Publicado pelo Observatório FIESC, o mais recente Ranking de Competitividade dos Estados aponta Santa Catarina como uma das unidades federativas de maior destaque em diferentes setores da economia brasileira em 2020.

De acordo com o levantamento, o estado catarinense é a maior referência do país em segurança pública, sustentabilidade social e eficiência da máquina pública, o segundo em infraestrutura e educação e o terceiro colocado no segmento de inovação.

Dono do sexto maior Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, com R$ 298 bilhões, segundo dados de 2018 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Santa Catarina é o estado que mais oferece vagas de emprego no ramo industrial e o oitavo que mais exporta produtos e serviços.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Além disso, possui o terceiro melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre as 26 unidades federativas brasileiras, o qual é medido pela renda, educação e saúde, aponta o Ranking Atlas Brasil de 2017. Do top 100 nacional de IDH, 23 cidades são catarinenses.

Taxa de emprego e expectativa de vida

No quarto trimestre de 2020, o estado apresentou a menor taxa de desemprego em todo o país. Números oficiais do IBGE mostram que somente 5,3% da população local não possui renda fixa, sendo que, entre as pessoas empregadas, 27,7% são trabalhadores informais (menor índice nacional) e 88% possuem carteira assinada (maior porcentagem brasileira).

Quando o assunto é expectativa de vida, os catarinenses aparecem acima da média nacional, impulsionados principalmente pelo bom saneamento básico, crescimento econômico e maior poder de consumo. Enquanto uma pessoa vive até por volta dos 72,7 anos no Brasil, um cidadão que mora em Santa Catarina pode viver até cerca de 80,2 anos.

Turismo atraente

Com uma lista diversificada de atrações como praias, campos, parques e festas, Santa Catarina é um dos destinos mais procurados por brasileiros e estrangeiros durante todo o ano. Por todo o esforço em promover o desenvolvimento do turismo local e qualificar a atividade durante a pandemia, o estado recebeu em fevereiro o Prêmio Silvia Zorzanello durante a feira internacional de turismo Fitur Madrid 2021.

Apesar da baixa econômica do setor turístico por causa da Covid-19, o estado continua oferecendo de forma segura opções para todo tipo de viajante. Além dos destinos mais badalados, como Florianópolis e Balneário Camboriú, também há alternativas para quem busca fugir de aglomerações. Considerada a cidade mais alemã do Brasil, Pomerode é um dos locais mais indicados para quem preza por diversão em família.

Dentre suas atrações turísticas, está o mais famoso parque de Pomerode: a Vila Encantada. Ambiente educativo para crianças e adultos, o parque promove atividades relacionadas ao mundo dos dinossauros e possui estrutura temática que remete à pré-história, além de lanchonete, banheiro familiar e área completa de lazer.

Conteúdo via DINO | Website: https://www.vilaencantada.com.br/

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Exposição mostra aventuras da médica Karina Oliani

Artigo anterior

Cristo Redentor recebe as cores da bandeira de Itaguaí

Artigo seguinte

Você pode gostar