Dicas de turismo em Vila Velha

Atualizada em:

Dicas de turismo em Vila Velha: com passeios históricos e belas praias,  conheça os atrativos turísticos do berço do Espírito Santo

Fundada em 1535, Vila Velha é a primeira cidade do Espírito Santo e um dos mais antigos municípios brasileiros, possuindo várias construções históricas e trinta e dois quilômetros de litoral. Isso porque, localizada na região metropolitana de Vitória, o destino é indispensável para quem vai à capital.  

Existem três pontes que ligam as duas cidades. Uma delas, a Ponte Deputado Darcy Castello de Mendonça, conhecida como Terceira Ponte, é um dos cartões-postais da região. É possível ter uma visão incrível da Baia de Vitória ao percorrer os seus 3,33 km de extensão.

Para os que gostam de mar e sol, a Praia da Costa e a vizinha Itapoã são as mais movimentadas do litoral, já a Praia do Bananal costuma ser frequentada pelos que preferem mais tranquilidade. 

Além disso, entre os atrativos históricos mais famosos da cidade está o Convento da Penha, uma das igrejas mais antigas do Espírito Santo e de onde se tem uma das vistas mais bonitas de Vitória e Vila Velha

Confira dicas de turismo em Vila Velha:

Dicas de turismo: o que fazer em Vila Velha

Dicas de turismo em Vila Velha
Foto: Divulgação/ SETUR-ES

Praia da Costa

Localizada a 3 km do centro de Vila Velha, a Praia da Costa é uma das mais conhecidas do Espírito Santo e a preferida dos locais. Águas transparentes com ondas mais fortes em alguns trechos e mais calmas em outros, agrada a todos os banhistas. Além disso, a Praia da Costa tem uma ótima infraestrutura com restaurantes servindo a boa comida capixaba, bares, além de pousadas e hotéis próximos. Portanto, no verão, o local fica lotado, e a noite o calçadão tem uma iluminação especial e ganha uma feirinha com diversos tipos de comida e artesanato. 

Por fim, aproveite para conhecer também o Farol Santa Luzia, na entrada do canal de acesso de Vitória, no final da Praia da Costa. A torre octogonal metálica tem 12 metros de altura e foi trazida da cidade Glasgow, Escócia, em 1870.

Praia de Itapoã

A Praia de Itapoã fica ao lado da Praia da Costa e é mais uma das dicas de turismo em Vila Velha. Tem areia fofa e clara e águas límpidas e ondas fortes. Assim, na faixa de areia é comum a prática de esportes como vôlei, futebol e frescobol.

Para estender a visita à praia é possível fechar um passeio para ir até as ilhas de Itatiaia e Pituã com os barqueiros que ficam em Itapoã. No entanto, é cobrado o valor de aproximadamente R$ 30 a R$70 reais. Com piscinas naturais de águas transparentes, as ilhas oferecem uma paisagem exuberante ao visitante.  

Praia de Itaparica 

A praia de Itaparica tem 3,5 km de extensão e fica entra as praias da Costa e de Itapoã. Com quiosques e uma grande faixa de areia, o lugar recebe famílias que querem um lugar mais tranquilo, fora do agito da Praia da Costa, por exemplo. Assim, arborizada e com águas claras e ondas fortes, o lugar é ótimo para a prática de surfe. No entanto, atenção: por conta da correnteza, o banho de mar não é indicado para crianças. 

Praia da Barra do Jucu

Localizada em uma antiga e charmosa vila de pescadores, a praia da Barra do Jucu é uma das mais bonitas da região, porém não oferece muito suporte aos turistas como as praias da Costa e Itaparica, por exemplo. Assim, com fortes ondas, o destino é bastante frequentado por surfistas.

Ao lado da Barra do Jacu fica a Praia da Concha, separadas apenas por uma escada e uma pequena trilha. Bem pequena, sem ondas e ideal para crianças, o local é bastante frequentado pelos moradores.

Praia do Bananal 

Um pedacinho do paraíso em Vila Velha, a Praia do Bananal fica cercada por morros com vegetação da mata atlântica e algumas casas. Pequeno, com uma faixa de areia curta, o lugar é uma opção fora da temporada de verão, pois, pelo seu tamanho limitado, não comporta muitos visitantes. Portanto, com águas calmas e transparentes é ideal para o banho de mar das crianças.

Praia Ponta da Fruta

Mar calmo, faixa de areia curta com rochas, árvores, quiosques e bares, assim é a Praia Ponta da Fruta, um dos destinos mais tranquilos no litoral de Vila Velha. Assim, é recomendada para famílias e para os que querem fugir do agito das praias próximas ao centro da cidade.

Convento da Penha

Famoso ponto turístico no Espírito Santo, fundado por Frei Pedro Palácios em 1558, o Convento da Penha fica no cume de um penhasco de 154 metros de altitude, oferecendo uma das vistas mais bonitas de Vitória e Vila Velha. O monumento arquitetônico no estilo rococó, rodeado pela mata atlântica, hoje ampliado e restaurado, foi tombado como patrimônio histórico cultural pelo IPHAN, em 1943. 

Morro do Moreno

Localizado próximo ao Convento da Penha, o morro de 184 metros era utilizado como posto de observação na época da colonização do Espírito Santo. Com visão panorâmica de Vila Velha e de Vitória, o Morro do Moreno não é utilizado apenas para contemplação. Os mais aventureiros praticam rapel, trilhas de bike e voos de parapente. O acesso pode ser feito de duas formas: pela estrada de terra com um veículo 4×4, a pé ou bicicleta de montanha, ou por diversas possibilidades de trilhas. O principal percurso até o topo se dá pela estrada acessível pela R. Xavantes, em uma subida leve/moderada. 

Fábrica da Garoto 

Outra opção que pode agradar adultos e crianças, é fazer um tour na fábrica dos chocolates Garoto, que fica no bairro Glória. Assim, no local, o visitante pode acompanhar a produção, provar bombons e conferir a história da empresa mediante agendamento. Esta é mais uma das principais dicas de turismo em Vila Velha. 

Casa da Memória 

Construída no final do século XIX, uma das atrações do lugar é o Bonde 42, que era utilizado como transporte público da cidade. O museu fica na Rua Luciano das Neves com Beira Mar, em frente da Praça Tamandaré.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário 

É considerada um marco da colonização do estado e a primeira igreja construída, em 1535. Está localizado na Rua do Rosário, 120.

Forte de São Francisco Xavier da Barra 

Monumento militar mais antigo do Espírito Santo, atualmente abriga exposições de memória, história e arte da região. Além disso, a incrível vista para a baia de Vitória é outro atrativo do lugar. O forte fica nas dependências do 38º Batalhão de Infantaria do Exército (Batalhão Tibúrcio). 

Melhor época para visitar Vila Velha

Dicas de turismo em Vila Velha
Foto: Divulgação/ SETUR-ES

Com uma temperatura média de 24,7 °C, a cidade recebe turistas o ano todo em busca de sol e mar, principalmente os mineiros, já que é um dos pontos do litoral mais perto de lá. inverno costuma ter clima seco e ameno e os verões chuvosos com temperaturas elevadas. Os ventos são constantes o ano todo, porém ocasionalmente o deslocamento de frentes frias provoca episódios de ventos com rajadas atingindo velocidades superiores a 70 km/h.

Assim, no verão, a cidade recebe mais visitantes em busca de dias de sol nas praias da região. Evite os meses de outubro a janeiro se não quiser pegar chuvas fortes.

Como chegar em Vila Velha

Dicas de turismo em Vila Velha
Foto: Divulgação/ SETUR-ES

De avião 

O aeroporto mais próximo é o de Vitória, que recebe diversos voos nacionais. Do aeroporto para Vila Velha, você pode optar por várias linhas de ônibus, táxi, uber ou até alugar um carro. O aeroporto fica a aproximadamente 10 km de Vila Velha.

De carro

Partindo do Rio de Janeiro, o trajeto mais comum é pela BR-101, numa distância de cerca de 530 km. Já no Espírito Santo, siga pela ES-060 (Rodovia do Sol) pela entrada em Guarapari, que proporciona, inclusive, uma bela vista da região praiana. De Belo Horizonte, o trajeto mais curto é de cerca de 520 km feito via BR-262. Saindo de São Paulo, com mais de 900 km de distância, o trajeto é feito via BR-116 e BR-101.

De ônibus

Diversas viações fazem o trajeto para Vila Velha com partida das principais cidades brasileiras como Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte e São Paulo. 

Onde se hospedar em Vila Velha

Dicas de turismo em Vila Velha
Foto: Wikimedia Commons

Gostou das dicas de turismo em Vila Velha? O Booking oferece mais de 100 opções de hospedagem em Vila Velha. Veja aqui todos os hotéis disponíveis no Booking.com.

Além disso, Vila Velha tem ótimas opções de hospedagem pelo Airbnb. A plataforma que oferece aluguel de casas, apartamento e quartos pode sair bem mais barato do que hotel. Portanto, se você ainda não tem cadastro, pode usar esse código de desconto.

Leia também:

» Vitória e Vila Velha: roteiro de 2 dias
» Melhores cidades para conhecer no Espírito Santo
» Dicas de turismo em Marataízes
» Melhores cidades para conhecer no Espírito Santo

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima