Ter a possibilidade de viajar pelas estradas brasileiras é simplesmente fantástico. Poder contar com o tempo, a vontade e um bom carro confortável, como um 4×4 de grande porte, um Jeep Renegade ou um outro automóvel que permita viagens mais ousadas. 

Afinal, carros mais altos têm vantagem para partir em uma viagem de alguns dias explorando lugares inacessíveis por alguns outros tipos de veículos. Se o seu destino for de natureza ou com muitas estradas de terra e pedra, vale pensar duas vezes antes de ir com um carro mais baixo.

Alias, escolher o automóvel certo é fundamental para ter segurança e comodidade durante uma experiência dessas. Mesmo que sua viagem seja feita em um carro menos robusto, manter a revisão do veículo em dia é extremamente necessário para pegar qualquer estrada.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Uma viagem um pouco mais longa também requer planejamento, calma para fazer as escolhas certas, preparar o carro, arrumar a bagagem necessária e, é claro, garantir uma boa companhia.

Quando a ideia é viajar sem rumo, pegando o carro, que sendo um Jeep Renegade facilita tudo, vale a pena apelar para a organização consciente, pois só desse modo você terá sucesso na experiência e poderá tirar proveito de tudo aquilo que surgirá ao seu redor. 

Viagens longas de carro

Foto: Aleksandar Manasiev / Unsplash

Quando as férias estão perto, as pessoas logo pensam em pegar um avião ou um ônibus e viajar para algum lugar que o imenso Brasil tem para oferecer. Mas há pessoas que desejam aproveitar esse tempo para viajar sem rumo pelas estradas do país, dirigindo um Renegade que permite usufruir do conforto que esse carro possibilita. 

Poder contar com um tipo de carro que permita ter boa visibilidade, clima interior agradável, bancos ergonômicos, é ter a garantia de poder curtir uma viagem espetacular. 

Verificar o estado do veículo em primeiro lugar

Isso sim é muito importante, porque disso dependerá a segurança de todos os viajantes. Por isso, você deverá:

  1. Estar com a manutenção do carro em dia.
  2. Checar o estado dos pneus (verificar que estejam em bom estado, sem desgaste).
  3. Verificar óleo e líquidos.
  4. Testar o funcionamento correto de vidros, portas, sistema elétrico, cintos de segurança, faróis.
  5. Pegar todos os documentos do carro e checar que esteja tudo em dia, incluindo o seguro.

O que não pode faltar na hora de embarcar

Sim, embarcar no carro com a bagagem certa, sem exageros, é o ponto inicial para que tudo corra bem. Por isso, é fundamental seguir a ordem das próximas dicas:

  1. Decidir qual será o destino da viagem, se montanha, cidade grande, praia, um pequeno povoado.
  2. Pesquisar o clima desse destino na época que for a viagem.
  3. Colocar na mala a roupa certa para o destino e para o clima (mesmo indo para uma região com altas temperaturas, jamais esquecer um agasalho!).
  4. Checar os documentos (carteira de identidade, carteira de motorista), levar os remédios que você e os seus acompanhantes costumam tomar.
  5. Não se esqueça de levar os carregadores dos celulares, notebooks e de qualquer equipe eletrônica que for levar para a viagem.
  6. Se for viajar com crianças, levar os brinquedos, livros, jogos que elas gostam, principalmente se for passar muito tempo no carro.
  7. Programar o trajeto e calcular uma parada a cada duas ou três horas para poder relaxar esticando as pernas, ir ao banheiro ou entrar em um restaurante para almoçar ou jantar. (Isso sim: quem dirige não deve comer demais, para não sentir sonolência depois; muito menos beber álcool!).
  8. Se a viagem requer muitas horas, pense se não é melhor pernoitar em algum hotel durante o trajeto, para poder chegar ao destino escolhido bem descansado.

O que fazer quando chegar ao destino escolhido 

É claro que tudo vai depender do local, se for uma cidade grande, um povoado ou ilha, uma região de montanhas ou de muitas dunas. Mas, como regra geral, há coisas que são comuns em todos lugares quando se trata de uma viagem de férias e puro lazer. Por exemplo:

  • Geralmente em todas as regiões escolhidas para passar as férias pode encontrar artesanato local. O Brasil é um país com muitos artistas por toda parte, e com certeza você poderá encontrar desde peças pequenas, até grandes pinturas, jarras e até brinquedos para as crianças!
  • Também existem opções de destinos muito famosos pela gastronomia, onde você poderá experimentar diversos quitutes da região. Não deixe de degustar as comidas locais, é um aprendizado gostoso e inesquecível, mostrando muito da cultura regional.
  • Se estiver em uma cidade, há sempre museus interessantes para conhecer, como também parques, jardim botânico e locais de lazer e entretenimento.
Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Destinos internacionais que todo brasileiro ama conhecer

Artigo anterior

Os melhores destinos de cachoeira para visitar no Brasil 

Artigo seguinte

Você pode gostar