Dicas de turismo em Blumenau: o que fazer em Blumenau, principais pontos turísticos. Confira nossas dicas da cidade mais cervejeira de Santa Catarina

Cidade oferece roteiros para amantes de gastronomia alemã, cerveja, arquitetura e também pode ser uma ótima opção para viajantes que gostam de se aventurar em belas trilhas com cachoeiras e lagos

É só chegar em Blumenau que logo se nota a forte influência alemã, seja na arquitetura ou no amor pela bebida tradicional do país: a cerveja, e essa é a principal atração da cidade nas altas temporadas. Com suas muitas fábricas de cerveja artesanal, Blumenau abriga algumas das marcar mais famosas do país.

O circuito cervejeiro funciona o ano todo na cidade, com visitas a produções e degustações de rótulos como Eisenbahn, Cerveja Blumenau e Wunder Bier. No entanto, três festas concentram o turismo. A mais tradicional é a famosa Oktoberfest, que acontece em outubro e é considerada a segunda maior do mundo, em janeiro acontece a Sommerfest, edição de verão da Oktoberfest, e em março o Festival da Cerveja. Se estiver pensando em conhecer alguma dessas festas, reserve hospedagem e transporte com muita antecedência, porque a cidade costuma ficar completamente cheia.

Mas a alta temporada não acaba aí, pois Blumenau tem aquela que é considerada uma das decorações de Natal mais bonitas do país. Por isso novembro e dezembro também estão na lista dos meses mais movimentados.

Outro atrativo de Blumenau é a gastronomia, que surgiu da mistura dos alemães, poloneses, italianos e portugueses que se instalaram na região em 1850, quando a cidade era uma colônia agrícola do filósofo alemão Dr, Hermann Bruno Otto Blumenau. O local com mais variedade é a Vila Germânica, palco dos festivais, mas que fica aberta o ano todo com restaurantes e bares. Outros grandes nomes da culinária local são os restaurantes Moinho do Vale, Wunderwald e Abendbrothaus.

Mas, além da cerveja, tem muito o que fazer em Blumenau. A arquitetura é com certeza um show à parte. Passear pela Rua XV de Novembro é conhecer os prédios mais famosos, como a mistura de marrom e branco da Prefeitura, os vitrais da Catedral São Paulo Apóstolo, os belos jardins do Teatro Carlos Gomes, e o procurado Museu da Cerveja.

Os amantes de natureza também encontram em Blumenau excelentes opções de trilha, como o Parque Spitzkopf e o Parque das Nascentes. Enquanto o primeiro exige caminhada de duas horas para chegar ao topo, o segundo é um passeio mais tranquilo e oferece trilhas curtas para conhecer lagos, cachoeiras e rios.

Seja tomando cerveja, aproveitando a boa comida ou buscando por locais escondidos nas trilhas, Blumenau consegue agradar a todos os públicos e se é um excelente destino para conhecer no próximo feriado.

Pontos turísticos em Blumenau

Dicas de turismo em Blumenau. Foto: Renato Soares / MTur

Rua XV de Novembro

A famosa rua é o coração da cidade e onde estão os principais pontos turísticos de Blumenau. Em uma caminhada rápido pela via é possível conhecer alguns dos prédios mais fotogênicos do destino, como a Prefeitura, a Catedral São Paulo Apóstolo e o Museu da Cerveja. Além disso, muitos restaurantes e lojas de souvernirs estão espalhados por toda a avenida da cidade.

Museu da Família Colonial

O maravilhoso espaço está localizado na Alameda Duque de Caxias, no centro de Blumenau. Seu gigantesco acervo reúne mais de 6000 peças doadas por famílias que construíram a cidade de Blumenau, permitindo uma visita ao dia a dia do século XIX.

Museu da Cerveja

Aqui o visitante conhece a história da produção cervejeira em Blumenau e pode ver alguns utensílios e máquinas utilizados no processo.

Parque Vila Germânica

A área mais alemã de Blumenau possuí ruazinhas que reproduzem vilas do interior da Alemanha e oferecem bares, restaurantes e também é o palco dos festivais de cerveja que acontecem ao longo do ano.

Parque Spitzkopf

O principal atrativo é o topo, que se tornou um mirante para olhar a região. São cerca de duas horas de caminhada até chegar lá por um caminho repleto de árvores de cachoeiras.

Parque das Nascentes

A enorme área verde de conservação é uma ótima opção para passeios ao ar livre. Durante o passeio, o visitante pode conhecer lagos, cachoeiras e rios que podem ser alcançados com trilhas curtas.

Outros lugares para conhecer em Blumenau:

  • Arquivo Histórico Professor José Ferreira da Silva
  • Museu da Ecologia Fritz Muller
  • Catedral São Paulo Apóstolo (Igreja Matriz)
  • Estrada de Ferro
  • Museu de Hábitos e Costumes
  • Monumento do Imigrante
  • Museu da Água
  • Parque Ramiro Ruediger
  • Praça da Paz
  • Praça Hercílio Luz
  • Prefeitura Municipal
  • Relógio das Flores
  • Museu Glaspark
  • Teatro Carlos Gomes
  • Recanto Silvestre
  • Macuca
  • Museu Hering

Como chegar em Blumenau

Foto: Renato Soares / MTur

De avião

Blumenau não possui aeroporto próprio, de forma que os voos descem no Aeroporto Internacional de Navegantes, 55 km da cidade, onde é possível pegar um ônibus oferecido pelo próprio aeroporto. Por ser um aeroporto de pequeno porte, essa pode ser uma opção um pouco mais cara.

Outras opções de aeroportos estão em Florianópolis, o Aeroporto Internacional Hercílio Luz, a 150 km de Blumenau. Além desses dois aeroportos, há também as possibilidade de viajar passando pelo Lauro Carneiro Loyola, de Joinville, e o Afonso Pena, em Curitiba.

De carro

A principal porta de entrada para quem chega a partir de Curitiba e São Paulo é a BR-101. Após cruzar o trevo de Joinville, siga pela SC-108.

Já para motoristas que partem de cidades no sul, o acesso é feito pela BR-101 até o trevo de Itajaí, seguido pela SC-470.

De ônibus

Uma ótima opção de companhias que opera a cidade de Blumenau é a Catarinense. A empresa conecta o destino com as principais cidades da região sul e sudeste do Brasil.

Além da empresa Catarinense, você também pode contar com os serviços de outras grandes empresas na região, como Reunidas, Penha, Itapemirim, Pluma e outras companhias menores.

Melhor época para visitar Blumenau

Dicas de turismo em Blumenau

Dicas de turismo em Blumenau. Foto: Renato Soares / MTur

Blumenau tem temperaturas amenas o ano todo, variando entre 10°C e 30°C. A região não passa por estiagem, de forma que as chuvas caem em todas as épocas, mas os meses menos chuvosos são junho, julho e agosto.

A alta temporada é em outubro, quando ocorre a maior festa cervejeira do país, a Oktoberfest.

Onde se hospedar em Blumenau

Dicas de turismo em Blumenau

Foto: Marcelo Campi

Se hospedar no centro de Blumenau é sempre uma ótima opção. Nessa região estão concentrados algumas das melhores opções de hotéis, restaurantes e bares. A localização também permite com que os turistas conheçam diversas atrações.

O Plaza Blumenau Hotel possui uma excelente localização, na movimentada avenida Sete de Setembro, a duas quadras da Rua XV de Novembro, a principal avenida da cidade.Outras opções nessa região são o Himmelblau Palace Hotel e o Slaviero Essential.

Já o Hotel 10 Blumenau fica localizado fora do Centro Histórico e longe do centro, porém fica perto de algumas Cervejarias, como a fábrica da Cerveja Blumenau e próximo ao Vale do Lúpulo.

O Booking oferece mais de 100 opções de hospedagem em Blumenau. Veja aqui todos os hotéis disponíveis no Booking.com.

Blumenau tem ótimas opções de hospedagem pelo Airbnb. A plataforma que oferece aluguel de casas, apartamento e quartos pode sair bem mais barato do que hotel. E se você ainda não tem cadastro, pode usar esse código de desconto.

Links úteis para sua viagem em Blumenau

Planeje sua viagem para Blumenau:

Confira uma seleção de artigos com dicas de turismo em Blumenau para ajudar o planejamento da sua viagem:

Reserve seu hotel

Além de ter várias promoções, a Booking.com tem a possibilidade de cancelamento gratuito.

Se você prefere AirBnb, tem vários apartamentos e quartos incríveis em Blumenau. Neste link você ganha descontos na sua primeira hospedagem pelo AirBnB.

Aluguel de carro

A Rent Cars é o site líder em aluguel de carros na América Latina e oferece até 60% de desconto em reservas. Além disso, quem utiliza a plataforma não precisa se preocupar com taxas de IOF e e tem vantagens com formas de pagamento mais facilitadas e cancelamento de serviço gratuito.

Passagens para Blumenau

MaxMilhas é uma das referências de quem busca viagens baratas. O site vende passagens aéreas com até 50% de desconto. Eles conseguem esses valores atraentes, pois compram as passagens aéreas com milhas de pessoas que querem vender pontos. Tudo é feito com total segurança e se tornou o site predileto para viajantes assíduos que sempre compram passagens, simule o valor do seu voo com a MaxMilhas.

Seguro Viagem

Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Tours

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Airbnb: o que é e como funciona

Artigo anterior

Oktoberfest Blumenau: o que saber antes de ir

Artigo seguinte

Você pode gostar