Atualizada em:
O turismo sustentável é um braço importante do setor de turismo, pois visa o respeito ao meio ambiente, às comunidades e incentiva a geração de renda local. Entenda algumas práticas de preservação do meio ambiente através do mercado de turismo
O turismo está entre as cinco atividades econômicas mais importantes do planeta, segundo o Fórum Econômico Mundial. E é uma das poucas maneiras de aprendermos verdadeiramente sobre a nossa história, bem como sobre novos povos e culturas. Viajar nos transforma e proporciona a oportunidade de viver experiências inesquecíveis.
Mas, a atividade não deve ser vista apenas como um passeio de férias ou algo lucrativo. Deve ser pensado além, com respeito às comunidades locais e ações que contribuam para que o destino se torne ainda melhor para os futuros visitantes.
O meio ambiente, e seus biomas, é um dos pontos fundamentais da questão, que todas as pessoas devem conhecer e aprender a preservar. Afinal, a natureza está presente em todos os lugares, independentemente do destino ou da circunstância da viagem. E, como se trata de algo finito, é essencial agir de forma consciente.
Como funciona o turismo sustentável?
O turismo sustentável é baseado em três pilares – social, econômico e ambiental – que visam o respeito às comunidades locais e aos recursos naturais, ressaltando que é dali que as pessoas tiram o próprio sustento e fazem a economia girar. Dessa forma, preserva-se a história e cultura, gerando emprego e renda, e colaborando para que as próximas gerações possam viver e usufruir dos mesmos direitos.
Muito mais do que um conceito, o turismo sustentável é uma ideia que deve estar na mente do viajante. O Brasil é um dos países com grande potencial de turismo sustentável, devido a tantas riquezas naturais e mistura de povos e culturas. Além, claro, da potência imensa para ecoturismo – modalidade onde o fio condutor se torna a própria natureza e suas atividades.
Aqui no Brasil, é possível viver experiências incríveis em meio à natureza do Pantanal, conhecer comunidades quilombolas no Sertão pernambucano ou vivenciar o dia a dia de ribeirinhos na Amazônia. E esses são apenas alguns pequenos exemplos. Dentre elas, a preservação das nossas praias, ilhas, rios, nascentes, cachoeiras belíssimas e povos tradicionais.
Ao conhecer de perto os nossos biomas, culturas e comunidades, é possível entender melhor a importância da preservação, do reflorestamento, da distribuição de renda local, entre tantas outras coisas. E esse aprendizado é uma via de mão dupla. Muitas vezes, os próprios moradores não percebem que a preservação do local onde moram pode gerar muito mais riquezas para eles, suas famílias e vizinhos.
Exemplos de turismo sustentável no Brasil
No Brasil, diversas entidades e empresas de turismo trabalham para minimizar os impactos em regiões que costumam ser focos de destruição ambiental. Muitas delas, pequenas cidades e comunidades.
Uma das iniciativas de turismo sustentável vem do Projeto Saúde e Alegria – PSA, com sede em Santarém (PA). A instituição desenvolve soluções criativas para promover a educação e mobilizações sociais em comunidades tradicionais do Norte do Brasil.
Um dos programas do projeto acontece em parceria com as comunidades ribeirinhas e tem o intuito de gerar renda para moradores da reserva Tapajós-Arapiuns. Após oficinas técnicas de capacitação sobre turismo e sustentabilidade, os próprios moradores recebem os turistas para vivenciar a rotina e cultura local.
No Sul da Bahia, o projeto Turismo+Sustentável da ONG Conservação Internacional (CI-Brasil) está realizando práticas de turismo regenerativo por meio da iniciativa Futuri Brasil. Das muitas formações, várias já estão dando frutos.
A Aldeia Tibá, localizada em Cumuruxatiba-BA, dentro do Parque Nacional do Descobrimento, conseguiu implementar o Etnoturismo. A ação gera renda para a comunidade. Já em Santo André, no município de Santa Cruz Cabrália, a Associação Barracas do Pontal liderou diversas ações, dentre elas, a implementação de lixeiras para coleta seletiva na praia e a diminuição do uso de materiais plásticos.
Turismo sustentável e ações do governo
A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) tem participado de diversos eventos e se reunido com parceiros para tratar de pautas importantes como sustentabilidade e preservação do meio ambiente.
Durante o 1° Seminário Internacional de Turismo Sustentável, realizado no início de junho de 2023, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, deixou claro que o turismo sustentável é um tema prioritário. “A agenda da sustentabilidade e das mudanças climáticas é estratégica para a reconstrução da imagem internacional do Brasil e para reinserir o nosso país de forma positiva na comunidade internacional. O mercado exige cada vez mais o compromisso com essa pauta”, afirmou.
O presidente da Embratur destacou, ainda, que cuidar do clima e do meio ambiente é fundamental para o século 21. “Esses são temas importantes não só pela preservação, mas também por beneficiar comunidades locais, criando uma imagem positiva para os destinos e, assim, atraindo viajantes conscientes e responsáveis”.
A Embratur percebe no turismo sustentável uma estratégia de reconstrução da imagem do Brasil no cenário internacional. E, a partir dessas ações, almeja-se atrair mais viajantes conscientes e responsáveis. Melhorando não só a experiência do turista, mas também a realidade dos destinos brasileiros.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]