Bruno Gagliasso incentivou o plantio de 25 mil árvores em hotel fazenda

Atualizada em:

Em parceria com a esposa Giovanna Ewbank, o ator Bruno Gagliasso possui um hotel fazenda intimista no interior do Rio de Janeiro. Propriedade foi inteiramente revitalizada com a plantação de 25 mil árvores nativas da região

Não é de hoje que o ator e empresário Bruno Gagliasso investe no mercado de viagens, tendo como um dos seus focos práticas que fortalecem o turismo sustentável. Após abrir duas pousadas em Fernando de Noronha, ele decidiu investir ainda mais em um hotel fazenda que mantém desde agosto de 2020 no município de Paraíba do Sul, no Estado do Rio de Janeiro. 

O Rancho da Montanha, como é conhecido, foi construído em uma área com mais de 260 mil m² que, antes, estava praticamente devastada. Um dos objetivos do ator ao adquirir o terreno foi o de reflorestá-lo com 100 mil árvores nativas. 

Hotel de luxo Bruno Gagliasso
Rancho da Montanha: empreendimento está sendo reflorestado com a plantação de 100 mil árvores. Foto: Reprodução

A meta ousada está sendo alcançada em passos rápidos com mais de 25 mil árvores plantadas até agora. O objetivo, além de criar uma espécie de “santuário ecológico”, visa também ter um ambiente propício para a preservação da fauna local e a soltura de animais silvestres. 

Para isso, Bruno e Giovanna Ewbank firmaram uma parceria com o Ibama e o Instituto Vida Livre na construção do rancho. Atualmente, o local também conta com 170 placas solares para a produção de energia sustentável e, ainda, incentiva a prática de reflorestamento entre os hóspedes, que podem eternizar a estadia plantando uma árvore no terreno.

Hotel de luxo no interior do Rio
O Rancho da Montanha virou um refúgio para a família dos artistas. Foto: Reprodução
Hotel Bruno Gagliasso
Refúgio busca inspirar pessoas através de práticas de reflorestamento e turismo sustentável. Foto: Reprodução

Em meio a essa imensidão de natureza, o hotel fazenda foi instalado em uma área de 6 mil m² para receber hóspedes e convidados, além de proporcionar ao ator e sua família um refúgio sustentável. O espaço é intimista, composto por apenas 6 suítes exclusivas e capacidade para até 12 pessoas. Academia, piscina, banheira externa, quadra de beach tenis, mesa de ping pong e um lago particular são outros atrativos que completam o pequeno oásis.

Sustentabilidade e o mercado do futuro

Em entrevista recente à Forbes, Bruno Gagliasso informou que seu foco atual com o meio ambiente é muito maior do que o planejado inicialmente com seus atuais empreendimentos. Pelo que tudo indica, o Rancho da Montanha foi apenas o começo de uma longa jornada. “A floresta em pé é valiosa (…) O que vai mudar o mundo é a economia verde e precisamos cuidar do mundo”, afirmou ao periódico. Seu objetivo atual é ultrapassar 1 milhão de hectares de florestas nativas.

Ele e o empresário João Marcello Gomes Pinto são sócios na Pachamama Investimentos. A empresa é focada na construção de um futuro sustentável através da regeneração do planeta e da preservação da biodiversidade. O negócio é recente e ainda não possui site, apenas um perfil no LinkedIn onde são divulgadas as principais ideias da empresa. 

Gagliasso ressaltou a importância da Pachamama Trading, um dos projetos da Pachamama Investimentos sediado em São Paulo, que conta com aproximadamente 80 profissionais, entre agrônomos, biólogos, economistas, técnicos e comunicadores. Seu objetivo principal é a comercialização de Unidades de Crédito de Sustentabilidade (UCS). Dessa maneira empresas e organizações podem reduzir o seu impacto ambiental, canalizando esforços – e recursos – com foco na preservação.

Turismo sustentável em pauta

O turismo sustentável tem se tornado cada vez mais relevante, impulsionando um crescimento consciente e responsável por parte dos viajantes. Dados do Relatório de Viagens Sustentáveis 2023, realizado pelo Booking.com, mostram que 76% dos turistas querem viajar de maneira mais sustentável nos próximos 12 meses. A pesquisa, que foi realizada com 33 mil viajantes de 35 países, também indica que 74% das pessoas acreditam que é preciso agir agora para preservar o futuro. 

Com um foco na preservação do meio ambiente, no respeito às comunidades locais e na promoção da cultura e do patrimônio, o turismo sustentável busca equilibrar o desenvolvimento econômico com a conservação dos recursos naturais e a melhoria da qualidade de vida das comunidades envolvidas. Essa atitude não apenas contribui para a proteção dos destinos e suas riquezas, mas também oferece aos viajantes experiências autênticas e enriquecedoras. Os projetos do ator Bruno Gagliasso em conjunto com a esposa e parceiros, vão de encontro ao que milhares de viajantes desejam.

Rancho da Montanha - Hotel de luxo do Bruno Gagliasso
Hospedagem intimista possui apenas 6 suítes exclusivas. Foto: Reprodução
Casa de luxo do Bruno Gagliasso no interior do RJ
Piscina com vista, academia e banheira externa são algumas das comodidades oferecidas. Foto: Reprodução
Rancho da Montanha - Hotel de luxo Bruno Gagliasso
Rancho da Montanha – Hotel de luxo do ator Bruno Gagliasso. Foto: Reprodução
Hotel Bruno Gagliasso
Rancho da Montanha – Hotel de luxo do ator Bruno Gagliasso. Foto: Reprodução

“Esses são temas importantes não só pela preservação, mas também por beneficiar comunidades locais, criando uma imagem positiva para os destinos e, assim, atraindo viajantes conscientes e responsáveis”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, na primeira edição do Seminário Internacional de Turismo Sustentável 2023

O evento foi realizado no início de junho, no Rio de Janeiro, com o objetivo de discutir o assunto sobre turismo sustentável e a relevância de criar uma pauta que apresente soluções inovadoras para minimizar os efeitos negativos que prejudicam o meio ambiente.

Destinos sustentáveis no Brasil

No final de 2022, dez cidades brasileiras receberam o reconhecimento de “mais sustentáveis do mundo” pela organização sem fins lucrativos Green Destinations. São elas: Diamantina (MG), Capitólio (MG), Tibau do Sul (RN), Tibau (RN), Corguinho (MS), Pedro Gomes (MS), Bombinhas (SC), Epitaciolândia (AC), Orleans (SC) e Itá (SC). Sabemos que o trabalho é longo, mas ver iniciativas surgindo torna mais palpável a esperança de um turismo mais sustentável.

Além desses, outros destinos de ecoturismo no Brasil seguem o mesmo movimento. A cidade de Socorro, no interior de São Paulo, é um grande exemplo de quem conseguiu aliar desenvolvimento sustentável à qualidade de vida de seus moradores e turistas. Por isso, foi eleita como a 1ª Cittáslow do Brasil. 

Conheça alguns destinos sustentáveis para viajar no Brasil

Parque Estadual de Terra Ronca (GO)
Jalapão (TO)
Pantanal (MS)
Bonito (MS)
Amazônia (AM)

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima