Atualizada em:
A Guatemala é um país rico em história, cultura e curiosidade. Se você está pretendendo visitar o país, confira essa lista com destinos que não podem faltar no seu roteiro
A Guatemala é uma extraordinária fusão de riqueza cultural e natural distribuídos em mais de 108.889 km². O país da América Central que faz fronteira com o Sul do México, Belize, Honduras e El Salvador, tem atrações impressionantes que variam entre vulcões, ruínas maias, praias paradisíacas, cachoeiras e cidades históricas repletas de cultura, artesanato e ótima gastronomia.
Apesar de seu passado ser muito associado ao narcotráfico, o país vem se tornando um destino cada vez mais querido por turistas (principalmente americanos e europeus), além de ser ponto de passagem para muitos mochileiros.
Uma coisa é certa: o país é cheio de paisagens impressionantes e por isso vamos listar 10 motivos para você visitar a Guatemala.
Atrações imperdíveis para conhecer na Guatemala
Antígua Guatemala
Rodeada por três vulcões impressionantes, a charmosa cidade colonial de Antígua Guatemala está localizada a apenas 30 Km da capital do país. Suas ruas de paralelepípedos e seu belo conjunto arquitetônico colorido e bem preservados nos convidam a recorre-las a pé e sem pressa. Sua impressionante beleza e seu valor histórico fizeram com que La Antígua Guatemala entrasse na lista de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1979.
Como um museu aberto, a cidade possui monumentos impressionantes que podem ser vistos a quase cada esquina. Aproveite o passeio e pare em um café charmoso para provar o produto local, que é considerado um dos melhores do mundo.
A natureza local que protege essa incrível cidade é perfeita para a prática de mountain bike e trekkings.
Parque Nacional Tikal
Esses espetaculares templos mais protegidos pela exuberante floresta tropical do Norte da Guatemala, vão deixar você boquiaberto! As ruínas Maias de Tikal são a principal atração turística da Guatemala e sua rara arquitetura do período Maia precisa entrar na sua lista de destinos para conhecer no país.
O sítio arqueológico de Tikal localiza-se dentro do Parque Nacional de Tikal, que é formado, em sua maior parte, por uma floresta tropical. Aproveite sua passagem pelo local e faça tour para ver os animais nativos da região.
As ruínas de Tikal ficaram escondidas em meio a floresta por vários séculos e só na década de 1950 começaram as escavações arqueológicas para deixar as 4 pirâmides expostas novamente ao mundo.
Lago de Atitlán
Considerado um dos lagos mais belos do mundo, o Lago de Atitlán está cercado por vulcões e diversos povoados indígenas de origem maia. O lago é o resultado de uma antiga erupção de vulcão (ao total são 3 ao seu redor: Tolimán, Atitlán e San Pedro), que criou uma cratera onde o lago fica, formando uma paisagem de tirar o fôlego.
O mais legal dessa região é que os visitantes podem optar em se hospedar em diferentes vilas, cada uma com o seu encanto e cenários encantadores.
Chichicastenango
Conheça a cultura efervescente da Guatemala neste pitoresco vilarejo localizado a 1.965 metros acima do nível do mar. O) mercado deste pequeno povoado é o cenário ideal para admirar a surpreendente cultura Maia ainda viva. Considerado o maior mercado indígena da região, é muito famoso pela diversidade de produtos que se pode adquirir, desde vegetais, flores, artesanatos, tecidos e pratos típicos.
Parque Nacional Vulcão de Pacaya
Este é provavelmente o vulcão mais conhecido da Guatemala! O Vulcão de Pacaya é um dos montes ainda ativos do país, sendo possível mirar lava e explosões gigantescas!
O acesso até o vulcão é feito através de uma trilha com acesso difícil, que também permite com que os viajantes avistem outros vulcões da região, o Vulcão da água, o Vulcão do Fogo e o Vulcão Acatenango.
Semuc Champey
Este espetacular sistema de piscinas naturais está localizado dentro de uma densa floresta tropical e é considerado um dos principais cartões postais do país.
O Parque Natural Semuc Champey na língua Q’eqchi’ significa ” onde o rio se esconde ” é uma ponte de pedra calcária de aproximadamente 500 metros de comprimento sobre o rio Cahabón, que forma inúmeras piscinas naturais de cor turquesa. As piscinas também podem ser contempladas de um mirante com vista privilegiada das região montanhosa.
Quiriguá
Este incrível sítio arqueológico guarda majestosos vestígios incríveis do que uma vez foi uma poderosa cidade Maia. Eles estão localizados no município de Los Amates, em Izabal , no nordeste da Guatemala . Este local foi um dos maiores testemunhos da cultura maia e atualmente é considerado Patrimônio da Humanidade .
O local foi ocupado a partir de 200 dC. C. e acredita-se que eram maias da grande cidade de Tikal . A construção da Acrópole começou por volta do ano 550 dC. c.
Quetzaltenango
Esse charmoso centro urbano está localizado na região montanhosa do altiplano ocidental e também é conhecida como “Xela”. A cidade reúne um impressionante mescla de urbanismo e natureza, assim como a forte presença do legado Maia através de suas cores têxtil e sua rara gastronomia, fazendo com que Quetzaltenango precise entrar na sua lista de melhores atrações para conhecer na Guatemala.
A cidade é muito frequentada por estudantes, já que possui diversos centros de aprendizagens de alto nível. Além disso, Quetzaltenango possui uma ótima infraestrutura para o turismo com ótimos bares, restaurantes e hotéis.
Rio Dulce
Considerado a porta de entrada do Caribe Guatemalteco, o Rio Dulce conecta as águas do rio exuberante com uma área de cânion que liga o Lago Izabal ao Oceano Atlântico, em Lívingston. Devido a sua importante função de corredor biológico e sua imensurável biodiversidade de fauna e flora, é considerado parque nacional.
Este parque nacional abriga cerca de 350 espécies de aves , além de outras espécies como o bugio , crocodilos e diversos tipos de peixes.
Cidade da Guatemala
Principal porta de acesso ao país, a Cidade da Guatemala é uma das maiores da América Central e é perfeita para quem busca fazer um roteiro histórico e cultural, já que museus e sítios arqueológicos são seu grande forte.
Datada do século XVI, a cidade preserva os edifícios construídos durante a colonização espanhola e guarda vestígios do Império Maia.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]