Descubra atrações que você não pode deixar de visitar em Petrópolis, perfeita para um bate e volta partindo do Rio de Janeiro

Quem só associa o Estado do Rio de Janeiro a destinos de mar, sol e calor está muito enganado. A região serrana reserva muito charme, natureza e história, além, é claro, de temperaturas mais amenas para quem curte um friozinho.

É o caso da linda Petrópolis, fundada por ninguém menos que o imperador Dom Pedro II para ser seu refúgio de verão. Por trás do ar puro das montanhas fluminenses, a Cidade Imperial, como ficou conhecida, é organizada, limpa, arborizada e uma escapada perfeita para quem deseja curtir dias de sossego e conforto.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Além de lugares históricos que fizeram parte dos tempos áureos do nosso país, conta com uma boa gastronomia, recantos de charme junto à natureza, lugares perfeitos para fazer comprinhas e uma rede hoteleira preparada com excelente estrutura para receber o turista.

Por estar bem próxima à capital, Petrópolis entrou na rota dos passeios de um dia, perfeitos para uma mudança de ares e para quem deseja explorar uma outra parte do Rio de Janeiro.

Confira, abaixo, um guia com as principais atrações para curtir tudo o que Petrópolis oferece.  

O que fazer em Petrópolis

Foto: Wania Corredo – MTUR

Museu Imperial

Localizado em pleno centro histórico, o Museu Imperial é uma das principais atrações para conhecer em Petrópolis. Construído para ser o palácio de verão de Dom Pedro II, possui mais de 300 mil itens que compõe um incrível e bem conservado acervo.

O piso de mármore, colocado em 1854, é um dos destaques da imponente construção, assim como a arquitetura das salas de jantar, de música, de visitas e dos quartos de dormir. Não deixe de caminhar pelo jardim e admirar as várias espécies de pássaros.

Catedral Pedro de Alcântara

A belíssima catedral, com suas duas pontiagudas torres laterais, apresenta traços da arquitetura gótica, estampada em imagens nos seus belos vitrais e imagens esculpidas em mármore. Contudo, turistas vão ao local para visitar as lápides de Dom Pedro II, Dona Teresa Cristina, Conde d’Eu e Princesa Isabel, com esculturas em tamanho real que os representam.

Casa de Santos Dumont

Um lugar que revive toda a trajetória do pai da aviação. A casa foi projetada pelo próprio Santos Dumont para ser sua residência de verão. Dele, a residência também recebeu o apelido de “A Encantada”, como é conhecida até hoje. O acervo traz, além da própria casa, que é uma atração à parte, alguns objetos pessoais do inventor, como os seus clássicos chapéus de abas moles e alguns projetos peculiares,, como uma escada com degraus em formato de raquete.

Palácio de Cristal

Uma visita imperdível para quem vai a Petrópolis e deseja reviver um pouco da nossa história, o Palácio de Cristal foi inaugurado em 1884, encomendado na França e construído em uma estrutura de ferro e vidro. Em abril de 1888 a Princesa Isabel entregou a carta de alforria aos últimos escravos no Palácio de Cristal, um momento que foi amplamente celebrado. Atualmente, o espaço é palco de grandes eventos na cidade como as feiras temáticas.

Museu de Cera

Já imaginou ficar lado a lado de personalidades como Gilberto Gil, Batman, Santos Dumont e o próprio imperador Dom Pedro II? No Museu de Cera de Petrópolis é possível, já que o espaço conta com diversas figuras esculpidas em cera expostas. O resultado é uma das atrações mais divertidas, inusitadas e visitadas da Cidade Imperial.  As esculturas são tão perfeitas que retratam até mesmo a textura da pele, os fios de cabelo e as expressões do olhar dos personagens.

Palácio Quitandinha

Um dos pontos turísticos mais bonitos da cidade, o Palácio Quitandinha é uma imponente construção de 1944 que possui 440 apartamentos, 13 salões com até 10 metros de altura e uma cúpula medindo 30 metros de altura e 50 metros de diâmetro. Um lago posicionado à frente da suntuosa residência possui formato do mapa do Brasil. Atualmente a casa, que já foi um famoso cassino e hotel, serve de palco para apresentações, eventos e shows que ocorrem na cidade.

Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Para os mais aventureiros e com um tempinho extra, uma dica é um passeio até o parque Nacional da Serra dos Órgãos, que fica a 65 km de Petrópolis via pela BR 040. São inúmeras trilhas, escaladas e vistas impressionantes como a do Mirante Dedo de Deus, um dos pontos mais famosos para uma visita.

Cervejaria Bohemia

O tour pela Cervejaria Bohemia é imperdível para os apaixonados pela bebida. Nele você não vai apenas saber mais sobre as origens e curiosidades sobre a marca, mas também sobre a história da própria cerveja, características, ingredientes e estilos pelo mundo. A degustação, é claro, faz parte do passeio. No espaço há também um restaurante e um bar, onde há a possibilidade de provar outros rótulos, além de uma lojinha.

Rua Teresa

Quer fazer comprinhas? A Rua Teresa é o corredor da moda de Petrópolis e você certamente encontrará muitas possibilidades e peças lindas. Não espere encontrar marcas famosas, mas sim muitos achados interessantes.

Passeio em Itaipava

Quem curte badalação e lugares mais descolados, uma dica é fazer um passeio até Itaipava, distrito de Petrópolis. No charmoso e animado espaço, há barzinhos e restaurantes bacanas, além de lojas e shoppings para um público mais exigente. O local perfeito para quem quer curtir a noite serrana.

Centro Histórico

Uma caminhada pelo Centro Histórico de Petrópolis é como reviver a trajetória dos tempos áureos do nosso país e ficar frente a frente com algumas das principais atrações da cidade. Pare diante dos casarões e palacetes antigos que possuem placas indicando registros da época. Algumas pessoas preferem percorrer as antigas ruas de charrete que podem ser alugadas no local.

Onde comer em Petrópolis?

Foto: Wania Corredo – MTUR

A boa gastronomia também é um traço da cidade com barzinhos descolados, fábricas de cerveja, casas de chocolate artesanal, restaurantes sofisticados e também famosos festivais que acontecem durante todo o ano. O turista não terá dificuldades em encontrar bons lugares para degustar saborosos pratos.

Casa Pellegrini

A Casa Pellegrini é ideal para quem procura um tradicional chopp acompanhado por hambúrgueres ou massas como nhoque, ravióli ou espaguete. O local é agradável, o ambiente acolhedor e os funcionários distribuem simpatia.  

Trutas do Rocio

Para provar a culinária local uma dica é visitar o restaurante Trutas do Rocio. Localizado em meio a uma bela paisagem, o estabelecimento conta com ambiente rústico onde serve as famosas trutas. O atendimento é impecável e os valores compatíveis com o cardápio.

Cocotte Bistro

Para quem prefere um ambiente mais sofisticado, uma boa pedida é o Cocotte Bistro, que oferece o melhor da gastronomia francesa harmonizada com bons vinhos. O atendimento é excelente, o ambiente agradável e, para acompanhar o jantar, um pianista toca músicas que embalam a noite.

Onde se hospedar em Petrópolis?

Foto: Wania Corredo – MTUR

Com uma rede hoteleira de primeira, não faltam opções de todos os estilos, gostos e bolsos para se hospedar em Petrópolis.

O  luxuoso hotel Solar do Império está instalado a antiga residência do Barão do Café, em pleno centro histórico. Para quem deseja passear pelas ruas e curtir o clima dos tempos áureos da cidade, a localização é privilegiada. O Solar do Império conta com piscina aquecida, hidromassagem, sauna e um atendimento de primeira.

Para quem quer se desligar do mundo em um local repleto de natureza e onde o celular não pega, a Pousada Paraíso é uma charmosa opção. O verde está presente por todos os lados e os quartos são muito aconchegantes. O acesso é realizado por uma estradinha de terra.

O Booking oferece mais de 200 opções de hospedagem em PetrópolisVeja aqui todos os hotéis disponíveis no Booking.com.

Petrópolis tem ótimas opções de hospedagem pelo Airbnb. A plataforma que oferece aluguel de casas, apartamento e quartos pode sair bem mais barato do que hotel. E se você ainda não tem cadastro, pode usar esse código de desconto.

Como chegar em Petrópolis?

Petrópolis/RJ. Foto: Rodrigo Soldon/Flickr

Petrópolis está situada em uma região servida por uma excelente malha rodoviária, garantindo fácil acesso de diversos lugares do país. A cidade fica a aproximadamente uma hora do Rio de Janeiro e a apenas 40 minutos do Aeroporto Internacional Tom Jobim. A BR-040 é uma rodovia que, além de segura, moderna e bem sinalizada, ainda traz paisagens da natureza exuberante que a região serrana do Rio proporciona.

Por conta dessa facilidade, muitas pessoas optam por fazer tours bate e volta para conhecer as principais atrações de Petrópolis partindo da capital fluminense. Uma dica é contratar esse passeio com agências especializadas, que garantem muito mais conforto e comodidade para essa visita.

A Rio Cultural Secrets conta com profissionais credenciados e especializados em roteiros de um dia pela charmosa Petrópolis. Esta é uma forma muito mais segura e confortável para conhecer as belezas que a região reserva.

+ Info

Rio Cultural Secrets
R. Prudente de Morais, 1398 – Ipanema, Rio de Janeiro
Tel.:(21) 98031-2692
Site

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

5 opções de hospedagem próximas a Fortaleza

Artigo anterior

Como viajar para o Rio de Janeiro com segurança?

Artigo seguinte

Você pode gostar