Se você está planejando conhecer esse destino incrível do litoral da Bahia, veja nossas dicas sobre como chegar em Trancoso de avião, ônibus e carro – seja próprio ou alugado

Quer saber como chegar em Trancoso? É muito fácil viajar para este paraíso do litoral sul da Bahia e você vai descobrir isso neste post especial que preparamos com dicas para quem planeja uma viagem para lá. 

Um dos destinos mais cobiçados do nordeste brasileiro, Trancoso é um distrito de Porto Seguro que tem praias de areias claras, cercadas por coqueiros e falésias coloridas, e banhadas por um mar de águas calmas, cristalinas e extremamente azuis. 

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

E, se não bastasse isso, seu vilarejo – o Quadrado – é um lugar encantador, cheio de casinhas coloridas que abrigam ótimos restaurantes, várias lojinhas e pousadas charmosas. Não é à toa que Trancoso é procurado por personalidades nacionais e internacionais e está entre as praias mais famosas e exclusivas do Brasil.

Mas não para por aí. Com sol o ano todo, Trancoso é um destino para visitar em qualquer época. Não há uma estação caracterizadamente chuvosa ou extremamente seca. Além disso, há opções de hospedagem para todos os gostos e bolsos, desde hospedagens mais simples até resorts luxuosos.

Por isso, se você está planejando viajar para este destino incrível, saiba como chegar em Trancoso e aproveitar melhor seus dias por lá. Seja de avião, carro ou ônibus, você não terá dificuldades para ir a este cantinho especial do litoral da Bahia.

Saiba como chegar em Trancoso

como chegar em trancoso

Foto: Rodrigo Sá Barreto / FLickr

Localizado na Costa do Descobrimento, no litoral sul da Bahia, Trancoso fica a 600 km de Salvador, a cerca de 50 km de Porto Seguro e a 28 km de Arraial D’Ajuda. O charmoso vilarejo fica próximo, também, da paradisíaca Caraíva e da maravilhosa Praia do Espelho.

Para te ajudar a saber como chegar em Trancoso, preparamos algumas dicas sobre como ir para lá de avião, ônibus e carro. Confira, a seguir.

Como chegar em Trancoso de avião

como chegar em trancoso

Foto: Michell Zappa

Para chegar em Trancoso de avião, o ponto de desembarque mais próximo é o Aeroporto de Porto Seguro, localizado na Cidade Alta. Ele recebe voos vindos de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, operados pelas companhias Gol, Latam e Azul

Caso more em outro estado, provavelmente, você terá que fazer conexão em outro aeroporto para, então, chegar a Porto Seguro e seguir para Trancoso de carro ou de ônibus, passando ou não por Arraial D’Ajuda.

Como chegar em Trancoso de ônibus

como chegar em trancoso

Foto: Márcio Filho – MTUR

Quem vai à Trancoso de ônibus, vindo de outras cidades da Bahia ou de outros estados, deve desembarcar no Terminal Rodoviário de Porto Seguro e, então, escolher seguir para o vilarejo de ônibus ou carro. 

Para ir de Porto Seguro a Trancoso de ônibus, a forma mais econômica é utilizar o transporte público do terminal rodoviário até a travessia da balsa que leva a Arraial D’Ajuda. Os pedestres não precisam pagar para atravessar o Rio Bunharém de balsa. Uma vez em Arraial D’Ajuda, pegue o ônibus que segue para Trancoso. As partidas ocorrem de hora em hora, das 6h às 18h45.

Em Trancoso não há transporte público, mas isto não é um problema, uma vez que o vilarejo é pequeno e você consegue conhecer seus principais pontos turísticos a pé. Caso queira explorar as belezas da região que cerca o vilarejo, pode optar por alugar um carro ou utilizar os táxi ou mototáxi.

Como chegar em Trancoso de carro

Transfer Porto Seguro Trancoso

Foto: Ana Paula Hirama

Trancoso fica a 1.500 km de São Paulo, a 1.070 km do Rio de Janeiro, a 565 km de Vitória,  a 910 km de Belo Horizonte e a 1.500 km de Brasília. Para chegar no vilarejo de carro vindo de outros estados, não é necessário passar por Porto Seguro. O melhor caminho é seguir para Eunápolis e, lá, pegar a BR-367 até o entroncamento com a BA-001, também conhecida como Estrada de Trancoso nesse trecho.

Para quem está em Porto Seguro e quer seguir de carro – seja próprio ou alugado – para Trancoso, há duas formas: por via totalmente terrestre ou pelo percurso que inclui a travessia da balsa que leva a Arraial D’Ajuda.

O trajeto feito somente por via terrestre é mais longo, de 77 km, e passa pela BR-367 e a BA-001. Vale ressaltar que as estradas não são das melhores, com alguns trechos com muitos buracos. 

O percurso que inclui a travessia de balsa é mais curto, com 47 km, e, após chegar em Arraial D’Ajuda, segue pela BA-986 e depois pela BA-001, com alguns trechos bem esburacados. Vale lembrar que, na alta temporada, é comum encontrar longas filas para embarcar na balsa. Por isso, caso viaje para lá nesta época, prepare-se para este inconveniente.

Você pode, também, seguir de Porto Seguro para Trancoso de táxi, transfer ou Uber. Nestes casos, deve-se considerar o custo-benefício em relação à ida de ônibus.

Com todas essas possibilidades de como chegar em Trancoso, fica até difícil resistir a este destino incrível que, apesar de tão famoso e badalado por personalidades, está ao alcance de todos os viajantes. Portanto, se você quer conhecer um verdadeiro paraíso brasileiro, vá para este vilarejo incrível de Porto Seguro.

Reserve alguns dias para curtir tudo o que há para fazer em Trancoso e não deixe de explorar as belezas naturais da região, como Caraíva e a Praia do Espelho. Faça caminhadas à beira mar, curta o agito noturno do Quadrado e se delicie com a maravilhosa culinária baiana. Viva intensamente seus dias em Trancoso!

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Estas são as cidades medievais mais charmosas da Europa

Artigo anterior

Reforma no Coliseu colocará visitante no centro da arena romana

Artigo seguinte

Você pode gostar