artigo anterior

13 praias que você precisa conhecer em Alagoas

Artigo seguinte

Você pode gostar