A Península de Yucatán é palco de alguma das mais belas paisagens do México e do mundo. Além das maravilhosas praias espalhadas pelo litoral caribenho, a região, surpreendentemente, possuí uma outra atração muito popular entre os visitantes que passam pelo destino: os cenotes.

Os cenotes são poços naturais resultados de formações geológicas derivadas de corrosões de terrenos próximo ao mar, ou de lençóis freáticos formando uma grande piscina clara e muito limpa. Além disso, em alguns cenotes, as águas podem chegar a superfície, enquanto em outros fica com o nível bem abaixo. Alguns cientistas e mergulhadores tentaram explorá-los, mas até hoje não conseguiram fazer o mapeamento completo devido a grande profundidade.

Por isso, atualmente, os cenotes são um dos principais pontos turísticos do México e, apesar de serem acessíveis ao público, estão em lugares privados e é necessário pagar uma taxa para visitação.

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Cenote Ik-Kil

Conhecido como “cenote sagrado azul”, Ik-Kil está localizado em Chichén Itzá e é o mais conhecido da região. Com formato circular e aproximadamente 130 metros de profundidade, possui águas cristalinas e, por isso, é muito procurado por mergulhadores.

Cenote Ik-Kil

Foto: Boris G

Parque Dzitnup

No interior da Península de Yucatán, o Parque Dzitnup fica próximo da cidade de Valladolid e a menos de 60 km de Chichén Itzá. E para chegar até o cenote de águas cristalinas é preciso fazer um pequeno tour pelas impressionantes cavernas presentes na região.

Parque Dzitnup

Foto: Anatoli Plotnicov

Cenote Samula

O Cenote Samula está a poucos quilômetros da cidade de Diznup e surpreende os visitantes pela beleza natural da caverna que abriga o incrível poço. Nesse caso, para chegar até a piscina natural é necessário descer alguns degraus esculpidos nas próprias pedras.

Cenote Samula

Foto: via Flickr – atomicgirlnyc

Gran Cenote

O Gran Cenote é um dos mais populares da Península de Yucatán e está localizado ao norte de Tulum, na estrada que leva para Coba. O acesso é fácil e a atração é recomendada para todas as idades.

Gran Cenote

Foto: Seth Patterson

Cenote dos Ojos

Por fim, o Cenote dos Ojos é muito procurado por conta de suas águas transparentes, o que permite ótimos mergulhos. Ao mesmo tempo, possibilita a prática de snorkeling. Além disso, a atração fica próxima de Tulum e também tem fácil acesso.

Cenote dos Ojos

Foto: via Flickr – wujasavik

» Tulum a maravilhosa cidade Maia construída à beira-mar
» 13 imagens para você arrumar as malas e aproveitar o Caribe!
» Melhores resorts para se hospedar no Caribe
» 5 destinos para conhecer no Caribe gastando pouco

Dica extra para a sua viagem

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas durante a viagem, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos. Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os melhores destinos do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes lugares para conhecer no Brasil e no exterior. São milhares de dicas de viagens com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotéis, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.




Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Spomeniks – Construções futuristas na antiga Iugoslávia

Artigo anterior

Ilhas Faroé: descubra esse arquipélago da Dinamarca

Artigo seguinte

Você pode gostar