Com fronteiras abertas para brasileiros desde o dia 8 de novembro, é hora de começar a programar sua viagem aos Estados Unidos. Confira os documentos atualizados necessários para viajar ao país!  

Programando uma viagem aos Estados Unidos? Desde o dia 8 de novembro a entrada de turistas brasileiros no país está liberada. No entanto, é importante ficar atento às novas exigências e tirar todas suas dúvidas antes de fazer as malas e embarcar.

Além de totalmente vacinados, os viajantes que desejam visitar os EUA devem estar preparados para outros requisitos – alguns que já eram determinados antes da pandemia e outros que surgiram agora – que garantirão sua estada no país.

Elaboramos um guia com todos os documentos atualizados para viajar aos Estados Unidos. Prepare-se para conhecer todas as belezas do país e boa viagem!

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Como Solicitar ESTA - Documentos EUA Atualizados 2022

Foto: ConvertKit | Unsplash

Documentos atualizados para entrar nos EUA 

Para viajar para os Estados Unidos a partir de 8 de novembro de 2021, são necessários uma série de documentos atualizados que permitem o acesso de brasileiros ao país. Confira, abaixo, cada um deles: 

  • Visto

    O visto também é um passo importante e essencial para garantir sua entrada nos EUA e funciona como uma “autorização prévia” para viajar pelo país. Para solicitar seu visto, o primeiro passo é realizar a solicitação online. Depois, é necessário fazer um teste e realizar uma entrevista. Atualmente, por conta da pandemia, a Embaixada e o Consulado dos Estados Unidos estão retomando, aos poucos, as atividades. Por isso, os agendamentos estão bastante concorridos e podem ocorrer atrasos nesta solicitação.

    No entanto, se você possui dupla cidadania, é possível realizar a solicitação da autorização de viagem ESTA Estados Unidos, um tipo de permissão de visita automatizada, muito mais rápido e prático de ser feito. Abaixo, também explicamos melhor como funciona.  
  • Comprovante de vacinação completa

    Brasileiros devem apresentar o comprovante de vacinação completa, emitido por fonte oficial, sendo que a última dose deverá ter sido aplicada com, no mínimo, 14 dias antes da data do embarque. Menores de 18 anos não precisarão do comprovante de vacina. Abaixo, explicamos quais as vacinas estão sendo aceitas no país e como emitir o seu comprovante.  
  • Resultado Negativo de PCR

    Além do comprovante de vacinação, o viajante brasileiro a partir de 2 anos de idade que deseja visitar os Estados Unidos deve apresentar o resultado negativo do exame de PCR para a COVID-19, realizado em até 72 horas antes da viagem. 
  • Passaporte

    Turistas brasileiros necessitam de um passaporte com uma validade mínima de 6 meses para visitar os Estados Unidos. Portanto, é sempre importante checar a validade do seu documento para evitar problemas. Se você precisa tirar o seu passaporte pela primeira vez, o processo é bem simples, basta acessar o site da Polícia Federal.
     
  • Recursos para se manter no país

    Por último, mas não menos importante, se você vai aos EUA é necessário comprovar que tem condições financeiras de se manter no país, como dinheiro em espécie, na conta ou cartões de crédito. Além disso, poderá ser necessário informar o motivo da sua viagem e o local da estadia.

Quais as vacinas aceitas nos EUA e como solicitar o seu comprovante

Como falamos acima, uma das novas exigências para quem deseja viajar aos Estados Unidos após sua reabertura é que os viajantes estejam vacinados contra a COVID-19. No entanto, quais vacinas são aceitas? E como emitir o comprovante de vacinação? Vamos agora esclarecer essas dúvidas por aqui.

Atualmente, o governo americano autoriza a entrada de viajantes internacionais que tenham sido vacinados com imunizantes aprovados pela OMS (Organização Mundial da Saúde (OMS) ou pela FDA (Agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos). Dentre as vacinas aplicadas no Brasil, estão autorizadas pelos EUA:

– Pfizer/BioNTech
– Oxford/AstraZeneca
– Janssen
– CoronaVac

É muito simples emitir o Certificado Nacional de Vacinação, bastando apenas acessar, via aplicativo ou site, o ConecteSus e completar com os dados necessários. O sistema é bastante intuitivo e o documento é emitido na hora – sendo possível emiti-lo mais de uma vez, caso seja necessário. Você pode optar por apresentar o documento digitalizado ou impresso antes de embarcar. 

Isenção de vacinação para viajar para os EUA: a quem se destina?

Há alguns casos específicos onde turistas e passageiros ficam isentos da vacinação para entrar nos EUA. Menores de 18 anos, por exemplo, não necessitam apresentar o comprovante de vacinação. Além deles, pessoas que participaram de ensaios clínicos de vacinas contra a COVID-19 também ficam isentos desta exigência. Há também os casos de viajantes com contraindicação médica ou pessoas que precisam viajar por conta de fatores urgentes ou humanitários.

No entanto, é importante ressaltar que, em todos esses casos, existe a exigência de realizar um teste negativo de COVID-19 a 24 horas antes do embarque. No caso de menores de 18 anos, se acompanhados por um adulto vacinado, o teste deve ser realizado até 3 dias antes do embarque.

Visto americano em 2021/2022: como solicitar?

O visto americano é uma das exigências mais importantes para quem deseja viajar para os Estados Unidos. No entanto, com a demanda sobrecarregada por conta da pandemia, quem deseja renovar ou tirar seu visto pela primeira vez, pode ter que esperar mais tempo do que o habitual. Até mesmo as vagas de entrevista para 2022 estão bastante disputadas.

Vale lembrar que, quem deseja tirar o visto pela primeira vez, deve realizar uma solicitação online, fazer um teste e posteriormente realizar uma entrevista. Já para quem teve o visto vencido há menos de 48 meses, não é necessário realizar uma nova entrevista.

Muitas pessoas não sabem, mas quem possui dupla cidadania pode utilizar o ESTA, uma autorização de viagem concedida a cidadãos dos países que fazem parte do Programa de Isenção de Vistos. Desta forma, um cidadão brasileiro pode solicitar o ESTA caso tenha cidadania em alguns desses países que fazem parte do programa.

Ao contrário do visto, o ESTA Estados Unidos é feito totalmente online, basta preencher um formulário online e pagar uma taxa em dólar. Sua validade é de 2 anos a partir da data de emissão.

Documentos atualizados

Foto: Wikivoyages

Viajar aos Estados Unidos: destinos imperdíveis

Agora que você já sabe os documentos atualizados para viajar aos Estados Unidos, é hora de programar aquela viagem dos sonhos. Os Estados Unidos é um destino com dimensões continentais e que reserva paisagens incríveis, conseguindo agradar os mais variados perfis de turistas.

São cidades impressionantes, parques temáticos incríveis – como os da Disney ou da Universal – além de paisagens que enchem os olhos, trilhas, parques, praias, montanhas cobertas de gelo, florestas tropicais e muito mais. Gostou desse texto? Compartilhe com aquele amigo que está programando uma viagem aos EUA e que ainda tem dúvidas sobre a documentação necessária para visitar o destino!

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Bendito Cacao: conheça o hotel temático da Cacau Show em Campos do Jordão

Artigo anterior

3 praias catarinenses com águas cristalinas que deixam o Caribe no chinelo

Artigo seguinte

Você pode gostar