O Litoral Norte de São Paulo é bastante famoso por suas praias e seus encantos naturais, curiosamente, se perguntarmos às pessoas que já passaram por aqueles lados o porque a região é atrativa, obteremos tantas respostas variadas que se torna quase impossível classificar o fascínio como sendo gerado por um único fator.

O melhor mesmo é apreciar todo o potencial que as praias do Litoral Norte paulista oferecem. Todas elas estão inseridas na mesorregião do Vale do Paraíba paulista. “hum”, você pode pensar. “Como é? Isso é importante de se saber?” Todos gostam de saber os nomes, mas a verdade é que poucos sabem o porque tem tais denominações. No caso falamos da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, divisão administrativa do estado de São Paulo, criada em 2012. Sua sede fica em São José dos Campos, o município mais populoso da região e é composta pelos seguintes municípios:

  • Aparecida
  • Arapeí
  • Areias
  • Bananal
  • Caçapava
  • Cachoeira Paulista
  • Campos do Jordão
  • Canas
  • Caraguatatuba
  • Cruzeiro
  • Cunha
  • Guaratinguetá
  • Igaratá
  • Ilhabela
  • Jacareí
  • Jambeiro
  • Lagoinha
  • Lavrinhas
  • Lorena
  • Monteiro Lobato
  • Natividade da Serra
  • Paraibuna
  • Pindamonhangaba
  • Piquete
  • Potim
  • Queluz
  • Redenção da Serra
  • Roseira
  • Santa Branca
  • Santo Antônio do Pinhal
  • São Bento do Sapucaí
  • São José do Barreiro
  • São José dos Campos
  • São Luiz do Paraitinga
  • São Sebastião
  • Silveiras
  • Taubaté
  • Tremembé
  • Ubatuba

Isto é para termos uma ideia do quão vasta é a região. Muitas das praias que listaremos a seguir e que são consagradas por milhares de turistas e viajantes como as melhores para se visitar estão lá inseridas. Claro que outras são tão conhecidas quanto as que comentaremos, mas a seleção que apresentaremos foi baseada em extensa pesquisa e na participação do usuário/leitor, que comentou com a nossa redação as mais apreciadas e que receberam notas máximas em quesitos como qualidade de atendimento e disponibilidade de atrações.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Então relaxe e aproveite, pois essas parias são um tesouro oculto, contendo sempre algo de novo ou diferente para se descobrir. Anote nossas dicas atualizadas de cada lugar e caia na estrada que leva ao paraíso tropical!

Melhores praias para conhecer no Litoral Norte de São Paulo

Praia do Bonete – Ilhabela

melhores praias litoral norte de sp

Foto: Divulgação

Uma das praias da cidade de Ilhabela é localizada na parte sul da ilha. Para conseguir chegar é necessário seguir uma trilha de cerca de 15 quilômetros a partir da Ponta de Sepituba. São cerca de quatro horas de caminhada, com paradas no caminho em cachoeiras como as da Laje e do Aredo. Ao final da caminhada é possível avistar a Baía do Bonnet e as praias de Enchovas e Indaiúba. Também ém possível fazer esse trajeto de barco. Também é acessível por canoas de pólo único e lanchas durante os festivais, fins de semana e verão.

Bonete é a praia mais larga da ilha com mais de 600 metros de extensão. Sua orla é sombreada por árvores, e não há construções na orla, apenas uma cerca e pastagem manchada. A comunidade caiçara, habitada por cerca de 100 famílias, vive basicamente da pesca e do artesanato.

O acesso não é tão fácil, com tradicionais canoas “boneteiras” ou passeios de barco – vários operadores turísticos oferecem roteiros pelo local. Mas a forma preferida de chegar é a trilha de 12 quilômetros pelo Parque Estadual de Ilhabela, que começa na Ponta da Sepituba no extremo sul da ilha e termina no final da estrada asfaltada, uma caminhada de 3 a 6 horas para os aventureiros. até a praia. Devido ao longo percurso, recomenda-se o acompanhamento de um guia ou monitor ambiental.

Praia de Castelhanos – Ilhabela

melhores praias litoral norte de sp

Foto: Divulgação

Considerada uma das mais belas praias do Brasil, é uma das principais rotas turísticas da ilha e a preferida das equipes de off-road. Isso porque o acesso principal é feito por uma estrada de 15 quilômetros que atravessa a ilha de oeste a leste, pela exuberante flora da Mata Atlântica do Parque Estadual de Ilhabela, sendo permitido apenas veículos 4×4, motocicletas ou bicicletas.

A chegada pode ainda ser feita por barco, com alguns operadores turísticos oferecendo cruzeiros flexíveis com paradas ao longo do caminho em outras praias paradisíacas, como a Praia da Fome e o Saco do Eustáquio. Logo na chegada o visitante dá de cara com um retrato magnífico: cerca de 1,5 quilômetro de praia de areia branca, uma das maiores da ilha, e mar aberto com ressaca (totalmente ao contrário do lado oeste da ilha), onde se pode surfar.

Praia do Jabaquara – Ilhabela

melhores praias litoral norte de sp

Foto: Divulgação

Outro destaque paradisíaco da região, é também uma das mais bem preservadas, com uma larga faixa de areia clara e muitas árvores ao seu redor. Sua fama de um local com águas transparentes é bem merecida. Na estrada, antes de chegar à praia, há o que se pode chamar de um mirante improvisado, com uma vista que garante belíssimas fotos.

Chega-se lá de duas maneiras. Na primeira segue-se pela estrada sentido Norte da ilha, até o final dela. O calçamento pode acabar e os carros mais baixos podem sofrer um pouco, mas o paraíso compensa muito. Na segunda é chegar de barco.

Há agências de turismo que oferecem roteiros a bordo de escuna ou barcos de passeio, com parada na Praia da Fome (mais ao Norte) para mergulho de flutuação. A praia é recomendada para quem quer passar um dia simplesmente andando e apreciando a beleza natural do lugar.

Praia de Itamambuca – Ubatuba

litoral norte

Foto: Divulgação

Gostar de praia e sol vai compensar bastante quando você chegar a este pedaço do paraíso na terra. Entre as mais de 100 praias de Ubatuba, esta é a mais procurada por conta dos campeonatos de surf, num ambiente que apresenta ondas regulares o ano inteiro. As crianças se divertem nas águas claras do Rio Itamambuca, enquanto os adultos encontram um mar de tranquilidade ao lado da reserva ecológica da Mata Atlântica.

Fica a apenas 15 quilômetros ao norte do centro de Ubatuba, num trecho entre a Vermelha do Norte e a praia do Félix. Por estar no meio de uma reserva ecológica, possui uma extensa área de mata atlântica nativa perfeito para quem admira e busca contato com a natureza de um jeito bastante intimista. O acesso público é feito pela Rio-Santos no quilômetro 38.

Praia de Puruba – Ubatuba

litoral norte de sp

Foto: Divulgação

Localizada na região norte do município, bem na entrada da Baía do Ubatumirim, entre o Saco do Durval e a Ponta do Arpoador, está esta encantadora praia, uma das mais bem recomendadas de nossa pesquisa. Fica a 24 quilômetros do centro de Ubatuba e tem acesso por meio de uma estrada de 2,1 quilômetros de terra batida, que liga a rodovia Rio-Santos até a Vila de Puruba.

O principal acesso vem por meio da travessia do rio Puruba, que tangencia a praia inteira e tem como característica uma baixa profundidade, juntando-se mais para frente ao rio Quiririm, desembocando por fim no canto esquerdo da Praia da Puruba. A praia em si é bastante calma, contida numa faixa de areia branca de um quilômetro de extensão, formando um ótimo ponto para pesca, banho e, claro, um mergulho nas águas agitadas.

Praia do Félix – Ubatuba

litoral norte de são paulo

Foto: Divulgação

Localizada na região norte, pouco depois da Praia de Itamambuca, é considerada ótima para famílias, com bares de praia e quiosques, em seu canto direito, e boa para o Surf emseu canto esquerdo. Está numa região onde há o encontro do Mar com a Mata Atlântica, tendo ainda como vizinha a Praia do Português e a isolada Praia das Conchas.

É também uma das áreas mais flexíveis de Ubatuba. De um lado está uma piscina natural adequada para todos os tipos de banhistas, inclusive crianças. Por outro lado, as ondas são agitadas, as correntes são fortes e poucos se aventuram a sair. Cautela ao frequentar o lugar: não se deixe enganar pela tranquilidade do local.

Praia do Cedro – Ubatuba

litoral norte de são paulo

Foto: Divulgação

Considerada por muitos uma das melhores praias da região, esta se situa basicamente num ponto onde está cercada de água verde-escura, sendo acessível por barco ou após seguir a pé por uma trilha íngreme.

Uma das praias mais acessíveis por trilha mais procuradas de Ubatuba, é indicada para mergulho livre e para banho, compartilhando o mesmo trecho da Trilha das Sete Praias com a Praia Deserta e Prainha da Deserta. O acesso por terra é considerado difícil, tanto pela Praia da Lagoinha como pela Fortaleza, portanto informe-se bem antes de encarar a tarefa.

Maresias – São Sebastião

litoral de são paulo

Foto: Divulgação

Vamos agora para outra região. Um ponto sagrado para os praticantes do surf, esta praia é conhecida por ser muito badalada, um ponto de encontro de pessoas consideradas “descoladas”, artistas e, claro, surfistas.

É conhecida internacionalmente por ser cercada pela mata atlântica. Tem cerca de 5 quilômetros de extensão, mar agitado e areia branca, um exemplo vivo de contraste da natureza e do mar com a mata atlântica.

Praia de Camburi – São Sebastião

litoral de são paulo

Foto: Divulgação

Localizada a 37 quilômetros da cidade de Camburi e 167 quilômetros de São Paulo, esta praia possui um mar bastante agitado, colorido de azul claro esverdeado e cortado pelo rio Camburi, com uma camada predominante de areia fina e branca.

É frequentada por um grande número de turistas e surfistas. É separada da de Camburizinho por um rio que desemboca em uma pequena ilha. Tem uma infraestrutura própria para os turistas, com campings, hotéis, pousadas, mercado e lojas de artesanato. No limite da cidade de Bertioga fica um aldeamento indígena. E ainda, no morro da Vilela há área de decolagem para voo livre em atividade desde 1999.

Praia de Juquehy – São Sebastião

litoral de são paulo

Localizada em plena Mata Atlântica, entre o Parque Estadual da Serra do Mar e o Oceano Atlântico, a 35 quilômetros de Bertioga, 50 quilômetros de Santos, 47 quilômetros do centro de São Sebastião e 150 quilômetros de São Paulo, está posicionada entre a Barra do Una e a Praia Preta.

A região conta com muitos turistas por ser um destino turístico popular dos paulistanos nos fins de semana, feriados e férias. Por ser distante do centro de São Sebastião, Juquehy desenvolveu uma boa infraestrutura turística de comércio e serviços. O ambiente é considerado calmo, com inúmeras casas e condomínios de frente para a praia ou no sopé da serra adjacente.

Praia do Português – Ubatuba

melhore praias do litoral norte de são paulo

Foto: Divulgação

Também conhecida como Praia do Félix, é muitas vezes esquecida e até mesmo ignorada pelos turistas. Isso porque este pequeno cinturão de areia está oculto num caminho de pedra à direita da dita Praia do Félix, difícil de ser identificado para quem não o conhece. Para os mais atentos, basta perceber o vai e vem de locais no final do cinturão de areia.

A praia em si não chega a ter 50 metros de faixa de areia, mas mesmo assim forma um pequeno pedaço de paraíso. É cercada por coqueiros, rodeada de areia clara e fina e com um lindo trecho de mar verde que forma a paria em si. E lembre de reservar um pouco mais de disposição para poder chegar a um terceiro trecho interessante, a Praia das Conchas, localizada no canto esquerdo da Praia do Félix com acesso por trilha de vinte minutos em meio à mata.

Praia das Sete Fontes – Ubatuba

praias em são paulo

Foto: Divulgação

Lindo ponto indicado para banho e aproveitado por todos os públicos. Trata-se de uma praia do tipo raso que possui águas bem transparentes e mar calmo o ano todo. O acesso é feito somente por embarcações ou por trilha, mesmo assim há quem chegue por lá por outros meios de transporte (de maneira indireta) e nunca se arrependem de ter ido.

A trilha que leva à praia em questão inicia-se na Praia do Flamengo, no Saco da Ribeira, para dali seguir até a Praia da Ribeira e, depois, até a do Flamengo. Possui águas transparentes e o local é pontuado por muitos quiosques, que praticam valores de acordo com a complexidade do acesso. A praia é deserta na baixa temporada e pouco frequentada no verão por conta das dificuldades do acesso.

Ilha das Couves – Ubatuba

litoral de são paulo

Foto: Divulgação

De propriedade privada e habitada por uma família de caseiros tida como amistosa, tem um pequeno inconveniente: pode ser afetado por mudanças climáticas repentinas. A ilha é delimitada por costões rochosos e encostas com vegetação esparsa, típicas da Mata Atlântica.

Há duas formas básicas de se chegar à ilha: pela Praia de Picinguaba (ponto mais próximo) ou pela cidade de Ubatuba. O passeio de barco até lá leva em média 20 minutos. As águas circundantes são ricas em fauna marinha, incluindo salmões, peixes-papagaio, monges, garoupas e arraias. As baleias raramente visitam esta pequena ilha.

Ilha Anchieta – Ubatuba

litoral sp

Foto: Divulgação

Um dos principais atrativos turísticos da região é acessível por caravana, lancha e outros tipos de barcos. O Parque Estadual da Ilha Anchieta preserva no total sete belas praias e Mata Atlântica, trilhas para contemplação da natureza e incríveis passeios históricos e culturais: as ruínas de um antigo presídio, desativado após uma rebelião passada.

A ilha se tornou uma tração graças aos esforços de conservação, com seu mar transparente que atrai mergulhadores e com sua beleza natural e praias calmas. É uma ótima opção para famílias, casais, grupos de amigos e todo tipo de turista que quer algo diferente. O parque (conhecido como PEIA) protege e preserva os ecossistemas naturais, amplia o desenvolvimento de pesquisas e realiza atividades de educação ambiental.

Praia do Lázaro – Ubatuba

Foto: Divulgação

Um dos pontos mais indicados para aqueles que querem tomar banho, remar de SUP ou caiaque. Possui um trecho que oferece uma boa variedade de quiosques (no lado esquerdo). É bastante frequentada por famílias e possui acesso fácil e próximo de praias bem estruturadas, com uma grande variedade de casas para locação e hospedagens.

Seu trecho de mar é calmo, sem ondas, correnteza e buracos, o que a torna uma das melhores opções para banho, famílias e crianças, além de oferecer um bom trecho para caminhar e aproveitar o tempo e os arredores. Há duas outras praias em seus extremos, a Praia Domingas Dias e a da Sununga. A primeira é calma e recebe famílias. A segunda tem público mais jovem e é onde fica a famosa Gruta que Chora.

Praia da Lagoinha – Ubatuba

ubatuba

Foto: Divulgação

Localizada no extremo sul de Ubatuba, é facilmente acessada a partir da Rio-Santos e é frequentada principalmente por famílias. Indicada principalmente para banho, surf e SUP Surf. A partir dela começa e termina a Trilha das Sete Praias. Tem grande oferta de casas para locação na temporada, assim como pousadas e outros locais de hospedagem.

Com aproximadamente 2,7 quilômetros de extensão, é uma das mais extensas da região e não apresenta divisas naturais com suas vizinhas, a do Sapê e da Maranduba. Juntas as três ocupam cerca de seis quilômetros de cumprimento. Pasra quem gosta de caminhar é uma opção e tanto, pois as características da areia mudam nas três praias.

Praia do Paúba – São Sebastião

praia em são paulo

Foto: Divulgação

Próxima da popular Praia de Maresias, esta mantém o ambiente tranquilo de uma típica vila caiçara. Fora da alta temporada é simples esquecer que se está bem ao lado de uma das praias mais movimentadas do litoral paulista. Ela só fica cheia durante feriados prolongados e datas muito concorridas.

Longe da rodovia, a praia tem uma beleza natural bem preservada, cercada por montanhas e vegetação. À beira-mar, diversas casas, pequenos hotéis e restaurantes recebem turistas que buscam tranquilidade. O mar de Paúba é calmo, mas tem um caráter cavernoso que exige um pouco de atenção com os pequenos, além de apresentar uma faixa de areia branca e fofa.

Praia de Boiçucanga – São Sebastião

praias em são paulo

Foto: Divulgação

Uma das mais movimentadas de São Sebastião, possui uma extensa rede de lojas e hotéis, além de diversos restaurantes e quiosques à beira mar. É de longe a praia ideal para quem ama agitação, esportes e infraestrutura completa, com longos trechos de areia que ajudam a separar muitos turistas.

Também é conhecida por ter um dos mais belos pores do sol da região. A praia em forma de ferradura permite assistir ao pôr do sol sobre o mar. O show está garantido para acontecer em dias com bom tempo. Há ainda vários barcos para visitar as ilhas e praias de São Sebastião. Dá para aproveitar e conhecer pontos interessantes como Ilha dos Gatos, das Couves, Arquipélago de Alcatrazes e Praia Brava de Boiçucanga.

Praias do Toque Toque Grande e Toque Toque Pequeno – São Sebastião

praia

Foto: Divulgação

Os nomes enganam. Toque Toque Pequeno (TTP) é na verdade um pouco maior que sua vizinha, a do Toque Toque Grande (TTG). Porém ambas são similares em vários pontos e ambas possuem grande beleza natural. TTP abriga uma vila de pescadores que comercializa há anos seu peixe para locais e turistas.

TTP é cercada por condomínios de casas de veraneio, sem muitos locais de agito, tornando-a bem tranquila. TTG não é muito diferente, distante apenas três horas de São Paulo. Ainda é uma vila de pescadores, mas com poucos habitantes locais e muito poucas casas rústicas com ruas de terra, o que a torna um ponto turístico bastante indicado para quem quer sair do agito da cidade grande.

Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Voo de São Paulo para Foz do Iguaçu por menos de R$170 ida e volta

Artigo anterior

12 lugares incríveis no Brasil para conhecer gastando menos de mil reais (com passagens)

Artigo seguinte

Você pode gostar