Atualizada em:
A charmosa e medieval Óbidos, em Portugal, faz com que visitantes retornem ao passado em uma viagem repleta de história, charme e boa gastronomia
Um labirinto de ruas estreitas levam a um imponente castelo medieval. Pelo caminho, casinhas brancas adornadas com flores acompanham uma extensa muralha. Assim é Óbidos, uma charmosa e histórica vila no centro de Portugal que parece ter parado no tempo.
Para se ter uma ideia de sua beleza, a vila era tradicionalmente dada pelos reis às suas rainhas como presente de casamento, uma tradição que começou em 1214. Assim, esta preferência garantiu a Óbidos uma atmosfera única, sendo uma das cidades mais pitorescas e interessantes para visitar em Portugal.
Além de ficar a apenas uma hora de Lisboa, a vila também é um ótimo ponto de partida para visitar cidades e vilas do centro-oeste de Portugal como Batalha, Alcobaça, Leiria, Tomar e Fátima. Com ótimos hotéis, restaurantes e sua famosa “ginginha”, um dos mais famosos licores portugueses, Óbidos exibe um cenário único que merece ser contemplado.
Lugares para conhecer em Óbidos
Porta da Vila
A Porta da Vila, entrada principal de Óbidos, já é uma atração. Ela foi uma encomenda do Rei D. João IV em agradecimento à proteção de Nossa Senhora da Piedade, padroeira da cidade. Assim, em seu interior há um belo mosaico barroco de azulejos azuis e brancos, do século XVIII, uma representação da Paixão de Cristo.
Rua Direita
A Rua Direita é um aparada obrigatória em Óbidos, uma vez que ela concentra grande parte de lojinhas de artesanato, além de bons restaurantes e hotéis. Vale a pena caminhar por toda sua extensão formada por pedras e seguir até o final, chegando ao Castelo de Óbidos.
Castelo
O Castelo de Óbidos é um dos grandes destaques da vila e um verdadeiro símbolo português. Considerado uma das 7 Maravilhas de Portugal, foi erguido sobre uma colina ainda no século I, posteriormente fortificado sobre o domínio árabe e, durante o reino de D. Afonso Henriques, em 1148, transformado em palácio.
Atualmente, contudo, ele abriga um hotel luxuoso que pertence ao grupo Pestana, a Pousada Castelo de Óbidos. A acomodação ainda preserva sua estrutura original, como um grandioso arco de entrada, as janelas em estilo manuelino e suas torres – que abrigam, inclusive, suítes com vistas privilegiadas para toda a cidade.
Muralhas
As grandes muralhas de Óbidos contornam a cidade em mais de 1,5 quilômetros, chegando a atingir mais de 13 metros de altura em determinados pontos. Atualmente, é possível caminhar pelas muralhas e ter vistas realmente deslumbrantes. No entanto, é necessário ter cuidado, especialmente no caso de pessoas com mobilidade reduzida, pois parte da estrutura está gasta e não há apoio para as mãos.
Mercado Biológico
Um local peculiar na cidade, o Mercado Biológico oferece um armazém, quitanda de produtos orgânicos e também uma livraria – tudo no mesmo espaço. Assim, apesar de bastante peculiar, a mistura dá certo e apresenta um lugar bastante original e charmoso, ótimo também para tirar boas fotos.
Igreja de Santa Maria
A Igreja Santa Maria é a principal da cidade. A bela edificação religiosa, que começou ser construída no século XII, apresenta um portal ornamentado em estilo renascentista, enquanto no interior há pinturas e azulejos góticos. Também foi nesta igreja que o rei Afonso V, então com apenas 10 anos, se casou com sua prima Isabel, de apenas 8.
Museu Municipal
O Museu Municipal de Óbidos, inaugurado em 1970, é um local para quem deseja resgatar toda a história da vila. Isso porque em seu acervo constam diversas obras históricas, como uma coleção de pintura dos séculos XVI e XVII, onde constam obras de André Reinoso e Josefa d’Óbidos.
Outras lugares para conhecer em Óbidos
- Igreja de São Pedro
- Pelourinho de Óbidos
- Igreja de São Tiago
- Santuário do Senhor Jesus da Pedra
- Aqueduto
Onde se hospedar em Óbidos
A Pousada Vila de Óbidos oferece tudo o que você precisa para se hospedar na cidade: bem localizada, fica dentro das muralhas da cidade e permite visitar as principais atrações a pé. Além disso, é instalada em uma casa tradicional do século XVIII, oferecendo a experiência de se hospedar em um local histórico sem abrir mão do conforto. Com suítes espaçosas e bem equipadas, uma varanda com vista para a cidade e um jardim agradável, a pousada oferece ainda muita hospitalidade por parte dos funcionários e um café da manhã generoso e variado.
Onde comer em Óbidos
Restaurante Castelo de Óbidos
Programa imperdível para quem visita a vila, o Restaurante da Pousada Castelo de Óbidos proporciona um jantar dentro do castelo medieval da cidade. Com uma estrutura conservada e elementos de decoração que complementam a sensação de voltar no tempo, o espaço ainda conta com pratos tradicionais bem elaborados e um boa carta de vinhos. A vista do restaurante, do alto do castelo, ao cair da noite, é encantadora e, certamente, uma experiência única. Assim, vale reservar com antecedência para garantir a visita.
Melhor época para visitar Óbidos
Em Óbidos, o verão costuma ser quente, com poucas chuvas e muito sol. Já no inverno, as temperaturas caem e chove mais, com ventos mais fortes. A média de temperatura anual varia de 8ºC a 26ºC, ou seja, não há um frio muito rigoroso na cidade, nem um calor excessivo.
A vila também recebe alguns festivais ao longo do ano, como o Festival do Chocolate (entre março e abril) e o Festival da Ópera (entre julho e agosto). Também, durante o Natal, Óbidos também recebe uma Vila de Natal, com diversas atrações.
Além disso, entre julho e agosto a cidade ganha o Mercado Medieval, onde há encenações que levam a cidadela de volta à idade média. No entanto, vale lembrar que durante essas festividades há mais pessoas na cidade e os hotéis tendem a ficar mais concorridos.
Como chegar em Óbidos
De carro
O trajeto de carro de Lisboa a Óbidos é bem tranquilo e dura cerca de uma hora. Basta pegar a rodovia A8 em direção a Leiria, deixando a estrada na saída 15. Importante saber que os carros não podem acessar as muralhas de Óbidos, então vale a pena estacionar fora da parte fortificada – próximo ao aqueduto – e seguir caminhando.
De ônibus
O trem para chegar a Óbidos partindo de Lisboa não é uma boa opção, uma vez que há diversas baldeações ao longo da viagem e a estação mais próxima fica longe da vila. Portanto, uma alternativa de transporte público são os ônibus que partem da estação Campo Grande do metrô, em Lisboa, e param bem próximos à entrada da cidadela. A viagem dura cerca de 1h20 e a empresa que opera a linha é a Rápida Verde.
* Esta viagem foi feita a convite do Projeto Descobrir Portugal em conjunto com a Lexus Portugal que cedeu um carro híbrido durante o roteiro
Leia também:
» Dicas de turismo em Sintra
» Dicas de turismo em Cascais
» Onde comer bem em Lisboa: 5 restaurantes que valem a visita
» Academia em Lisboa oferece programa especial para turistas
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]