Atualizada em:
Composta por 12 ilhas principais e várias ilhotas, as Ilhas Galápagos estão situadas a 1.000 quilômetros do litoral do Equador. E, surpreendentemente, apenas 4 delas são habitadas: Santa Cruz, San Cristóbal, Isabela e Floreana.
O arquipélago é um dos destinos mais atraentes da atualidade. Isso por causa da beleza de seus mares, desertos, bosques e seu importante valor histórico. Além disso, por ter sido laboratório vivo dos estudos de Charles Darwin, instiga turistas do mundo inteiro.
Só existe uma maneira para chegar as Ilhas Gálapagos: de avião. As únicas companhias aéreas que fazem o trajeto são a AeroGal ou a TAME. Ambos custam a mesma coisa: $450 dólares saindo de Quito.
Com biodiversidade riquíssima, as ilhas são perfeitas para a prática de mergulho, pois abrigam animais selvagens que não existem em nenhum outro lugar do mundo. Afinal, uma mina de raridades ecológicas, encanta pelos tesouros reveladores e pelo mistério que dá origem à vida.
Puerto Ayora
Puerto Ayora é a maior cidade entre as ilhas e, consequentemente, a que possui melhor estrutura, número de lojas e restaurantes. O município está localizado na Ilha de Santa Cruz.
Para os que procuram mais tranquilidade e hotéis pé na areia, o ideal é se hospedar em Isabela. Na ilha também se concentra o maior número de espécies de animais.
Para se locomover de uma ilha a outra há duas opções: de barco ou avião. Mas, só há uma companhia aérea que faz voos entre as ilhas, a Emetebe. A vantagem é que a viagem é bem mais rápida e tem como ter uma vista aérea deslumbrante da região.
Já a vantagem de ir de barco é que o passeio sai bem mais barato e há ainda a possibilidade de você fazer os passeios no período da manhã e da tarde.
Além disso, entre as principais atrações das ilhas estão a observação da flora e fauna do local (como as famosas tartarugas terrestres gigantes, pássaros de diversas espécies, iguanas, lobos marinhos e um rica fauna marinha). Também é possível percorrer as ilhas e desfrutar de paisagens surpreendentes entre praias e vulcões.
Como resultado, a ilha é considerada um dos melhores lugares do mundo para prática de mergulho.
Qual a melhor época para visitar as Ilhas Galápagos?
Devido aos horários reduzidos e as longas distâncias entre as ilhas, o recomendado é passar pelo menos uma semana para poder conhecer os pontos turísticos mais importantes do arquipélago.
As Ilhas Galápagos podem ser visitadas durante o ano inteiro, pois o clima da ilha possui grande variação. As estações predominantes são o verão e o inverno.
Durante o verão (dezembro a junho) as temperaturas ficam em torno de 30°, podendo ter chuvas diárias, porém passageiras. No inverno (junho a novembro) a temperatura fica na casa dos 24°durante o dia, com a temperatura caindo à noite.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]