Ao passo que antigamente o único portão conservado da cidade de Berlim representava especialmente a separação da cidade entre o leste e oeste, desde a queda do muro, ele passou a ser o símbolo da unidade alemã. Além disso, esta construção é um dos mais belos exemplos do classicismo alemão.

O Portão de Brandemburgo foi construído no período de 1788 a 1791 de acordo com os planos de Carl Gotthard Langhans. A construção foi modelada segundo os Propileus da Acrópole de Atenas. São seis colunas dóricas são apresentadas de ambos os lados das vigas transversais com 11 metros de profundidade, formando cinco passagens. Em 1793, a quadriga desenhada por Johann Gottfried Schadow foi colocada sobre o portão, que no sentido do centro da cidade, aponta para oeste.

De acordo com uma decisão do senado de Berlim, o Portão de Brandemburgo está fechado ao trânsito, bem como para ônibus e táxis desde outubro de 2002.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Praça Parisiense “Pariser Platz”

A “Pariser Platz” é considerada como “a zona chique” de Berlim e ao mesmo tempo como um dos mais belos locais da capital. Em torno da praça foram construídas residências elegantes, embaixadas e o luxuoso Hotel Adlon.

Os edifícios Haus Liebermann e Haus Sommer, construídos à esquerda e à direita do Portão de Brandemburgo, foram concebidos como gêmeos, cuja arquitetura assemelha-se aos exemplos históricos do construtor prussiano Friedrich August Stüler. O edifício do Dresdner Bank, seguiu as convenções do projeto arquitetônico da Pariser Platz, sem usar meios estilísticos historiadores. Próximo às embaixadas da França e dos Estados Unidos, encontram-se outras duas instalações proeminentes neste local histórico.

Foto: Couleur / Pixabay

Foto: scholty1970 / Pixabay

Foto: Hubi23 / Pixabay

Leia também:

O melhor de Berlim: Descubra lugares incríveis para curtir a cidade
Viajando para Berlim, conheça o melhor da cidade
Passeios em Berlim: Berlin TV Tower
Guia Alemanha: 24 cidades para visitar quando estiver no país

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Viaje pela Andaluzia: conheça Córdoba na Espanha

Artigo anterior

Visita à Torre de TV de Berlim

Artigo seguinte

Você pode gostar