Totalmente reformado e sem jaulas, o zoológico do Rio de Janeiro será transformado em parque ecológico focado no bem-estar dos animais

Em breve o RioZoo, zoológico do estado do Rio de Janeiro, será um lugar onde as jaulas não terão vez. No lugar delas, ambientes que recriam o habitat natural dos animais, que circularão livres por lá. Isso porque o local está passando por uma reforma – para melhor – que promete dar um novo significado ao espaço.

Com reinauguração prevista para julho deste ano, o loca mudará, inclusive, de nome e passará a se chamar BioParque. Após a obra, que está estimada em 80 milhões de reais, o espaço de 155 mil metros quadrados será focado no bem-estar dos animais. Além disso, em parceria com instituições de pesquisa e universidades de todo país, o novo parque terá um programa de educação ambiental e conservação da biodiversidade.

Um lar mais feliz para os animais 

rio de janeiro

Foto: Divulgação

Para proporcionar o bem-estar dos bichos, a área das aves, por exemplo, ganhará mata nativa em mais de 2 mil metros quadrados, abrigando cerca de 220 animais e 50 espécies diferentes. Além disso, com mais de 22 mil metros quadrados, outro ambiente imitará uma savana africana e reunirá girafas, zebras, hipopótamos, avestruzes, entre outros animais, circulando livremente. Esse espaço terá um rio artificial com 400 metros de extensão que poderá ser percorrido por barcos.

De acordo com a Revista Veja Rio , um “estudo de comportamento e reprodução sob cuidados humanos possibilitará que as girafas se tornem instrumento de conscientização das atuais e futuras gerações, contribuindo com a genética da espécie e manejo da população na América Latina”.

Além disso os animais de sangue frio, como cobras e jacarés, também terão um lugar  especialmente dedicado a eles. Os grandes felinos e canídeos, como onça, lobo-guará e leão, ficarão também em uma grande área adequada. Um dos animais mais queridos pelo público, os elefantes ganharão enormes piscinas para tomar um banho refrescante.

parque

Foto: Divulgação

Por fim, outro lugar será como uma “fazendinha”, onde as crianças poderão ter contato e aprender mais sobre alguns animais. Os pequenos ainda poderão se divertir em um playground que também fará parte do novo espaço.

Como visitar o BioParque, o novo Zoológico do Rio de Janeiro

Segundo previsão publicada pelo próprio parque, a inauguração ao público será feita em julho de 2020. Todas as informações sobre as datas e atividades pré-lançamento estão sendo publicadas no site oficial do BioParque do Rio de Janeiro.

Neste momento o BioParque também abriu espaço para famílias e pessoas individuais que se interessam em ser um sócio do novo zoológico do Rio. Os sócios terão a oportunidade de acompanhar todo o processo de transformação, inclusive acompanhar as pesquisas com biólogos e profissionais que estão trabalhando na construção deste santuário ecológico.

Leia também:

» O que fazer no Rio de Janeiro com chuva?
» Jornal britânico elege os 7 melhores hostels do Rio de Janeiro
» Hotel na Tailândia tem quartos transparentes em santuário de elefantes
» Roma: barreira de proteção será construída em torno da Fontana di Trevi

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Disney divulga novos detalhes sobre parque temático de Frozen em Paris

Artigo anterior

Melhores museus para visitar em Viena

Artigo seguinte

Você pode gostar