Saiba como é estudar inglês na Irlanda, um dos principais destinos de intercâmbio para brasileiros que viajam para a Europa

Em parceria com a agência de intercâmbio World Study e a escola The English Studio, nossos colunistas foram até Dublin, na Irlanda, para entender o motivo de tantos brasileiros escolherem a Ilha Esmeralda como destino para estudar inglês, trabalhar e viver na Europa.

Principalmente Dublin, capital do país, virou um reduto de estrangeiros que desejam estudar inglês e viver a experiência de morar em um país europeu. São mais de 15 mil brasileiros vivendo na Irlanda segundo o último censo feito em 2017, mas pelas facilidades que o país oferece e também pela promoção contínua, podemos afirmar que esse número cresce consideravelmente.

Outro dado interessante sobre a Irlanda é que praticamente 10% dos habitantes são estrangeiros. Mas, vale lembrar que não são apenas os brasileiros que dominam essa ilha de cultura marcante cercada pelos países do Reino Unido. A Irlanda é tão diversa, que segundo um relatório recente feito pela empresa Official Esta, que trabalha com vistos para o exterior, há 427 turistas para cada 100 habitantes.

Vale a pena estudar na Irlanda?

Além das ofertas no quesito viagens, o país traz inúmeros benefícios para intercambistas que escolheram viver uma experiência no exterior e estudar inglês na Europa. E, além de aperfeiçoar uma nova língua, as cidades irlandesas também trazem oportunidades para brasileiros (e estrangeiros de outros países) trabalharem legalmente, mesmo sem ter cidadania europeia. Veja mais sobre isso na matéria como estudar e trabalhar na Irlanda.

Estude inglês na Europa

Irlanda, destino para quem deseja estudar inglês na Europa. Foto: Joel Mott / Unsplash

A facilidade na imigração provavelmente seja um dos fatores que atrai ainda mais brasileiros. Você não precisa ter cidadania europeia para ficar legalmente durante alguns meses ou anos na Irlanda, com visto provisório e permissão para entrar em todos os destinos da Europa com o seu IRP Irish Residency Permit, antigamente chamado de GNIB.

O estrangeiro que está matriculado em alguma instituição de ensino (cursos de intercâmbio, universidades ou com trabalho garantido), podem fazer a solicitação do IRP. Outro benefício é que o estrangeiro também poderá trabalhar enquanto estuda, sendo mais uma oportunidade para o aluno praticar o idioma e ter uma experiência profissional no exterior. Poucas pessoas sabem, mas a Irlanda também oferece alguns dos melhores salários da Europa.

Estudar inglês na Irlanda: cursos, escolas e professores

O sotaque irlandês não é dos mais fáceis, mas se engana quem acha que irá aprender apenas um único sotaque em um destino tão diverso. Como falamos antes, estudar inglês na Irlanda é uma escolha de muitos estrangeiros. Dublin por exemplo, é extremamente cosmopolita, com estudantes e moradores de diferentes partes do mundo. Durante as aulas e dependendo da escola que o intercambista escolher, dificilmente você irá estudar apenas com brasileiros.

Um dos principais atrativos de estudar no exterior é conhecer pessoas do mundo todo e as instituições de ensino sabem disso. Nas salas de aula há estudantes de diferentes nacionalidades, tendo como predominância nativos da América do Sul, Ásia e países da Europa que não falam inglês como a Itália, Espanha, Turquia, Portugal, Dinamarca, França e tantos outros.

A experiência que tivemos na The English Studio mostra que a escola está extremamente preparada para receber estudantes do Brasil. E, mesmo que você não tenha domínio sobre o idioma, a escola tem brasileiros na equipe de suporte ao aluno e as aulas são divididas por nível de fluência.

Basicamente todas as escolas de inglês na Irlanda oferece a mesma dinâmica de ensino, mas a qualidade da escola irá variar conforme alguns requisitos importantes como a certificação, qualidade dos professores e estrutura de ensino. Você pode ver essa e outras dicas na página Dicas de Intercâmbio na Irlanda.

Saiba como é estudar inglês na Irlanda

Saiba como é estudar inglês na Irlanda e organize seu intercâmbio. Foto: Divulgação

Como são as aulas de inglês na Irlanda?

No primeiro dia de curso o aluno faz um teste de fluência com uma conversação descontraída e algumas atividades como uma redação, mostrando qual é o nível de inglês levando em consideração os quatro pilares básicos de qualquer idioma: escrita; leitura; fala e compreensão.

Esse momento é extremamente importante para o aluno ser inserido na sala de acordo com o seu nível. Caso você esteja no nível intermediário, por exemplo, e te colocarem em um grau mais elevado, você também pode solicitar a troca de sala. Sendo assim, o mais importante é que o estudante sempre irá compartilhar as salas com alunos do mesmo nível.

Os professores são especializados no idioma e mesmo eles sendo nativos da língua inglesa, há todo um método comprovado para ensinar estrangeiros em uma didática que realmente funciona. A imersão completa na língua e na cultura local traz um aprendizado praticamente espontâneo.

O dia a dia na escola é focado na interação dos alunos com atividades em duplas ou grupos, conversão e exercícios práticos que buscam melhorar a pronúncia, a confiança e o vocabulário dos estudantes. Com empenho é possível aprender muito e chegar na fluência em pouco tempo.

The English Studio - Escola de inglês em Dublin e Londres

The English Studio – Escola de inglês em Dublin e Londres. Foto: Divulgação

Duração dos cursos de inglês na Irlanda

Diferente da Inglaterra e dos Estados Unidos, o visto na Irlanda pode ser feito para períodos mais longos e é bem mais acessível, além da possibilidade de trabalhar no país como comentamos anteriormente. Os cursos podem ter duração de semanas, meses ou um semestre completo (podendo ser renovado até duas vezes). Para informações sobre visto na Irlanda e outras exigências, acesse a página documentação para entrar na Irlanda.

Agências de intercâmbio como a World Study oferecem cursos com diferentes durações. A Irlanda é um dos principais destinos da agência, mas eles também trabalham com outros países como Canadá, Austrália, Inglaterra󠁧󠁢󠁥󠁮󠁧󠁿, EUA, Espanha, Nova Zelândia e outros.

saiba como é estudar inglês em Dublin

Estudar inglês em Dublin é mais fácil do que você imagina. Foto: Eliabe Costa / Unsplash

» Cursos para estudar no exterior e aprender outro idioma
» Custo de vida na Irlanda para estudantes
» 5 canais no Youtube para aprender inglês sem sair de casa
» Cresce o número de brasileiros fazendo intercâmbio

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Low cost chega a São Paulo com promoção de voos para Buenos Aires

Artigo anterior

The English Studio: escola de inglês em Dublin e Londres

Artigo seguinte

Você pode gostar